Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nass, Daniel Perdigão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25022013-125047/
Resumo: A educação a distância (EaD) tem recebido crescente atenção da comunidade educativa e verbas mais expressivas dos poderes públicos. Em particular, políticas públicas nacionais têm direcionado a educação superior a distância também para a formação inicial e continuada dos professores. Esta pesquisa buscou analisar criticamente aspectos de concepção, elaboração, planejamento, organização, implantação e andamento dos cursos de licenciatura em Física e em Química, na modalidade EaD, no âmbito da Universidade Federal do Tocantins. Iniciou-se e ambientou-se a pesquisa com uma apreciação da problemática da EaD e de aspectos relacionados à formação docente, assim como com um histórico de sua implementação no Brasil. A análise específica foi conduzida de forma comparativa com o processo levado a cabo nos cursos homólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujos planos pedagógicos e materiais didáticos serviram de modelo na elaboração dos documentos equivalentes dos cursos tocantinenses. A investigação empírica adotou procedimentos de pesquisa-participante e de estudo de caso, analisou fontes documentais e materiais didáticos, realizou entrevistas com professores e dirigentes, assim como discutiu questionários aplicados aos estudantes. Com esses meios, revelaram-se aspectos que permitiram comparar a eficácia pretendida com a alcançada e identificar potencialidades e limitações da formação inicial a distância de professores no Brasil. As conclusões desta pesquisa podem orientar políticas públicas de oferta de educação a distância que visem a mitigar a carência de professores nas áreas científicas ao apontar a necessidade de dar estabilidade a programas como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Para isto, é indispensável garantir recursos humanos e materiais, obter sinergia entre níveis de governo e universidades e assegurar sintonia entre o projeto pedagógico e o professor que se busca formar.
id USP_f59c9178d18267050590949c43379566
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25022013-125047
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limitesTeacher education by distance in Physics and Chemistry in Tocantins, Brazil: pathways, possibilities and limitsDistance educationEducação a distânciaEnsino de ciênciasFormação de professoresScience educationTeacher educationA educação a distância (EaD) tem recebido crescente atenção da comunidade educativa e verbas mais expressivas dos poderes públicos. Em particular, políticas públicas nacionais têm direcionado a educação superior a distância também para a formação inicial e continuada dos professores. Esta pesquisa buscou analisar criticamente aspectos de concepção, elaboração, planejamento, organização, implantação e andamento dos cursos de licenciatura em Física e em Química, na modalidade EaD, no âmbito da Universidade Federal do Tocantins. Iniciou-se e ambientou-se a pesquisa com uma apreciação da problemática da EaD e de aspectos relacionados à formação docente, assim como com um histórico de sua implementação no Brasil. A análise específica foi conduzida de forma comparativa com o processo levado a cabo nos cursos homólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujos planos pedagógicos e materiais didáticos serviram de modelo na elaboração dos documentos equivalentes dos cursos tocantinenses. A investigação empírica adotou procedimentos de pesquisa-participante e de estudo de caso, analisou fontes documentais e materiais didáticos, realizou entrevistas com professores e dirigentes, assim como discutiu questionários aplicados aos estudantes. Com esses meios, revelaram-se aspectos que permitiram comparar a eficácia pretendida com a alcançada e identificar potencialidades e limitações da formação inicial a distância de professores no Brasil. As conclusões desta pesquisa podem orientar políticas públicas de oferta de educação a distância que visem a mitigar a carência de professores nas áreas científicas ao apontar a necessidade de dar estabilidade a programas como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Para isto, é indispensável garantir recursos humanos e materiais, obter sinergia entre níveis de governo e universidades e assegurar sintonia entre o projeto pedagógico e o professor que se busca formar.Distance education has received increasing attention from the educational community, more significant public funding. National public policies seem to embrace tertiary distance education also for the initial teacher training and continuing and professional development. This research sought to critically analyze aspects of design, development, planning, organization, deployment and working of undergraduate distance learning courses in physics and chemistry at the Federal University of Tocantins. This research started up with a broad assessment of the problem of distance education and issues related to teacher training, as well as a history of its implementation in Brazil. A specific analysis was managed in a comparative way with the process conducted in counterpart courses at the Federal University of Rio Grande do Norte, whose pedagogical plans and teaching resources served as a model to the equivalent documents of the courses of Tocantins. The empirical investigation adopted participatory research and case study procedures, analyzed official documents and teaching resources, conducted interviews with teachers and leaders, and discussed surveys applied to students. With these methods, this research aimed to show aspects that allow comparing the desired effectiveness with the achieved ones, besides identifying possibilities and limitations of the distance training of teachers in Brazil. The conclusions of this research can be helpful to guide distance education public policies to mitigate the lack of teachers for the scientific areas, by pointing out the need of institutional stability to programs like the Universidade Aberta do Brasil (Open University of Brazil). In order to achieve this, it is essential to assure human and material resources, to reach synergy between government levels and universities, and to ensure convergence between pedagogical project and the teacher wanted to be formed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenezes, Luis Carlos deNass, Daniel Perdigão2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25022013-125047/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-25022013-125047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
Teacher education by distance in Physics and Chemistry in Tocantins, Brazil: pathways, possibilities and limits
title Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
spellingShingle Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
Nass, Daniel Perdigão
Distance education
Educação a distância
Ensino de ciências
Formação de professores
Science education
Teacher education
title_short Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
title_full Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
title_fullStr Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
title_full_unstemmed Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
title_sort Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites
author Nass, Daniel Perdigão
author_facet Nass, Daniel Perdigão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Luis Carlos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nass, Daniel Perdigão
dc.subject.por.fl_str_mv Distance education
Educação a distância
Ensino de ciências
Formação de professores
Science education
Teacher education
topic Distance education
Educação a distância
Ensino de ciências
Formação de professores
Science education
Teacher education
description A educação a distância (EaD) tem recebido crescente atenção da comunidade educativa e verbas mais expressivas dos poderes públicos. Em particular, políticas públicas nacionais têm direcionado a educação superior a distância também para a formação inicial e continuada dos professores. Esta pesquisa buscou analisar criticamente aspectos de concepção, elaboração, planejamento, organização, implantação e andamento dos cursos de licenciatura em Física e em Química, na modalidade EaD, no âmbito da Universidade Federal do Tocantins. Iniciou-se e ambientou-se a pesquisa com uma apreciação da problemática da EaD e de aspectos relacionados à formação docente, assim como com um histórico de sua implementação no Brasil. A análise específica foi conduzida de forma comparativa com o processo levado a cabo nos cursos homólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujos planos pedagógicos e materiais didáticos serviram de modelo na elaboração dos documentos equivalentes dos cursos tocantinenses. A investigação empírica adotou procedimentos de pesquisa-participante e de estudo de caso, analisou fontes documentais e materiais didáticos, realizou entrevistas com professores e dirigentes, assim como discutiu questionários aplicados aos estudantes. Com esses meios, revelaram-se aspectos que permitiram comparar a eficácia pretendida com a alcançada e identificar potencialidades e limitações da formação inicial a distância de professores no Brasil. As conclusões desta pesquisa podem orientar políticas públicas de oferta de educação a distância que visem a mitigar a carência de professores nas áreas científicas ao apontar a necessidade de dar estabilidade a programas como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Para isto, é indispensável garantir recursos humanos e materiais, obter sinergia entre níveis de governo e universidades e assegurar sintonia entre o projeto pedagógico e o professor que se busca formar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25022013-125047/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25022013-125047/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257321306062848