Desenvolvimento de vídeo educativo sobre a técnica hipodermóclise em idosos sob cuidados paliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Alessandra Franco de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-06072020-141940/
Resumo: A motivação para a realização do presente estudo surgiu da minha prática profissional ao constar os benefícios da técnica hipodermóclise, especialmente para pacientes idosos em situação de doença incurável contrastando com a baixa adesão e pouco conhecimento dos profissionais médicos e enfermeiros quanto à aplicabilidade da técnica e suas indicações, restringindo a oferta desse recurso tecnológico para alívio do sofrimento. O problema identificado levou à estratégia de intervir sobre a deficiência de conhecimentos dos profissionais de saúde. Estabeleceu-se como objetivo desenvolver vídeo educativo/interativo sobre a técnica hipodermóclise em idosos sob cuidados paliativos para profissionais de saúde. Trata-se de estudo qualitativo, de desenvolvimento metodológico, realizado em três etapas. 1: Pré-produção: elaboração do Roteiro e storyboard com base na literatura; 2: Produção do vídeo: validação do roteiro e storyboard por comitê de especialistas em conteúdo e em audiovisual, gravação das cenas de demonstração da técnica hipodermóclise e gravação do áudio; 3: Pós-produção: edição das cenas e finalização do vídeo. Participaram do estudo 12 especialistas, oito na validação do conteúdo e quatro na validação audiovisual. O instrumento de validação do conteúdo foi composto pelos itens: objetivo, conteúdo, relevância, ambiente e linguagem verbal e o instrumento de validação audiovisual abordou funcionalidade, usabilidade e eficiência. O conteúdo foi validado pelos especialistas, apresentando respostas concordo e concordo fortemente entre 80 e 100% em todos os quesitos avaliados. Na avaliação audiovisual foram validados funcionalidade (100%) e usabilidade (87,5%). O quesito eficiência alcançou 53,5% na validação. Atribui-se esse resultado ao fato de se ter disponibilizado apenas o roteiro e o storyboard, impossibilitando a análise principalmente do dinamismo das cenas, forma de apresentação destas e estilo audiovisual do vídeo. Todas as sugestões dos especialistas foram acatadas, no entanto, o resultado final excedeu o tempo de duração, sendo necessário ajustes na versão do vídeo. O produto tecnológico final do estudo foi um vídeo sobre a técnica hipodermóclise, com duração de 10 minutos e 45 segundos. O vídeo apresenta grande potencial para uso em instituições de ensino da Área de Saúde e em serviços de saúde para atividades de educação permanente dos profissionais. O vídeo também possibilita a divulgação da técnica hipodermóclise ampliando sua oferta para proporcionar atendimento humanizado, seguro, de qualidade, contribuindo assim para a melhoria da assistência ao paciente idoso sob cuidados paliativos
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Estabeleceu-se como objetivo desenvolver vídeo educativo/interativo sobre a técnica hipodermóclise em idosos sob cuidados paliativos para profissionais de saúde. Trata-se de estudo qualitativo, de desenvolvimento metodológico, realizado em três etapas. 1: Pré-produção: elaboração do Roteiro e storyboard com base na literatura; 2: Produção do vídeo: validação do roteiro e storyboard por comitê de especialistas em conteúdo e em audiovisual, gravação das cenas de demonstração da técnica hipodermóclise e gravação do áudio; 3: Pós-produção: edição das cenas e finalização do vídeo. Participaram do estudo 12 especialistas, oito na validação do conteúdo e quatro na validação audiovisual. O instrumento de validação do conteúdo foi composto pelos itens: objetivo, conteúdo, relevância, ambiente e linguagem verbal e o instrumento de validação audiovisual abordou funcionalidade, usabilidade e eficiência. O conteúdo foi validado pelos especialistas, apresentando respostas concordo e concordo fortemente entre 80 e 100% em todos os quesitos avaliados. Na avaliação audiovisual foram validados funcionalidade (100%) e usabilidade (87,5%). O quesito eficiência alcançou 53,5% na validação. Atribui-se esse resultado ao fato de se ter disponibilizado apenas o roteiro e o storyboard, impossibilitando a análise principalmente do dinamismo das cenas, forma de apresentação destas e estilo audiovisual do vídeo. Todas as sugestões dos especialistas foram acatadas, no entanto, o resultado final excedeu o tempo de duração, sendo necessário ajustes na versão do vídeo. O produto tecnológico final do estudo foi um vídeo sobre a técnica hipodermóclise, com duração de 10 minutos e 45 segundos. O vídeo apresenta grande potencial para uso em instituições de ensino da Área de Saúde e em serviços de saúde para atividades de educação permanente dos profissionais. O vídeo também possibilita a divulgação da técnica hipodermóclise ampliando sua oferta para proporcionar atendimento humanizado, seguro, de qualidade, contribuindo assim para a melhoria da assistência ao paciente idoso sob cuidados paliativosThe motivation for the present study arose from my professional practice when the benefits of hypodermoclise technique are included, especially for elderly patients with incurable illness contrasting with low adherence and little knowledge of medical professionals and nurses restricting the applicability of the technique and its indications, restricting the provision of this technological resource to alleviate suffering. The identified problem led to the strategy of intervening on the lack of knowledge of health professionals. The objective of this study was to develop educational/interactive video on the hypodermoclis technique in elderly people under palliative care for health professionals. This is a qualitative study, methodological development, carried out in three stages. 1: Pre-production: preparation of the Script and storyboard based on literature; 2: Video production: script validation and by a committee of experts in content and audiovisual, recording of the demonstration scenes of the hypodermoclise technique and recording of the audio; 3: Post-production: editing of scenes and video completion. The study included 12 specialists, eight in content validation and four in audiovisual validation. The content validation instrument was composed of the following items: objective, content, relevance, environment and verbal language and the audiovisual validation instrument addressed functionality, usability and efficiency. The content was validated by the experts, presenting answers I agree and strongly agree between 80 and 100% in all questions evaluated. In the audiovisual evaluation functionality (100%) and usability (87.5%) were validated. The efficiency requirement reached 53.5% in the validation. This result is attributed to the fact that only the script and the storyboard were available, making it impossible to analyze mainly the dynamism of the scenes, how they were presented and the audiovisual style of the video. All the suggestions of the specialists were accepted, however, the final result exceeded the duration, requiring adjustments to the video version. The final technological product of the study was a video about the hypodermoclysis technique, lasting 10 minutes and 45 seconds. The video has great potential for use in educational institutions in the health area and in health services for activities of permanent education of professionals. The video also allows the dissemination of the hypodermoclysis technique expanding its offer to provide humanized, safe, quality care, thus contributing to the improvement of care for elderly patients under palliative careBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatumoto, SilviaSilva, Márcia Alessandra Franco de Oliveira2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-06072020-141940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-07-09T22:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-06072020-141940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-07-09T22:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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