Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/ |
Resumo: | Este trabalho constitui o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como tema central as festas juninas escolares e explorou, como discussão de fundo, as culturas escolares. O objetivo foi investigar se as festas juninas escolares vêm se modificando a partir de novas demandas sociais e, em caso afirmativo, como isso vem ocorrendo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de investigações in loco nos momentos de organização e execução das festas juninas de três escolas da Região Metropolitana de São Paulo pertencentes a diferentes redes de ensino e situadas em contextos sócio-espaciais também diferentes entre si. A metodologia de trabalho se apoiou, sobretudo, nas contribuições de Bogdan e Biklen (1994) que discutiram os métodos de investigação qualitativa em educação e também nas contribuições de autores que se dedicaram à etnografia aplicada à pesquisa educacional, dentre os quais se destacam: Gertz (1992), através do seu conceito de descrição densa, Rockwell (2008), por meio de suas considerações sobre critérios operacionais para a experiência em campo, Erickson (1989), com suas advertências sobre as peculiaridades das investigações educacionais e devidos preparos necessários por parte dos investigadores e Fonseca (1998), que se preocupou com o exercício de generalização. No referencial teórico, destacaram-se principalmente os trabalhos relacionados com as teorias sobre as culturas escolares, como os de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) e Escolano (2001). A questão-problema que norteou a investigação foi: quais são os desafios contemporâneos enfrentados pelas escolas que hoje promovem festas juninas e como estas festas respondem a tais desafios? Partiu-se da hipótese de que os desafios contemporâneos variam de acordo com o tempo, com o espaço, e com o meio social no qual cada escola e sua comunidade estariam inseridas hipótese esta que justificou a necessidade de investigação através da incursão pelos espaços escolares de instituições que se diferenciassem significativamente entre si através de seus contextos. A partir das análises dos materiais coletados em campo, pode-se dizer que a hipótese foi confirmada. |
id |
USP_f5516d76d7a39e0bed14a5234fae8aa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15062021-115120 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneosFiestas Juninas Escolares como elementos constitutivos de la cultura escolar y sus desafíos contemporáneosCulturas escolaresCulturas escolaresDesafios contemporâneosDesafíos contemporáneosFestas juninas escolaresFiestas escolares de junioInvestigação qualitativaInvestigación cualitativaEste trabalho constitui o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como tema central as festas juninas escolares e explorou, como discussão de fundo, as culturas escolares. O objetivo foi investigar se as festas juninas escolares vêm se modificando a partir de novas demandas sociais e, em caso afirmativo, como isso vem ocorrendo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de investigações in loco nos momentos de organização e execução das festas juninas de três escolas da Região Metropolitana de São Paulo pertencentes a diferentes redes de ensino e situadas em contextos sócio-espaciais também diferentes entre si. A metodologia de trabalho se apoiou, sobretudo, nas contribuições de Bogdan e Biklen (1994) que discutiram os métodos de investigação qualitativa em educação e também nas contribuições de autores que se dedicaram à etnografia aplicada à pesquisa educacional, dentre os quais se destacam: Gertz (1992), através do seu conceito de descrição densa, Rockwell (2008), por meio de suas considerações sobre critérios operacionais para a experiência em campo, Erickson (1989), com suas advertências sobre as peculiaridades das investigações educacionais e devidos preparos necessários por parte dos investigadores e Fonseca (1998), que se preocupou com o exercício de generalização. No referencial teórico, destacaram-se principalmente os trabalhos relacionados com as teorias sobre as culturas escolares, como os de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) e Escolano (2001). A questão-problema que norteou a investigação foi: quais são os desafios contemporâneos enfrentados pelas escolas que hoje promovem festas juninas e como estas festas respondem a tais desafios? Partiu-se da hipótese de que os desafios contemporâneos variam de acordo com o tempo, com o espaço, e com o meio social no qual cada escola e sua comunidade estariam inseridas hipótese esta que justificou a necessidade de investigação através da incursão pelos espaços escolares de instituições que se diferenciassem significativamente entre si através de seus contextos. A partir das análises dos materiais coletados em campo, pode-se dizer que a hipótese foi confirmada.Este trabajo es el resultado de una investigación de maestría que tuvo como tema central las fiestas de junio escolares y exploró, como discusión de fondo, las culturas escolares. El objetivo fue investigar si las fiestas escolares de junio han cambiado en función de las nuevas demandas sociales y, si es así, cómo ha estado sucediendo esto. El estúdio se desarrolló a partir de investigaciones in situ en los momentos de organización y ejecución de las fiestas de junio de tres escuelas de la Región Metropolitana de São Paulo pertenecientes a diferentes redes de enseñaza y situadas en diferentes contextos socioespaciales. La metodología de trabajo se basó principalmente en las contribuciones de Bogdan y Biklen (1994) que discutieron los métodos de investigación cualitativa en educación y también en las contribuciones de autores dedicados a la etnografía aplicada a la investigación educativa, entre los cuales están destacados: Gertz (1992), a través de su concepto de descripción densa, Rockwell (2008), a través de sus consideraciones sobre los criterios operativos para la experiencia de campo, Erickson (1989), con sus advertencias sobre las peculiaridades de las investigaciones educativas y preparaciones debidas a los investigadores y Fonseca (1998), a quien le preocupaba el ejercicio de generalización. En el marco teórico, están destacados los trabajos relacionados con las teorías sobre culturas escolares, como los de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) y Escolano (2001). La pregunta que guio la investigación fue: ¿Cuáles son los desafíos contemporáneos que enfrentan las escuelas que promueven las fiestas de junio hoy y cómo responden estas fiestas a tales desafíos? Se partió de la hipótesis de que los desafíos contemporáneos varían con el tiempo, el espacio y el entorno social en el que se insertaría cada escuela y su comunidad hipótesis que justificó la necesidad de investigación a través de la incursión en los espacios escolares de instituciones que diferían entre sí a través de sus contextos. Del análisis de los materiales recolectados en el campo, se puede decir que se confirmó la hipótesis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacete, Nuria HangleiMartins, Rafael Sammarco2020-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-16T03:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-15062021-115120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-16T03:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos Fiestas Juninas Escolares como elementos constitutivos de la cultura escolar y sus desafíos contemporáneos |
title |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos |
spellingShingle |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos Martins, Rafael Sammarco Culturas escolares Culturas escolares Desafios contemporâneos Desafíos contemporáneos Festas juninas escolares Fiestas escolares de junio Investigação qualitativa Investigación cualitativa |
title_short |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos |
title_full |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos |
title_fullStr |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos |
title_sort |
Festas Juninas Escolares como elementos constitutivos da cultura escolar e seus desafios contemporâneos |
author |
Martins, Rafael Sammarco |
author_facet |
Martins, Rafael Sammarco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cacete, Nuria Hanglei |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rafael Sammarco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Culturas escolares Culturas escolares Desafios contemporâneos Desafíos contemporáneos Festas juninas escolares Fiestas escolares de junio Investigação qualitativa Investigación cualitativa |
topic |
Culturas escolares Culturas escolares Desafios contemporâneos Desafíos contemporáneos Festas juninas escolares Fiestas escolares de junio Investigação qualitativa Investigación cualitativa |
description |
Este trabalho constitui o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como tema central as festas juninas escolares e explorou, como discussão de fundo, as culturas escolares. O objetivo foi investigar se as festas juninas escolares vêm se modificando a partir de novas demandas sociais e, em caso afirmativo, como isso vem ocorrendo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de investigações in loco nos momentos de organização e execução das festas juninas de três escolas da Região Metropolitana de São Paulo pertencentes a diferentes redes de ensino e situadas em contextos sócio-espaciais também diferentes entre si. A metodologia de trabalho se apoiou, sobretudo, nas contribuições de Bogdan e Biklen (1994) que discutiram os métodos de investigação qualitativa em educação e também nas contribuições de autores que se dedicaram à etnografia aplicada à pesquisa educacional, dentre os quais se destacam: Gertz (1992), através do seu conceito de descrição densa, Rockwell (2008), por meio de suas considerações sobre critérios operacionais para a experiência em campo, Erickson (1989), com suas advertências sobre as peculiaridades das investigações educacionais e devidos preparos necessários por parte dos investigadores e Fonseca (1998), que se preocupou com o exercício de generalização. No referencial teórico, destacaram-se principalmente os trabalhos relacionados com as teorias sobre as culturas escolares, como os de Azanha (1990), Julia (2001), Vidal (2005), Frago (1998) e Escolano (2001). A questão-problema que norteou a investigação foi: quais são os desafios contemporâneos enfrentados pelas escolas que hoje promovem festas juninas e como estas festas respondem a tais desafios? Partiu-se da hipótese de que os desafios contemporâneos variam de acordo com o tempo, com o espaço, e com o meio social no qual cada escola e sua comunidade estariam inseridas hipótese esta que justificou a necessidade de investigação através da incursão pelos espaços escolares de instituições que se diferenciassem significativamente entre si através de seus contextos. A partir das análises dos materiais coletados em campo, pode-se dizer que a hipótese foi confirmada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-15062021-115120/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257023640502272 |