Visualização cartográfica: do desenvolvimento do raciocínio espacial à compreensão dos fenômenos geográficos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-12052023-100155/ |
Resumo: | Apresentando-se no plano teórico, este trabalho expõe novos referenciais em Cartografia temática discutidos internacionalmente por meio da Visualização Cartográfica (para alguns autores, Visualização Geográfica ou GVIS \"Geographic Visualization\").Seu arcabouço parte de pressupostos que avaliam a entrada do meio digital e da visualização científica no processo de construção cartográfica, considerando as mudanças teóricas da própria Geografia e avaliando os paradigmas vigentes que, conseqüentemente, transformaram o modo de investigar, construir conhecimentos e refletir sobre o espaço geográfico.Busca-se contribuir, a partir da sistematização de novos conceitos, para a compreensão e o avanço da discussão sobre as representações cartográficas no corpo da Geografia brasileira. Ressalta-se ainda o uso de uma Cartografia Geográfica que priorize o desenvolvimento do raciocínio espacial no bojo de suas representações para a compreensão de fenômenos geográficos.Mergulhados neste debate será analisado um protótipo aplicativo em Visualização Cartográfica: um ambiente de jogos com enfoque no ensino de Geografia com vistas à criação de um ambiente de pesquisa e aprendizagem. Por fim perfilaremos um debate sobre novos usos e eixos de discussão referentes à Cartografia nacional |
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