Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Roberto
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-30012024-092907/
Resumo: Este trabalho compõe-se de duas partes essenciais. Na primeira parte sistematizamos o equacionamento de uma rede hidráulica genérica, de tal forma a descrever o seu comportamento dinâmico por um sistema de equações diferenciais não lineares de primeira ordem. Este sistema engloba as características físicas e morfológicas da rede, a(s) vazão (ões) de água tratada que alimenta (m) o sistema, a demanda populacional, e a vazões e pressões operacionais . Na segunda parte definimos e apresentamos uma solução simplificada para um problema de controle encontrado na maioria das instalações. Trata-se de operar um sistema de distribuição, de maneira a compatibilizar, a cada instante, o esquema de produção, definido pelas características da (s) estação (ões) de tratamento de água que o alimentam, com as operações das estruturas de controle e das estações de bombeamento, de maneira a atender o consumo populacional, durante um dado período, evitando-se o extravasamento ou esgotamento dos reservatórios.
id USP_f3a431a92eab89dcae25c31eba500922
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30012024-092907
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.Untitled in englishEscoamentoFlowEste trabalho compõe-se de duas partes essenciais. Na primeira parte sistematizamos o equacionamento de uma rede hidráulica genérica, de tal forma a descrever o seu comportamento dinâmico por um sistema de equações diferenciais não lineares de primeira ordem. Este sistema engloba as características físicas e morfológicas da rede, a(s) vazão (ões) de água tratada que alimenta (m) o sistema, a demanda populacional, e a vazões e pressões operacionais . Na segunda parte definimos e apresentamos uma solução simplificada para um problema de controle encontrado na maioria das instalações. Trata-se de operar um sistema de distribuição, de maneira a compatibilizar, a cada instante, o esquema de produção, definido pelas características da (s) estação (ões) de tratamento de água que o alimentam, com as operações das estruturas de controle e das estações de bombeamento, de maneira a atender o consumo populacional, durante um dado período, evitando-se o extravasamento ou esgotamento dos reservatórios.This work is composed of two Essentials parts. In the first one we systematize the equations related to a generic hydraulic network, in such a manner that its dynamical behavior is described by a set of non-linear differential equations. This system includes the physical and morphological characteristics of the network, the flow of the water supplied by the treatment stations, the populational demand for water, and the operational flows and pressures. In the second part we define and present a simplified solution of a control problem found in most installations. This problem is concerned with the control of a distribution system in such a way to became compatible, at every time, the production plan of water, defined by the characteristics of the treatment stations, with the operation of the valve structures and pump stations. This is done in order to attend the populational demand for water, in a given period, keeping the reservatoirs oscilating within theirs operational limits.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSzajnbok, MoysesRibeiro, Carlos Roberto1985-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-30012024-092907/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-30T11:33:03Zoai:teses.usp.br:tde-30012024-092907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-30T11:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
Untitled in english
title Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
spellingShingle Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
Ribeiro, Carlos Roberto
Escoamento
Flow
title_short Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
title_full Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
title_fullStr Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
title_full_unstemmed Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
title_sort Controle de escoamento em instalações de condutos forçados.
author Ribeiro, Carlos Roberto
author_facet Ribeiro, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Szajnbok, Moyses
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Escoamento
Flow
topic Escoamento
Flow
description Este trabalho compõe-se de duas partes essenciais. Na primeira parte sistematizamos o equacionamento de uma rede hidráulica genérica, de tal forma a descrever o seu comportamento dinâmico por um sistema de equações diferenciais não lineares de primeira ordem. Este sistema engloba as características físicas e morfológicas da rede, a(s) vazão (ões) de água tratada que alimenta (m) o sistema, a demanda populacional, e a vazões e pressões operacionais . Na segunda parte definimos e apresentamos uma solução simplificada para um problema de controle encontrado na maioria das instalações. Trata-se de operar um sistema de distribuição, de maneira a compatibilizar, a cada instante, o esquema de produção, definido pelas características da (s) estação (ões) de tratamento de água que o alimentam, com as operações das estruturas de controle e das estações de bombeamento, de maneira a atender o consumo populacional, durante um dado período, evitando-se o extravasamento ou esgotamento dos reservatórios.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-30012024-092907/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-30012024-092907/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091193893552128