Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neris, Diego Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-29042014-094454/
Resumo: Neste trabalho é avaliado o desempenho operacional de uma nova configuração idealizada para a operação de rotatórias de três pernas (prioridade para os veículos da via principal com semáforos próximos). Nesta avaliação é comparado o novo sistema de operação com outros dois usualmente empregados: (1) prioridade para os veículos que estão circulando na ilha central (rotatória convencional) e (2) prioridade para os veículos da via principal sem o emprego de semáforo, bem como, com base nos resultados das comparações realizadas, são estabelecidas as condições dos fluxos de tráfego em que é indicada uma ou outra configuração. Os valores obtidos nas simulações mostram, de forma inequívoca, o desempenho operacional superior da rotatória com prioridade para a via principal com semáforos próximos, adequadamente programados, no caso de fluxos altos. O emprego de semáforos próximos reduz significativamente o atraso na aproximação crítica e, em consequência, o tamanho da fila, como consequência do aumento expressivo da capacidade de tráfego da rotatória. Os resultados da simulação corroboram o que se pode observar nos sistemas implantados na cidade de Araraquara, onde a colocação de semáforos próximos de rotatórias de três pernas melhorou de forma significativa o desempenho operacional dos dispositivos, reduzindo o atraso crítico e o tamanho da fila crítica e aumentando a capacidade. O acompanhamento da acidentalidade nas rotatórias onde foram colocados semáforos próximos na cidade de Araraquara mostra uma redução dos acidentes graves de aproximadamente 90%. Uma explicação para essa redução pode ser devido ao aumento da paciência dos motoristas em esperar uma brecha maior para entrar na rotatória, pois sabem que, esporadicamente, há uma interrupção do fluxo na via principal.
id USP_f571f0fc822833c48c9ae99be09327a7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29042014-094454
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principalTraffic performance improvement at roundabouts with traffic lights near the main streetAtrasoDelayGerenciamento de tráfegoLevel of serviceNível de serviçoRoad safetyRotatóriaSegurança viáriaSemáforoTraffic circleTraffic lightTraffic managementNeste trabalho é avaliado o desempenho operacional de uma nova configuração idealizada para a operação de rotatórias de três pernas (prioridade para os veículos da via principal com semáforos próximos). Nesta avaliação é comparado o novo sistema de operação com outros dois usualmente empregados: (1) prioridade para os veículos que estão circulando na ilha central (rotatória convencional) e (2) prioridade para os veículos da via principal sem o emprego de semáforo, bem como, com base nos resultados das comparações realizadas, são estabelecidas as condições dos fluxos de tráfego em que é indicada uma ou outra configuração. Os valores obtidos nas simulações mostram, de forma inequívoca, o desempenho operacional superior da rotatória com prioridade para a via principal com semáforos próximos, adequadamente programados, no caso de fluxos altos. O emprego de semáforos próximos reduz significativamente o atraso na aproximação crítica e, em consequência, o tamanho da fila, como consequência do aumento expressivo da capacidade de tráfego da rotatória. Os resultados da simulação corroboram o que se pode observar nos sistemas implantados na cidade de Araraquara, onde a colocação de semáforos próximos de rotatórias de três pernas melhorou de forma significativa o desempenho operacional dos dispositivos, reduzindo o atraso crítico e o tamanho da fila crítica e aumentando a capacidade. O acompanhamento da acidentalidade nas rotatórias onde foram colocados semáforos próximos na cidade de Araraquara mostra uma redução dos acidentes graves de aproximadamente 90%. Uma explicação para essa redução pode ser devido ao aumento da paciência dos motoristas em esperar uma brecha maior para entrar na rotatória, pois sabem que, esporadicamente, há uma interrupção do fluxo na via principal.In this study the operational performance is measured of a new idealized configuration for the operation in three-legged traffic circles (priority way for the vehicles from the main street with traffic lights nearby). This measured is compared the new operational system with two others usually systems: (1) priority for the circulating traffic (conventional roundabout) and (2) priority for vehicles from the main street without traffic lights. Also, based on the results from the comparisons, seek to establish what traffic flow conditions are better for a given configuration. The values obtained from the simulations demonstrate, clearly, the superior operational performance of the traffic circle with main road priority combined with properly programmed traffic lights nearby, in the case of high flows. The use of traffic lights reduces significantly the delay from the critical approach, and consequently, the queue length, as a consequence resulting on significant traffic capacity increase at the intersection. Simulation results validate what can be seen in Araraquara, where the installation of traffic lights near from the three-legged traffic circle improved significantly the operating performance of the devices, reducing the critical delay and critical queue size and increasing the effective capacity. Monitoring the accident rate in traffic circles where traffic lights nearby were placed in Araraquara shows a reduction of approximately 90% in serious accidents. An explanation of this reduction may be due to the increased of patience of drivers in wait for a larger gap to enter on the roundabout, because they know there will be an interruption on the main street, sporadically.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraz, Antonio Clóvis PintoNeris, Diego Fernandes2014-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-29042014-094454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-29042014-094454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
Traffic performance improvement at roundabouts with traffic lights near the main street
title Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
spellingShingle Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
Neris, Diego Fernandes
Atraso
Delay
Gerenciamento de tráfego
Level of service
Nível de serviço
Road safety
Rotatória
Segurança viária
Semáforo
Traffic circle
Traffic light
Traffic management
title_short Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
title_full Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
title_fullStr Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
title_full_unstemmed Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
title_sort Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáfaros próximos na via principal
author Neris, Diego Fernandes
author_facet Neris, Diego Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Antonio Clóvis Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neris, Diego Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Atraso
Delay
Gerenciamento de tráfego
Level of service
Nível de serviço
Road safety
Rotatória
Segurança viária
Semáforo
Traffic circle
Traffic light
Traffic management
topic Atraso
Delay
Gerenciamento de tráfego
Level of service
Nível de serviço
Road safety
Rotatória
Segurança viária
Semáforo
Traffic circle
Traffic light
Traffic management
description Neste trabalho é avaliado o desempenho operacional de uma nova configuração idealizada para a operação de rotatórias de três pernas (prioridade para os veículos da via principal com semáforos próximos). Nesta avaliação é comparado o novo sistema de operação com outros dois usualmente empregados: (1) prioridade para os veículos que estão circulando na ilha central (rotatória convencional) e (2) prioridade para os veículos da via principal sem o emprego de semáforo, bem como, com base nos resultados das comparações realizadas, são estabelecidas as condições dos fluxos de tráfego em que é indicada uma ou outra configuração. Os valores obtidos nas simulações mostram, de forma inequívoca, o desempenho operacional superior da rotatória com prioridade para a via principal com semáforos próximos, adequadamente programados, no caso de fluxos altos. O emprego de semáforos próximos reduz significativamente o atraso na aproximação crítica e, em consequência, o tamanho da fila, como consequência do aumento expressivo da capacidade de tráfego da rotatória. Os resultados da simulação corroboram o que se pode observar nos sistemas implantados na cidade de Araraquara, onde a colocação de semáforos próximos de rotatórias de três pernas melhorou de forma significativa o desempenho operacional dos dispositivos, reduzindo o atraso crítico e o tamanho da fila crítica e aumentando a capacidade. O acompanhamento da acidentalidade nas rotatórias onde foram colocados semáforos próximos na cidade de Araraquara mostra uma redução dos acidentes graves de aproximadamente 90%. Uma explicação para essa redução pode ser devido ao aumento da paciência dos motoristas em esperar uma brecha maior para entrar na rotatória, pois sabem que, esporadicamente, há uma interrupção do fluxo na via principal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-29042014-094454/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-29042014-094454/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091170844803072