Jovens assentados: história de vida e projetos de futuro em um assentamento no litoral do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zakabi, Denise
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17122018-173408/
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em um assentamento no litoral do Ceará. Este tem sido local de conflitos pela terra desde a sua formação, nos anos oitenta. Foi conquistado a partir da luta de trabalhadores, com apoio das Comunidades Eclesiais de Base. Atualmente, por se tratar de uma região litorânea, os conflitos têm ocorrido contra grandes empreendedores do turismo e a implantação de indústrias eólicas. Para se fortalecer, a comunidade tem recebido apoio de organizações religiosas, não-governamentais e do Movimento Sem-Terra.Elaborou-se esta pesquisa com o objetivo de conhecer a história devida dos jovens desse assentamento e de comunidades ao redor. Esse objetivo foi buscado através de observação participante de atividades comunitárias,entrevistas semiestruturadase intervenções como rodas de conversa e plantões psicológicos.Essasatividades ocorreram principalmente na escola do campo. A existência dessa escola favoreceque os jovens continuem os estudos até o ensino médio.As disciplinas específicas voltadas para agroecologia foram valorizadas pelos estudantes, como forma de melhorar seu cultivo. Foram observados conflitos entre estudantes, funcionários, corpo docente e direção,pela dificuldade em superar relações hierárquicas e estabelecer relações horizontais,apesar de haver espaços na escola para discussão democrática, situação a qual reflete a sociedade capitalista na qual a escola está inserida.Também se observou que as relações de gênero remetem à masculinidade e à feminilidade hegemônicas e definem de forma rígida os valores e papéis associados ao homem e à mulher. Essas relações podem ser opressivas tanto para homens como para mulheres, e gerar sofrimento e discriminação para quem se diferencia dos padrões definidos.Todos os jovens com os quais se conversou demonstraram um sentimento de enraizamento à sua comunidade. Pensar sobre o futuro pode ser angustiante diante de condições instáveis e imprevisíveis devido à falta de políticas públicas voltadas para garantia de direitos desta população. Lamentam-se por precisarem se deslocar para outra cidade para ampliar sua formação com uma graduação. Quase todos desejam que sejaum deslocamento temporário, pois pretendem voltar para a comunidade, considerada continuidade de suas casas.Os jovens do assentamento relataram maior união da comunidade e mobilização contra a entrada de grandes empresas de turismo e de outros empreendimentos, comparados a jovens de comunidades vizinhas.Mesmo com essas diferenças, os jovens do assentamento também relatam transformações nas relações dentro da comunidade, de trocas de produtos e serviços por generosidade para trocas comerciais por dinheiro.Por fim, esta tese mostrou os benefícios de uma pesquisa-intervenção para uma comunidade e uma instituição, quando alguém se disponibiliza a uma escuta atenta para refletir sobre questões pessoais e comunitárias. Apresentou possibilidades de uma comunidade com uma organização coletiva que, apesar dos conflitos e dificuldades enfrentados, luta para superar a desigualdade e as injustiças inerentes ao capitalismo. Registrou a importância de políticas públicas voltadas para as pessoas do campo, particularmente a juventude,no caso específico deste assentamento, para enriquecer sua formação profissional e política
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Para se fortalecer, a comunidade tem recebido apoio de organizações religiosas, não-governamentais e do Movimento Sem-Terra.Elaborou-se esta pesquisa com o objetivo de conhecer a história devida dos jovens desse assentamento e de comunidades ao redor. Esse objetivo foi buscado através de observação participante de atividades comunitárias,entrevistas semiestruturadase intervenções como rodas de conversa e plantões psicológicos.Essasatividades ocorreram principalmente na escola do campo. A existência dessa escola favoreceque os jovens continuem os estudos até o ensino médio.As disciplinas específicas voltadas para agroecologia foram valorizadas pelos estudantes, como forma de melhorar seu cultivo. Foram observados conflitos entre estudantes, funcionários, corpo docente e direção,pela dificuldade em superar relações hierárquicas e estabelecer relações horizontais,apesar de haver espaços na escola para discussão democrática, situação a qual reflete a sociedade capitalista na qual a escola está inserida.Também se observou que as relações de gênero remetem à masculinidade e à feminilidade hegemônicas e definem de forma rígida os valores e papéis associados ao homem e à mulher. Essas relações podem ser opressivas tanto para homens como para mulheres, e gerar sofrimento e discriminação para quem se diferencia dos padrões definidos.Todos os jovens com os quais se conversou demonstraram um sentimento de enraizamento à sua comunidade. Pensar sobre o futuro pode ser angustiante diante de condições instáveis e imprevisíveis devido à falta de políticas públicas voltadas para garantia de direitos desta população. Lamentam-se por precisarem se deslocar para outra cidade para ampliar sua formação com uma graduação. Quase todos desejam que sejaum deslocamento temporário, pois pretendem voltar para a comunidade, considerada continuidade de suas casas.Os jovens do assentamento relataram maior união da comunidade e mobilização contra a entrada de grandes empresas de turismo e de outros empreendimentos, comparados a jovens de comunidades vizinhas.Mesmo com essas diferenças, os jovens do assentamento também relatam transformações nas relações dentro da comunidade, de trocas de produtos e serviços por generosidade para trocas comerciais por dinheiro.Por fim, esta tese mostrou os benefícios de uma pesquisa-intervenção para uma comunidade e uma instituição, quando alguém se disponibiliza a uma escuta atenta para refletir sobre questões pessoais e comunitárias. Apresentou possibilidades de uma comunidade com uma organização coletiva que, apesar dos conflitos e dificuldades enfrentados, luta para superar a desigualdade e as injustiças inerentes ao capitalismo. Registrou a importância de políticas públicas voltadas para as pessoas do campo, particularmente a juventude,no caso específico deste assentamento, para enriquecer sua formação profissional e políticaThis research was carried out in a settlement on the coast of Ceará, located in Northeast region of Brazil. This place has been the site of conflicts over land since its formation in the 1980s. It was conquered through the struggle of workers, with the support of the Base Ecclesial Communities. Nowadays, because it is a coastal region, conflicts have occurred against great entrepreneurs in tourism industry and the implantation of wind energy industries. In order to strengthen itself, the community has received support from religious, non-governmental organizations and the Brazils Landless Workers Movement. This research was developed with the purpose of knowing the life history of the young people of this settlement and surrounding communities. This objective was pursued through participant observation of community activities, semi-structured interviews and interventions such as rounds of conversation and psychologist on call. These activities occurred mainly in the rural school. The existence of this school ensures that young people continue their studies up to the high school. The specific disciplines focused on agroecology were valued by students as a way to improve cultivation. Conflicts between students, staff, faculty and management were observed due to the difficulty in overcoming hierarchical relations and establishing horizontal relations, although there are spaces in the school for democratic discussion, a situation that reflects the capitalist society in which the school is inserted. It was also observed that gender relations refer to hegemonic masculinity and femininity and rigidly define values and roles associated with men and women. These relationships can be oppressive for both men and women as well as can generate distress and discrimination for those who differ from the defined patterns. All the interviewed young people have a sense of being rooted in their community. Thinking about the future can be distressing before unstable and unpredictable conditions due to the lack of public policies aimed at ensuring the rights of this population. They lament that they need to move to another city to improve their qualifications with a degree. Almost all of them wish that it is a temporary displacement, since they intend to return to the community, which is considered as continuity of their homes. The young people in the settlement reportedgreater community unity and mobilization against the entry of large tourism companies and other ventures, compared to young people from surrounding communities. Even with these differences, settlement youth also report transformations in community relations: from exchanges of goods and services made by generosity, to trading for money. Finally, this thesis highlighted the benefits of a research-intervention for a community by making someone listen attentively to reflect on personal and community issues. Itpresented possibilities for a community with a collective organization that, despite the conflicts and difficulties faced, struggles to overcome inequality and injustices inherent in capitalism. It pointed to the importance of public policies focused on rural people, particularly youth, in the specific case of this settlement, to improve their professional and political formationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchmidt, Maria Luisa SandovalZakabi, Denise2018-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17122018-173408/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-17122018-173408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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