Investigação de esgotamento físico e emocional (burnout) entre professores usuários de um hospital público do município de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-11112014-125235/ |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo avaliar aspectos da saúde e do trabalho de professores da rede pública da cidade de São Paulo, usuários do Hospital do Servidor Público Municipal. A síndrome de burnout, ou síndrome de esgotamento profissional, foi considerada como risco ocupacional nessa categoria. Não encontramos outros estudos utilizando instrumento para avaliação de burnout em professores do município. Participaram da pesquisa 76 docentes com indicação de tratamento psicológico. A investigação consistiu na aplicação de inventários para avaliação de burnout: Maslach Burnout Inventory (MBI) e Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT); aplicação de questionário sociodemográfico e ocupacional e entrevista semiestruturada. Foram realizadas análises estatísticas sendo encontrada associação entre o número de alunos atendidos e a situação funcional e também associação entre o sentimento de realização profissional e: acústica, ruído, poeira, limpeza da sala de aula, número de alunos atendidos, incômodo com os alunos, incômodo com os pais e duração da licença médica. 33,96 por cento dos medicamentos em uso regular estavam relacionados à síndrome metabólica e 30,82 por cento a transtornos psiquiátricos. A avaliação dos participantes de que seus problemas de saúde tinham relação com o trabalho mostrou associação com: ter sofrido agressão dentro da escola; conhecer outras vítimas de agressão; duração da licença médica; e número de alunos atendidos. 51,32 por cento referiram ter sofrido agressão dentro da escola no último ano. 78,95 por cento relataram agressão sofrida por outras pessoas (sendo 81,67 por cento outros professores) no mesmo período. A apuração do MBI apontou nível alto de burnout em pelo menos uma escala em 76,31 por cento da amostra. A apuração do CESQT apontou burnout em 85,52 por cento dos participantes. Os resultados dos testes psicológicos apresentaram concordância (p<0,001). O MBI mostrou associação com 19 variáveis sociodemográficas e o CESQT com 11 delas, indicando que aspectos do contexto de trabalho estão relacionados ao burnout apurado por meio dos inventários. Consideramos que a democratização do ensino e a proposta da aprendizagem em ciclos transformaram o modelo educacional, trazendo benefícios, porém seriam necessários mais investimentos, bem como a adequação de 6 aspectos como: número de alunos atendidos diariamente, educação continuada dos profissionais e estímulos ao apoio mútuo entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola. |
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Investigação de esgotamento físico e emocional (burnout) entre professores usuários de um hospital público do município de São PauloInvestigation of physical and emotional exhaustion (burnout) among teachers who are users of a public hospital in the city of São PauloBurnoutBurnoutCESQTCESQTEsgotamento ProfissionalMBIMBIProfessoresTeachersEste estudo teve por objetivo avaliar aspectos da saúde e do trabalho de professores da rede pública da cidade de São Paulo, usuários do Hospital do Servidor Público Municipal. A síndrome de burnout, ou síndrome de esgotamento profissional, foi considerada como risco ocupacional nessa categoria. Não encontramos outros estudos utilizando instrumento para avaliação de burnout em professores do município. Participaram da pesquisa 76 docentes com indicação de tratamento psicológico. A investigação consistiu na aplicação de inventários para avaliação de burnout: Maslach Burnout Inventory (MBI) e Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT); aplicação de questionário sociodemográfico e ocupacional e entrevista semiestruturada. Foram realizadas análises estatísticas sendo encontrada associação entre o número de alunos atendidos e a situação funcional e também associação entre o sentimento de realização profissional e: acústica, ruído, poeira, limpeza da sala de aula, número de alunos atendidos, incômodo com os alunos, incômodo com os pais e duração da licença médica. 33,96 por cento dos medicamentos em uso regular estavam relacionados à síndrome metabólica e 30,82 por cento a transtornos psiquiátricos. A avaliação dos participantes de que seus problemas de saúde tinham relação com o trabalho mostrou associação com: ter sofrido agressão dentro da escola; conhecer outras vítimas de agressão; duração da licença médica; e número de alunos atendidos. 51,32 por cento referiram ter sofrido agressão dentro da escola no último ano. 78,95 por cento relataram agressão sofrida por outras pessoas (sendo 81,67 por cento outros professores) no mesmo período. A apuração do MBI apontou nível alto de burnout em pelo menos uma escala em 76,31 por cento da amostra. A apuração do CESQT apontou burnout em 85,52 por cento dos participantes. Os resultados dos testes psicológicos apresentaram concordância (p<0,001). O MBI mostrou associação com 19 variáveis sociodemográficas e o CESQT com 11 delas, indicando que aspectos do contexto de trabalho estão relacionados ao burnout apurado por meio dos inventários. Consideramos que a democratização do ensino e a proposta da aprendizagem em ciclos transformaram o modelo educacional, trazendo benefícios, porém seriam necessários mais investimentos, bem como a adequação de 6 aspectos como: número de alunos atendidos diariamente, educação continuada dos profissionais e estímulos ao apoio mútuo entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola.This study aimed at evaluating aspects of health and work of public school teachers from the city of São Paulo, users of the Hospital do Servidor Público Municipal (Municipal Public Servant Hospital). Burnout syndrome was considered as an occupational risk in this category. We did not find other studies using instrument for assessing burnout in teachers of the municipality. 76 teachers with indication for psychological treatment participated in the survey. The investigation consisted of the application of inventories for assessment of burnout: Maslach Burnout Inventory (MBI) and Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT); application of socio-demographic and occupational questionnaire and semi-structured interviews. Statistical analyzes were performed and association was found between the number of students served and the functional condition and also association between feeling of job satisfaction and: acoustic, noise, dust, classroom cleanliness, number of students served, annoyance by students, annoyance by parents, and duration of sick leave. 33.96 per cent of the drugs in regular use were related to metabolic syndrome and 30.82 per cent to psychiatric disorders. The participants\' assessment that their health problems were related to work was associated with: having suffered physical aggression within the school; knowledge of other victims of aggression; duration of sick leave; and number of students served. 51.32 per cent reported having experienced physical aggression within the school in the last year. 78.95 per cent reported physical aggression suffered by other persons (being 81.67 per cent other teachers) in the same period. The calculation of the MBI showed high level of burnout in at least one scale in 76.31 per cent of the sample. The calculation of the CESQT pointed burnout in 85.52 per cent of the participants. The results of the psychological tests agreed to each other (p <0.001). The MBI was associated with 19 socio-demographic variables and the CESQT with 11 of them, suggesting that aspects of the workplace are related to burnout according to the inventories. We considered that the democratization of education and the proposal of learning cycles have transformed the educational model, bringing benefits, but more investments are needed, as well as the adequacy of aspects as: number of students served daily, continuing professional education and 8 incentives to mutual support between teachers, pedagogical coordinators and school principals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, Maria Regina AlvesSimões, Elaine Cristina2014-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-11112014-125235/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-11112014-125235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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