A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Bianca Bressan de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-29092020-154243/
Resumo: Esta pesquisa de mestrado investigou a poeticidade das linguagens artísticas, estéticas e estésicas da Educação Infantil na relação híbrida entre docência e pesquisa como vertentes possíveis, necessárias e formativas. Para isso, foram apresentadas, em caráter qualitativo, narrativas de partilhas linguageiras experienciadas com as crianças, a partir da observação direta e participante das jornadas educativas das crianças, registradas em caderno de campo e através de fotografias e filmagens, mediante autorização, em uma EMEB de São Bernardo do Campo/SP e em duas EMEIEFs de Santo André/SP, em 2016 e 2017, com crianças de 5 e 6 anos, e de 4 e 5 anos, respectivamente. Os dados foram analisados e problematizados à luz dos estudos sociais da infância, especialmente nos campos das Ciências Sociais e da Filosofia, na interface com as Artes na infância e embasada na construção de uma Pedagogia da Educação Infantil de corpos inteiros, de crianças e professoras protagonistas. Dentre as análises, destaca-se não somente as materialidades como possibilidades inventivas, de múltiplas linguagens artísticas, estéticas e estésicas em processos de criação, mas também a necessidade de problematização das brincadeiras, das narrativas, das produções das crianças e das minhas mediações, evidenciando o caráter lúdico das linguagens; de permanente formação de minha docência e pesquisa na desconstrução de relações de poder hierárquicas; de ampliação do debate sobre a docência com crianças pequenas, que também provocam a professora a brincar, correr, pular, girar, virar cambalhota, se pendurar, experimentar as texturas das tintas, barro, água, sabão, construções tridimensionais; de ficar descalça, partilhar narrativas, permitir o verbo delirar, inventar moda com as crianças e aprender com elas que é possível viver devaneios poéticos na Educação Infantil.
id USP_f570611979b1a0f0a932d4d697db186a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29092020-154243
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?The poeticity contained in the artistic and aesthetic languages of early childhood education: let´s listen to the color of the birds making the verb delirious?Artes na primeira infânciaArts in early childhoodEarly childhood educationEducação infantilPoeticidadePoeticityProfissão docenteTeaching professionEsta pesquisa de mestrado investigou a poeticidade das linguagens artísticas, estéticas e estésicas da Educação Infantil na relação híbrida entre docência e pesquisa como vertentes possíveis, necessárias e formativas. Para isso, foram apresentadas, em caráter qualitativo, narrativas de partilhas linguageiras experienciadas com as crianças, a partir da observação direta e participante das jornadas educativas das crianças, registradas em caderno de campo e através de fotografias e filmagens, mediante autorização, em uma EMEB de São Bernardo do Campo/SP e em duas EMEIEFs de Santo André/SP, em 2016 e 2017, com crianças de 5 e 6 anos, e de 4 e 5 anos, respectivamente. Os dados foram analisados e problematizados à luz dos estudos sociais da infância, especialmente nos campos das Ciências Sociais e da Filosofia, na interface com as Artes na infância e embasada na construção de uma Pedagogia da Educação Infantil de corpos inteiros, de crianças e professoras protagonistas. Dentre as análises, destaca-se não somente as materialidades como possibilidades inventivas, de múltiplas linguagens artísticas, estéticas e estésicas em processos de criação, mas também a necessidade de problematização das brincadeiras, das narrativas, das produções das crianças e das minhas mediações, evidenciando o caráter lúdico das linguagens; de permanente formação de minha docência e pesquisa na desconstrução de relações de poder hierárquicas; de ampliação do debate sobre a docência com crianças pequenas, que também provocam a professora a brincar, correr, pular, girar, virar cambalhota, se pendurar, experimentar as texturas das tintas, barro, água, sabão, construções tridimensionais; de ficar descalça, partilhar narrativas, permitir o verbo delirar, inventar moda com as crianças e aprender com elas que é possível viver devaneios poéticos na Educação Infantil.This masters research investigates the poeticity in artistic, aesthetic, and sensitive languages in Early Childhood Education, in the hybrid relation between teaching and researching, as possible, necessary, and formative paths. For this, we present narratives of language sharing experienced with the children, in a qualitative perspective, through direct and participant observations of childrens school days, registered in field notes with photos, video recordings, upon the authorization of a municipal school in São Bernardo do Campo/SP, and two others in Santo André/SP, in 2016 and 2017, with children of 5 and 6 years old, and 4 and 5 years old, respectively. Conceptual reflections were made for the narratives the lenses of Childhood Social Studies, especially, the fields of Social Sciences and Philosophy, in the interface with Arts in childhood, building a pedagogy of Early Childhood Education that works with the full body, having children and teachers as the main characters. Among the analysis, we highlight not only the materialities as inventive possibilities of multiple artistic, aesthetic, and sensitive languages in creation processes, but also the need to: problematize plays/games, childrens narratives and productions, and my mediations, showing the ludic character of languages; a permanent formation of my teaching and researching, in deconstructing hierarchical power relations; to broaden the debate on teaching to young children, which also provokes the teacher to play, run, jump, twirl, do somersaults, to swing, experiment with the textures of paints, mud, water, soap, with tridimensional constructions, to be barefoot, to share narratives, to allow oneself to be delirious, to create new things with the children and to learn with them that it is possible to live poetic daydreams in Early Childhood Education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPrado, Patricia DiasPaula, Bianca Bressan de2020-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-29092020-154243/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-25T21:15:03Zoai:teses.usp.br:tde-29092020-154243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-25T21:15:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
The poeticity contained in the artistic and aesthetic languages of early childhood education: let´s listen to the color of the birds making the verb delirious?
title A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
spellingShingle A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
Paula, Bianca Bressan de
Artes na primeira infância
Arts in early childhood
Early childhood education
Educação infantil
Poeticidade
Poeticity
Profissão docente
Teaching profession
title_short A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
title_full A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
title_fullStr A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
title_full_unstemmed A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
title_sort A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
author Paula, Bianca Bressan de
author_facet Paula, Bianca Bressan de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Patricia Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Bianca Bressan de
dc.subject.por.fl_str_mv Artes na primeira infância
Arts in early childhood
Early childhood education
Educação infantil
Poeticidade
Poeticity
Profissão docente
Teaching profession
topic Artes na primeira infância
Arts in early childhood
Early childhood education
Educação infantil
Poeticidade
Poeticity
Profissão docente
Teaching profession
description Esta pesquisa de mestrado investigou a poeticidade das linguagens artísticas, estéticas e estésicas da Educação Infantil na relação híbrida entre docência e pesquisa como vertentes possíveis, necessárias e formativas. Para isso, foram apresentadas, em caráter qualitativo, narrativas de partilhas linguageiras experienciadas com as crianças, a partir da observação direta e participante das jornadas educativas das crianças, registradas em caderno de campo e através de fotografias e filmagens, mediante autorização, em uma EMEB de São Bernardo do Campo/SP e em duas EMEIEFs de Santo André/SP, em 2016 e 2017, com crianças de 5 e 6 anos, e de 4 e 5 anos, respectivamente. Os dados foram analisados e problematizados à luz dos estudos sociais da infância, especialmente nos campos das Ciências Sociais e da Filosofia, na interface com as Artes na infância e embasada na construção de uma Pedagogia da Educação Infantil de corpos inteiros, de crianças e professoras protagonistas. Dentre as análises, destaca-se não somente as materialidades como possibilidades inventivas, de múltiplas linguagens artísticas, estéticas e estésicas em processos de criação, mas também a necessidade de problematização das brincadeiras, das narrativas, das produções das crianças e das minhas mediações, evidenciando o caráter lúdico das linguagens; de permanente formação de minha docência e pesquisa na desconstrução de relações de poder hierárquicas; de ampliação do debate sobre a docência com crianças pequenas, que também provocam a professora a brincar, correr, pular, girar, virar cambalhota, se pendurar, experimentar as texturas das tintas, barro, água, sabão, construções tridimensionais; de ficar descalça, partilhar narrativas, permitir o verbo delirar, inventar moda com as crianças e aprender com elas que é possível viver devaneios poéticos na Educação Infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-29092020-154243/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-29092020-154243/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1826319173507088384