Política e polêmica na América Latina: Casa de las Américas e Mundo Nuevo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-18052023-104541/ |
Resumo: | Esta pesquisa está centrada numa análise da polêmica entre as revistas Casa de las Américas (1960) e Mundo Nuevo (1966-1971), cujos projetos ideoestéticos se organizaram, nos anos sessenta, em torno das noções de \"engajamento\" e \"autonomia\" do literário diante do político. O enfrentamento destas revistas coloca em evidência os modos públicos e privados que ambas usaram com estratégias, com o propósito de organizar alianças e linhagens para registrar a literatura latino-americana num momento em que ela circulava amplamente e adquiria, por diversos motivos, uma centralidade dentro da tradição ocidental. Tal registro é feito por Casa em torno do eixo do \"latino-americanismo\" e do \"terceiro-mundismo\", enquanto o Mundo Nuevo o organiza em torno do eixo do \"cosmopolitismo\". Este caso particular de polarização ideoestética é abordado a partir de diferentes perspectivas: as origens institucionais, ligadas a configuração estrutural, intelectual e discursiva das revistas; a polêmica epistolar entre os diretores de Casa e Mundo Nuevo, assim como suas ramificações para outros espaços textuais e outros âmbitos geográficos; a idéia que ambas publicações têm da literatura e do papel do intelectual, através da análise dos gêneros entrevista e testemunho. Finalmente, comenta-se como, do ponto de vista teórico e crítico-literário, estas publicações se colocam diante da recepção das literaturas nacionais, do boom do novo romance e da atualização do cânone |
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Política e polêmica na América Latina: Casa de las Américas e Mundo NuevoNo disponibleCrítica literária (análise e pesquisa)No disponiblePeriódicos (Cuba e Brasil)Esta pesquisa está centrada numa análise da polêmica entre as revistas Casa de las Américas (1960) e Mundo Nuevo (1966-1971), cujos projetos ideoestéticos se organizaram, nos anos sessenta, em torno das noções de \"engajamento\" e \"autonomia\" do literário diante do político. O enfrentamento destas revistas coloca em evidência os modos públicos e privados que ambas usaram com estratégias, com o propósito de organizar alianças e linhagens para registrar a literatura latino-americana num momento em que ela circulava amplamente e adquiria, por diversos motivos, uma centralidade dentro da tradição ocidental. Tal registro é feito por Casa em torno do eixo do \"latino-americanismo\" e do \"terceiro-mundismo\", enquanto o Mundo Nuevo o organiza em torno do eixo do \"cosmopolitismo\". Este caso particular de polarização ideoestética é abordado a partir de diferentes perspectivas: as origens institucionais, ligadas a configuração estrutural, intelectual e discursiva das revistas; a polêmica epistolar entre os diretores de Casa e Mundo Nuevo, assim como suas ramificações para outros espaços textuais e outros âmbitos geográficos; a idéia que ambas publicações têm da literatura e do papel do intelectual, através da análise dos gêneros entrevista e testemunho. Finalmente, comenta-se como, do ponto de vista teórico e crítico-literário, estas publicações se colocam diante da recepção das literaturas nacionais, do boom do novo romance e da atualização do cânoneEsta investigación se centra en un análisis de la polémica entre las revistas Casa de las Américas (1960) y Mundo Nuevo (1966-1971), cuyos proyectos ideoestéticos se organizaron, en los afios sesenta, en torno a las nociones de \"compromiso\" y \"autonomía\" de lo literario frente a lo político. El enfrentamiento de estas revistas pone en evidencia los modos públicos y privados que ambas pensaron como estrategias, con el propósito de organizar alianzas y linajes para registrar la literatura latinoamericana en un momento en que ésta circulaba ampliamente y adquiría, por diversos motivos, una centralidad dentro de la tradición occidental. Este registro Casa lo hace en torno a los ejes \"latinoamericanismo\" y \'\'tercermundismo\", mientras que Mundo Nuevo lo organiza entorno al eje dei \"cosmopolitismo\". Hemos abordado este caso particular de polarización ideoestética dei campo intelectual latinoamericano desde diferentes perspectivas: sus orígenes institucionales, unidos a la configuración estructural, intelectual y discursiva de las revistas; la polémica epistolar entre los directores de Casa y Mundo Nuevo, así como sus ramificaciones hacia otros espacios textu::tles y otros ámbitos geográficos; la idea que ellas tienen de la literatura y dei papel dei intelectual, a través dei análisis de los géneros \"entrevista\" y \"testimonio\". Por último, nos cefiimos a comentar cómo, desde el punto de vista teórico y críticoliterario, estas publicaciones se sitúan frente a la recepción de las literaturas nacionales, el boom de la nueva novela y la actualización del canonBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiampi, Irlemar Morejón Arnaiz, Idalia2004-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-18052023-104541/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-18T13:50:53Zoai:teses.usp.br:tde-18052023-104541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-18T13:50:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta pesquisa está centrada numa análise da polêmica entre as revistas Casa de las Américas (1960) e Mundo Nuevo (1966-1971), cujos projetos ideoestéticos se organizaram, nos anos sessenta, em torno das noções de \"engajamento\" e \"autonomia\" do literário diante do político. O enfrentamento destas revistas coloca em evidência os modos públicos e privados que ambas usaram com estratégias, com o propósito de organizar alianças e linhagens para registrar a literatura latino-americana num momento em que ela circulava amplamente e adquiria, por diversos motivos, uma centralidade dentro da tradição ocidental. Tal registro é feito por Casa em torno do eixo do \"latino-americanismo\" e do \"terceiro-mundismo\", enquanto o Mundo Nuevo o organiza em torno do eixo do \"cosmopolitismo\". Este caso particular de polarização ideoestética é abordado a partir de diferentes perspectivas: as origens institucionais, ligadas a configuração estrutural, intelectual e discursiva das revistas; a polêmica epistolar entre os diretores de Casa e Mundo Nuevo, assim como suas ramificações para outros espaços textuais e outros âmbitos geográficos; a idéia que ambas publicações têm da literatura e do papel do intelectual, através da análise dos gêneros entrevista e testemunho. Finalmente, comenta-se como, do ponto de vista teórico e crítico-literário, estas publicações se colocam diante da recepção das literaturas nacionais, do boom do novo romance e da atualização do cânone |
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