Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazetto, Fabiano Filier
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-27112023-164859/
Resumo: Este estudo é sobre a formação continuada de professores de educação física, entendendo como primordial a pesquisa em contexto foi implementado um curso híbrido (presencial e à distância) em uma rede pública municipal de uma cidade do interior de São Paulo. O referencial teórico foi organizado com base nas ideias de saber docente, identidade docente e comunicação docente. Fomos a campo com este embasamento para viver com professores, não como estrangeiros amistosos, mas como nativos intrometidos. Seja nas trocas presenciais, no grupo de WhatsApp ou na sala virtual, vivi sempre como agente duplo, espionando de local privilegiado professores e formador. Objetivou-se assim uma descrição detalhada das experiências vividas nestes 3 ambientes a partir do olhar do professor mediador. Dessa forma, os resultados constituem-se de uma interpretação deste cenário com destaque às possibilidades e limitações vivenciadas em ambiente ora virtual, ora presencial. Nos meses em que vivi como agente duplo, observando os professores e espionando o formador fui, ou fomos, deixando rastros, sobretudo rastros digitais, ainda que tenhamos dividido nossa descrição em 3 capítulos, destacamos que faz parte das nossas percepções a aparente miscigenação entre estes universos. O viver presencial reforçou premissas sobre a importância e sobre as dificuldades de implementação desse tipo de encontro e adicionou a percepção sobre o caráter espontâneo nas formas síncronas de interação. Já o viver no Whatsapp, inicialmente considerado como estratégia secundária de pesquisa e formação, mostrou-se muito promissor. O aplicativo acaba desenhando um filme detalhado sobre como se desenvolve a formação em exercício, no nosso caso específico, revelando certa constância nas formas de comunicação entre professores no grupo de mensagens. Por último, a sala virtual, eleita como ambiente principal para o viver online revelou mais participação e envolvimento dos professores nas atividades relacionadas ao cotidiano docente
id USP_f4271fcd0495fe6d147177895c1561f2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27112023-164859
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbridoPhysical education continuous formation: living with teachers in blended courseFormação continuada de professoresFormação de professoresInformation and communication technology (ICT)Teachers continuous formationTeachers educationTecnologias de informação e comunicaçãoEste estudo é sobre a formação continuada de professores de educação física, entendendo como primordial a pesquisa em contexto foi implementado um curso híbrido (presencial e à distância) em uma rede pública municipal de uma cidade do interior de São Paulo. O referencial teórico foi organizado com base nas ideias de saber docente, identidade docente e comunicação docente. Fomos a campo com este embasamento para viver com professores, não como estrangeiros amistosos, mas como nativos intrometidos. Seja nas trocas presenciais, no grupo de WhatsApp ou na sala virtual, vivi sempre como agente duplo, espionando de local privilegiado professores e formador. Objetivou-se assim uma descrição detalhada das experiências vividas nestes 3 ambientes a partir do olhar do professor mediador. Dessa forma, os resultados constituem-se de uma interpretação deste cenário com destaque às possibilidades e limitações vivenciadas em ambiente ora virtual, ora presencial. Nos meses em que vivi como agente duplo, observando os professores e espionando o formador fui, ou fomos, deixando rastros, sobretudo rastros digitais, ainda que tenhamos dividido nossa descrição em 3 capítulos, destacamos que faz parte das nossas percepções a aparente miscigenação entre estes universos. O viver presencial reforçou premissas sobre a importância e sobre as dificuldades de implementação desse tipo de encontro e adicionou a percepção sobre o caráter espontâneo nas formas síncronas de interação. Já o viver no Whatsapp, inicialmente considerado como estratégia secundária de pesquisa e formação, mostrou-se muito promissor. O aplicativo acaba desenhando um filme detalhado sobre como se desenvolve a formação em exercício, no nosso caso específico, revelando certa constância nas formas de comunicação entre professores no grupo de mensagens. Por último, a sala virtual, eleita como ambiente principal para o viver online revelou mais participação e envolvimento dos professores nas atividades relacionadas ao cotidiano docenteThis study is about physical education teachers continuous formation, intending as primordial the contextualized investigation, there has been formulated a blended course (in-person and on-line). Only teachers of one specific city from São Paulo state were included in the field study, The theorical reference has been organized based in three main ideas: teachers knowledge, teachers identity, and teachers communication. The field incursion based in those premises was made not as a friendly foreigner but as a intromission native. Interacting face-to-face, in deWhatsApp Group or in Google Classroom, I always lived as a spy, watching in a privileged place teacher and teacher educator. This research aims to bult a detail description from the mediator teacher perspective of the three environments. The results are an interpretative description, there was the intention to highlight the possibilities and limitations in this complex context (virtual and online). In the months that I lived as a double agent, observing teachers, and spying the teacher educator I left, or we left, traces, mainly digital traces. Although, there are three chapters, we considered the environment as on mixed whole. Face-to-face interaction was thought important and difficult, as expected, but we became more conscious of the spontaneous or natural characteristic of this kind of strategy. Initially thought as a secondary channel of research and communication, the application showed elevated potential, WhatsApp draws a very detail film from what teachers lived in the formation process. Teachers interaction seems to have some stability, do not change as the course evolved. At last, the virtual classroom, elected by us as the main place of learning, revealed more interactions in the tasks related to day-to-day teachingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraz, Osvaldo LuizCazetto, Fabiano Filier2023-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-27112023-164859/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-01T15:27:03Zoai:teses.usp.br:tde-27112023-164859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-01T15:27:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
Physical education continuous formation: living with teachers in blended course
title Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
spellingShingle Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
Cazetto, Fabiano Filier
Formação continuada de professores
Formação de professores
Information and communication technology (ICT)
Teachers continuous formation
Teachers education
Tecnologias de informação e comunicação
title_short Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
title_full Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
title_fullStr Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
title_full_unstemmed Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
title_sort Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
author Cazetto, Fabiano Filier
author_facet Cazetto, Fabiano Filier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Osvaldo Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazetto, Fabiano Filier
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Formação de professores
Information and communication technology (ICT)
Teachers continuous formation
Teachers education
Tecnologias de informação e comunicação
topic Formação continuada de professores
Formação de professores
Information and communication technology (ICT)
Teachers continuous formation
Teachers education
Tecnologias de informação e comunicação
description Este estudo é sobre a formação continuada de professores de educação física, entendendo como primordial a pesquisa em contexto foi implementado um curso híbrido (presencial e à distância) em uma rede pública municipal de uma cidade do interior de São Paulo. O referencial teórico foi organizado com base nas ideias de saber docente, identidade docente e comunicação docente. Fomos a campo com este embasamento para viver com professores, não como estrangeiros amistosos, mas como nativos intrometidos. Seja nas trocas presenciais, no grupo de WhatsApp ou na sala virtual, vivi sempre como agente duplo, espionando de local privilegiado professores e formador. Objetivou-se assim uma descrição detalhada das experiências vividas nestes 3 ambientes a partir do olhar do professor mediador. Dessa forma, os resultados constituem-se de uma interpretação deste cenário com destaque às possibilidades e limitações vivenciadas em ambiente ora virtual, ora presencial. Nos meses em que vivi como agente duplo, observando os professores e espionando o formador fui, ou fomos, deixando rastros, sobretudo rastros digitais, ainda que tenhamos dividido nossa descrição em 3 capítulos, destacamos que faz parte das nossas percepções a aparente miscigenação entre estes universos. O viver presencial reforçou premissas sobre a importância e sobre as dificuldades de implementação desse tipo de encontro e adicionou a percepção sobre o caráter espontâneo nas formas síncronas de interação. Já o viver no Whatsapp, inicialmente considerado como estratégia secundária de pesquisa e formação, mostrou-se muito promissor. O aplicativo acaba desenhando um filme detalhado sobre como se desenvolve a formação em exercício, no nosso caso específico, revelando certa constância nas formas de comunicação entre professores no grupo de mensagens. Por último, a sala virtual, eleita como ambiente principal para o viver online revelou mais participação e envolvimento dos professores nas atividades relacionadas ao cotidiano docente
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-27112023-164859/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-27112023-164859/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091138490990592