Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Annielson de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5139/tde-11032020-101324/
Resumo: Introdução: Estudantes de medicina desempenham ações de prevenção do câncer de colo do útero durante a graduação. Ainda, o profissional de saúde recém-formado atuante na assistência médica geral desempenha papel na disseminação do conhecimento sobre a vacina para o papilomavírus humano (HPV), bem como influencia a tomada de decisão de seus pacientes em relação à vacinação. Objetivo: Analisar os fatores associados às lacunas e aquisição de conhecimento sobre o HPV e de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina. Método: Estudo transversal e analítico na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no ano de 2016. Foram selecionadas duas amostra idependentes não probabilisticas de estudantes de medicina, com aplicação de instrumentos de coleta contendo questões que abordam o conhecimento sobre HPV e sua vacina quadrivalente bem como a aceitabilidade. O nível de conhecimento e aceitabilidade estabelecido como um bom nível de acerto foi à proporção média de 80% em todas as questões. Foi calculada a validade interna com valor alfa de Cronbach (Alfa) = 0,74. Foram realizadas utilizando o programa Stata® (Stata Corp, College Statiom, EUA) 14.0. as análises bivariadas e múltiplas. Resultados: Foram entrevistados 518 estudantes de medicina, sendo 312 (60,4%) homens com média de idade 23 (±2,8) anos, 199 (38,3%) dos estudantes apresentavam-se no internato. Estudantes do ciclo básico possuem 51% de propabilidade de ter lacuna de conhecimento do que os estudantes do internato [RR 1,51 (0,18: 1,57); p < 0,001]. Quanto ao sexo, os homens possuem 22% de risco de ter nível de conhecimento insatisfatório maior do que as mulheres entrevistadas [RR 1,22 (1,07: 1,39); p=0,002]. Não houve aquisição de conhecimento entre ciclo básico para o internato nas seguintes questões (p < 0,05): relação do tabagismo com o câncer do colo do útero [RR 0,65 (0,57: 0,75)]; indicação da vacina pra indivíduos portadores de HIV [RR 0,56 (0,44 : 0,71)]; e sobre a contraindicação em pacientes gestantes[RR 0,50 ( 0,25 : 1,00)]. Conclusão: Os fatores associados a aquisição de conhecimento foram estar no internato, ser mulher e ter sido vacinado. Às lacunas de conhecimento apresentam-se entre os estudantes de medicina que frequentam o ciclo básico, naqueles que se declaram do sexo masculino e não vacinados. A novidade do estudo enfatiza a constatação de não aquisição de conhecimento durante a graduação sobre as temáticas: segurança e esquema vacinal, administração da vacina em populações especiais (gestante e imunossuprimidos)
id USP_f4f1619f1c918eb3af63b027143ac61a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11032020-101324
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicinaKnowledge level about human papillomavirus (HPV) and acceptability of its quadrivalent vaccine among medical studentsConhecimentoEstudantes de medicinaImmunizationImunizaçãoKnowledgePapillomaviridaePapillomaviridaePrevenção primáriaPrimary preventionStudents medicalVaccinationVacinaçãoIntrodução: Estudantes de medicina desempenham ações de prevenção do câncer de colo do útero durante a graduação. Ainda, o profissional de saúde recém-formado atuante na assistência médica geral desempenha papel na disseminação do conhecimento sobre a vacina para o papilomavírus humano (HPV), bem como influencia a tomada de decisão de seus pacientes em relação à vacinação. Objetivo: Analisar os fatores associados às lacunas e aquisição de conhecimento sobre o HPV e de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina. Método: Estudo transversal e analítico na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no ano de 2016. Foram selecionadas duas amostra idependentes não probabilisticas de estudantes de medicina, com aplicação de instrumentos de coleta contendo questões que abordam o conhecimento sobre HPV e sua vacina quadrivalente bem como a aceitabilidade. O nível de conhecimento e aceitabilidade estabelecido como um bom nível de acerto foi à proporção média de 80% em todas as questões. Foi calculada a validade interna com valor alfa de Cronbach (Alfa) = 0,74. Foram realizadas utilizando o programa Stata® (Stata Corp, College Statiom, EUA) 14.0. as análises bivariadas e múltiplas. Resultados: Foram entrevistados 518 estudantes de medicina, sendo 312 (60,4%) homens com média de idade 23 (±2,8) anos, 199 (38,3%) dos estudantes apresentavam-se no internato. Estudantes do ciclo básico possuem 51% de propabilidade de ter lacuna de conhecimento do que os estudantes do internato [RR 1,51 (0,18: 1,57); p < 0,001]. Quanto ao sexo, os homens possuem 22% de risco de ter nível de conhecimento insatisfatório maior do que as mulheres entrevistadas [RR 1,22 (1,07: 1,39); p=0,002]. Não houve aquisição de conhecimento entre ciclo básico para o internato nas seguintes questões (p < 0,05): relação do tabagismo com o câncer do colo do útero [RR 0,65 (0,57: 0,75)]; indicação da vacina pra indivíduos portadores de HIV [RR 0,56 (0,44 : 0,71)]; e sobre a contraindicação em pacientes gestantes[RR 0,50 ( 0,25 : 1,00)]. Conclusão: Os fatores associados a aquisição de conhecimento foram estar no internato, ser mulher e ter sido vacinado. Às lacunas de conhecimento apresentam-se entre os estudantes de medicina que frequentam o ciclo básico, naqueles que se declaram do sexo masculino e não vacinados. A novidade do estudo enfatiza a constatação de não aquisição de conhecimento durante a graduação sobre as temáticas: segurança e esquema vacinal, administração da vacina em populações especiais (gestante e imunossuprimidos)Introduction: Medical students perform cervical cancer prevention actions during graduation. Also, the newly graduated healthcare professional working in general health care plays a role in the dissemination of knowledge about the human papillomavirus (HPV) vaccine, as well as influences the decision of patients regarding vaccination. Objective: To analyze associated factors with knowledge gaps and acquisition about HPV and its quadrivalent vaccine among medical students. Method: Cross-sectional and analytical study conducted at the University of São Paulo School of Medicine, in 2016. Convenience sample of medical students, applying data collection instrument with questions that address knowledge about HPV and its quadrivalent vaccine as well as acceptability. The level of knowledge and acceptability established as a good level of correct answers was an average of 80% of correct answers in all questions. Internal validity with Cronbach\'s alpha value (Alpha) = 0.74. Bivariate and multiple analyzes were performed using the Stata® program (Stata Corp, College Station, USA) 14.0. Results: 518 medical students were interviewed, 312 (60.4%) men with a mean age of 23 (± 2.8) years, 199 (38.3%) of the students were in boarding school. Basic cycle students are 51% more likely to have knowledge gap than students in the last years [RR 1.51 (0.18: 1.57); p < 0.001]. Regarding gender, men have a 22% higher risk of having an unsatisfactory level of knowledge than women interviewed [RR 1.22 (1.07: 1.39); p = 0.002]. There was no knowledge acquisition between basic cycle for boarding school in the following questions (p < 0.05): relationship of smoking with cervical cancer [0.65 (0.57: 0.75)]; indication of vaccine for individuals with HIV [0.56 (0.44: 0.71)]; and on contraindication in pregnant patients [0.50 (0.25: 1.00)]. Conclusion: Factors associated with knowledge acquisition were: being in the last years of medical school, being a woman and having been vaccinated. Knowledge gaps are present among medical students attending primary school, those who claim to be male and not vaccinated. The novelty of the study includes the finding of non-acquisition of knowledge during the undergraduate course on the themes safety and vaccination schedule, administration of the vaccine in special populations (pregnant people living with hiv)Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSorpreso, Isabel Cristina EspositoCosta, Annielson de Souza2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5139/tde-11032020-101324/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-11T16:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-11032020-101324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-11T16:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
Knowledge level about human papillomavirus (HPV) and acceptability of its quadrivalent vaccine among medical students
title Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
spellingShingle Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
Costa, Annielson de Souza
Conhecimento
Estudantes de medicina
Immunization
Imunização
Knowledge
Papillomaviridae
Papillomaviridae
Prevenção primária
Primary prevention
Students medical
Vaccination
Vacinação
title_short Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
title_full Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
title_fullStr Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
title_full_unstemmed Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
title_sort Nível de conhecimento sobre papiloma vírus humano (HPV) e aceitabilidade de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina
author Costa, Annielson de Souza
author_facet Costa, Annielson de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sorpreso, Isabel Cristina Esposito
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Annielson de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Estudantes de medicina
Immunization
Imunização
Knowledge
Papillomaviridae
Papillomaviridae
Prevenção primária
Primary prevention
Students medical
Vaccination
Vacinação
topic Conhecimento
Estudantes de medicina
Immunization
Imunização
Knowledge
Papillomaviridae
Papillomaviridae
Prevenção primária
Primary prevention
Students medical
Vaccination
Vacinação
description Introdução: Estudantes de medicina desempenham ações de prevenção do câncer de colo do útero durante a graduação. Ainda, o profissional de saúde recém-formado atuante na assistência médica geral desempenha papel na disseminação do conhecimento sobre a vacina para o papilomavírus humano (HPV), bem como influencia a tomada de decisão de seus pacientes em relação à vacinação. Objetivo: Analisar os fatores associados às lacunas e aquisição de conhecimento sobre o HPV e de sua vacina quadrivalente entre estudantes de medicina. Método: Estudo transversal e analítico na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no ano de 2016. Foram selecionadas duas amostra idependentes não probabilisticas de estudantes de medicina, com aplicação de instrumentos de coleta contendo questões que abordam o conhecimento sobre HPV e sua vacina quadrivalente bem como a aceitabilidade. O nível de conhecimento e aceitabilidade estabelecido como um bom nível de acerto foi à proporção média de 80% em todas as questões. Foi calculada a validade interna com valor alfa de Cronbach (Alfa) = 0,74. Foram realizadas utilizando o programa Stata® (Stata Corp, College Statiom, EUA) 14.0. as análises bivariadas e múltiplas. Resultados: Foram entrevistados 518 estudantes de medicina, sendo 312 (60,4%) homens com média de idade 23 (±2,8) anos, 199 (38,3%) dos estudantes apresentavam-se no internato. Estudantes do ciclo básico possuem 51% de propabilidade de ter lacuna de conhecimento do que os estudantes do internato [RR 1,51 (0,18: 1,57); p < 0,001]. Quanto ao sexo, os homens possuem 22% de risco de ter nível de conhecimento insatisfatório maior do que as mulheres entrevistadas [RR 1,22 (1,07: 1,39); p=0,002]. Não houve aquisição de conhecimento entre ciclo básico para o internato nas seguintes questões (p < 0,05): relação do tabagismo com o câncer do colo do útero [RR 0,65 (0,57: 0,75)]; indicação da vacina pra indivíduos portadores de HIV [RR 0,56 (0,44 : 0,71)]; e sobre a contraindicação em pacientes gestantes[RR 0,50 ( 0,25 : 1,00)]. Conclusão: Os fatores associados a aquisição de conhecimento foram estar no internato, ser mulher e ter sido vacinado. Às lacunas de conhecimento apresentam-se entre os estudantes de medicina que frequentam o ciclo básico, naqueles que se declaram do sexo masculino e não vacinados. A novidade do estudo enfatiza a constatação de não aquisição de conhecimento durante a graduação sobre as temáticas: segurança e esquema vacinal, administração da vacina em populações especiais (gestante e imunossuprimidos)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5139/tde-11032020-101324/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5139/tde-11032020-101324/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256856984027136