Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rafael Sammarco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/
Resumo: Este trabalho constitui o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como tema central as festas juninas escolares e explorou, como discussão de fundo, as culturas escolares. O objetivo foi investigar se as festas juninas escolares vêm se modificando a partir de novas demandas sociais e, em caso afirmativo, como isso vem ocorrendo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de investigações in loco nos momentos de organização e execução das festas juninas de três escolas da Região Metropolitana de São Paulo pertencentes a diferentes redes de ensino e situadas em contextos sócio-espaciais também diferentes entre si. A metodologia de trabalho se apoiou, sobretudo, nas contribuições de Bogdan e Biklen (1994) que discutiram os métodos de investigação qualitativa em educação e também nas contribuições de autores que se dedicaram à etnografia aplicada à pesquisa educacional, dentre os quais se destacam: Gertz (1992), através do seu conceito de descrição densa, Rockwell (2008), por meio de suas considerações sobre critérios operacionais para a experiência em campo, Erickson (1989), com suas advertências sobre as peculiaridades das investigações educacionais e devidos preparos necessários por parte dos investigadores e Fonseca (1998), que se preocupou com o exercício de generalização. No referencial teórico, destacaram-se principalmente os trabalhos relacionados com as teorias sobre as culturas escolares, como os de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) e Escolano (2001). A questão-problema que norteou a investigação foi: quais são os desafios contemporâneos enfrentados pelas escolas que hoje promovem festas juninas e como estas festas respondem a tais desafios? Partiu-se da hipótese de que os desafios contemporâneos variam de acordo com o tempo, com o espaço, e com o meio social no qual cada escola e sua comunidade estariam inseridas hipótese esta que justificou a necessidade de investigação através da incursão pelos espaços escolares de instituições que se diferenciassem significativamente entre si através de seus contextos. A partir das análises dos materiais coletados em campo, pode-se dizer que a hipótese foi confirmada.
id USP_f5516d76d7a39e0bed14a5234fae8aa6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15062021-115120
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneosFiestas Juninas Escolares como elementos constitutivos de la cultura escolar y sus desafíos contemporáneosCulturas escolaresCulturas escolaresDesafios contemporâneosDesafíos contemporáneosFestas juninas escolaresFiestas escolares de junioInvestigação qualitativaInvestigación cualitativaEste trabalho constitui o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como tema central as festas juninas escolares e explorou, como discussão de fundo, as culturas escolares. O objetivo foi investigar se as festas juninas escolares vêm se modificando a partir de novas demandas sociais e, em caso afirmativo, como isso vem ocorrendo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de investigações in loco nos momentos de organização e execução das festas juninas de três escolas da Região Metropolitana de São Paulo pertencentes a diferentes redes de ensino e situadas em contextos sócio-espaciais também diferentes entre si. A metodologia de trabalho se apoiou, sobretudo, nas contribuições de Bogdan e Biklen (1994) que discutiram os métodos de investigação qualitativa em educação e também nas contribuições de autores que se dedicaram à etnografia aplicada à pesquisa educacional, dentre os quais se destacam: Gertz (1992), através do seu conceito de descrição densa, Rockwell (2008), por meio de suas considerações sobre critérios operacionais para a experiência em campo, Erickson (1989), com suas advertências sobre as peculiaridades das investigações educacionais e devidos preparos necessários por parte dos investigadores e Fonseca (1998), que se preocupou com o exercício de generalização. No referencial teórico, destacaram-se principalmente os trabalhos relacionados com as teorias sobre as culturas escolares, como os de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) e Escolano (2001). A questão-problema que norteou a investigação foi: quais são os desafios contemporâneos enfrentados pelas escolas que hoje promovem festas juninas e como estas festas respondem a tais desafios? Partiu-se da hipótese de que os desafios contemporâneos variam de acordo com o tempo, com o espaço, e com o meio social no qual cada escola e sua comunidade estariam inseridas hipótese esta que justificou a necessidade de investigação através da incursão pelos espaços escolares de instituições que se diferenciassem significativamente entre si através de seus contextos. A partir das análises dos materiais coletados em campo, pode-se dizer que a hipótese foi confirmada.Este trabajo es el resultado de una investigación de maestría que tuvo como tema central las fiestas de junio escolares y exploró, como discusión de fondo, las culturas escolares. El objetivo fue investigar si las fiestas escolares de junio han cambiado en función de las nuevas demandas sociales y, si es así, cómo ha estado sucediendo esto. El estúdio se desarrolló a partir de investigaciones in situ en los momentos de organización y ejecución de las fiestas de junio de tres escuelas de la Región Metropolitana de São Paulo pertenecientes a diferentes redes de enseñaza y situadas en diferentes contextos socioespaciales. La metodología de trabajo se basó principalmente en las contribuciones de Bogdan y Biklen (1994) que discutieron los métodos de investigación cualitativa en educación y también en las contribuciones de autores dedicados a la etnografía aplicada a la investigación educativa, entre los cuales están destacados: Gertz (1992), a través de su concepto de descripción densa, Rockwell (2008), a través de sus consideraciones sobre los criterios operativos para la experiencia de campo, Erickson (1989), con sus advertencias sobre las peculiaridades de las investigaciones educativas y preparaciones debidas a los investigadores y Fonseca (1998), a quien le preocupaba el ejercicio de generalización. En el marco teórico, están destacados los trabajos relacionados con las teorías sobre culturas escolares, como los de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) y Escolano (2001). La pregunta que guio la investigación fue: ¿Cuáles son los desafíos contemporáneos que enfrentan las escuelas que promueven las fiestas de junio hoy y cómo responden estas fiestas a tales desafíos? Se partió de la hipótesis de que los desafíos contemporáneos varían con el tiempo, el espacio y el entorno social en el que se insertaría cada escuela y su comunidad hipótesis que justificó la necesidad de investigación a través de la incursión en los espacios escolares de instituciones que diferían entre sí a través de sus contextos. Del análisis de los materiales recolectados en el campo, se puede decir que se confirmó la hipótesis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacete, Nuria HangleiMartins, Rafael Sammarco2020-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-16T03:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-15062021-115120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-16T03:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
Fiestas Juninas Escolares como elementos constitutivos de la cultura escolar y sus desafíos contemporáneos
title Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
spellingShingle Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
Martins, Rafael Sammarco
Culturas escolares
Culturas escolares
Desafios contemporâneos
Desafíos contemporáneos
Festas juninas escolares
Fiestas escolares de junio
Investigação qualitativa
Investigación cualitativa
title_short Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
title_full Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
title_fullStr Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
title_full_unstemmed Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
title_sort Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
author Martins, Rafael Sammarco
author_facet Martins, Rafael Sammarco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cacete, Nuria Hanglei
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rafael Sammarco
dc.subject.por.fl_str_mv Culturas escolares
Culturas escolares
Desafios contemporâneos
Desafíos contemporáneos
Festas juninas escolares
Fiestas escolares de junio
Investigação qualitativa
Investigación cualitativa
topic Culturas escolares
Culturas escolares
Desafios contemporâneos
Desafíos contemporáneos
Festas juninas escolares
Fiestas escolares de junio
Investigação qualitativa
Investigación cualitativa
description Este trabalho constitui o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como tema central as festas juninas escolares e explorou, como discussão de fundo, as culturas escolares. O objetivo foi investigar se as festas juninas escolares vêm se modificando a partir de novas demandas sociais e, em caso afirmativo, como isso vem ocorrendo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de investigações in loco nos momentos de organização e execução das festas juninas de três escolas da Região Metropolitana de São Paulo pertencentes a diferentes redes de ensino e situadas em contextos sócio-espaciais também diferentes entre si. A metodologia de trabalho se apoiou, sobretudo, nas contribuições de Bogdan e Biklen (1994) que discutiram os métodos de investigação qualitativa em educação e também nas contribuições de autores que se dedicaram à etnografia aplicada à pesquisa educacional, dentre os quais se destacam: Gertz (1992), através do seu conceito de descrição densa, Rockwell (2008), por meio de suas considerações sobre critérios operacionais para a experiência em campo, Erickson (1989), com suas advertências sobre as peculiaridades das investigações educacionais e devidos preparos necessários por parte dos investigadores e Fonseca (1998), que se preocupou com o exercício de generalização. No referencial teórico, destacaram-se principalmente os trabalhos relacionados com as teorias sobre as culturas escolares, como os de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) e Escolano (2001). A questão-problema que norteou a investigação foi: quais são os desafios contemporâneos enfrentados pelas escolas que hoje promovem festas juninas e como estas festas respondem a tais desafios? Partiu-se da hipótese de que os desafios contemporâneos variam de acordo com o tempo, com o espaço, e com o meio social no qual cada escola e sua comunidade estariam inseridas hipótese esta que justificou a necessidade de investigação através da incursão pelos espaços escolares de instituições que se diferenciassem significativamente entre si através de seus contextos. A partir das análises dos materiais coletados em campo, pode-se dizer que a hipótese foi confirmada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257023640502272