Do antropoceno à transição para sociedades sustentáveis: formação de profissionais em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-06012022-173008/ |
Resumo: | Diante da complexidade dos desafios socioambientais na atualidade levando à proposição do termo antropoceno para designar o atual momento das sociedades humanas, faz-se necessário a formulação de processos educadores continuados voltados à formação de profissionais comprometidas(os) com a transição para sociedades sustentáveis. O presente estudo objetiva contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos sobre processos educadores ambientalistas, analisando o curso de especialização \"Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis\", organizado pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental, a Oca, da Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz\", campus em Piracicaba (SP), da Universidade de São Paulo, que aconteceu entre 2017 e 2019. A ênfase do estudo está nas estratégias pedagógicas que se referem ao exercício de mergulho em si, o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem e a intervenção socioambiental, utilizadas na formação dos profissionais participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio da pesquisa intervenção. Utiliza-se como instrumentos de coleta de dados a análise documental, a observação participante com registro em caderno de campo, o questionário e o grupo focal. A análise dos dados foi feita com a triangulação de técnicas de coleta e de sujeitos. Os resultados indicam que a articulação entre intervenção socioambiental, comunidade de aprendizagem e mergulho em si potencializa a formação de profissionais, com destaque para o aprofundamento em torno da intencionalidade pedagógica mergulho em si ou eu-mundo. Frente aos desafios para superar a profunda crise socioambiental do momento atual, processos educadores comprometidos com uma pedagogia científico-espiritual possibilitam a conexão com a terra, a Terra, o território e o espírito de modo a criar práticas e estratégias de resistência e (re)existência não só para frear os impactos socioambientais negativos quanto para caminhar na direção da utopia de transição para sociedades sustentáveis. |
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Do antropoceno à transição para sociedades sustentáveis: formação de profissionais em educação ambientalFrom the anthropocene to the transition to sustainable societies: qualifying professionals in environmental educationComunidade de aprendizagemI-world immersionIntervenção socioambientalLearning communityMergulho eu-mundoPedagogia científico-espiritualScientific-spiritual pedagogySocio-environmental interventionDiante da complexidade dos desafios socioambientais na atualidade levando à proposição do termo antropoceno para designar o atual momento das sociedades humanas, faz-se necessário a formulação de processos educadores continuados voltados à formação de profissionais comprometidas(os) com a transição para sociedades sustentáveis. O presente estudo objetiva contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos sobre processos educadores ambientalistas, analisando o curso de especialização \"Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis\", organizado pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental, a Oca, da Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz\", campus em Piracicaba (SP), da Universidade de São Paulo, que aconteceu entre 2017 e 2019. A ênfase do estudo está nas estratégias pedagógicas que se referem ao exercício de mergulho em si, o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem e a intervenção socioambiental, utilizadas na formação dos profissionais participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio da pesquisa intervenção. Utiliza-se como instrumentos de coleta de dados a análise documental, a observação participante com registro em caderno de campo, o questionário e o grupo focal. A análise dos dados foi feita com a triangulação de técnicas de coleta e de sujeitos. Os resultados indicam que a articulação entre intervenção socioambiental, comunidade de aprendizagem e mergulho em si potencializa a formação de profissionais, com destaque para o aprofundamento em torno da intencionalidade pedagógica mergulho em si ou eu-mundo. Frente aos desafios para superar a profunda crise socioambiental do momento atual, processos educadores comprometidos com uma pedagogia científico-espiritual possibilitam a conexão com a terra, a Terra, o território e o espírito de modo a criar práticas e estratégias de resistência e (re)existência não só para frear os impactos socioambientais negativos quanto para caminhar na direção da utopia de transição para sociedades sustentáveis.Given the complexity of today\'s socio-environmental challenges leading to the proposition of the term anthropocene to designate the current moment of human societies, it is necessary the formulation of continued educative processes aimed at qualifying professionals committed to the transition to sustainable societies. The present study aims to contribute to the development of knowledge about environmentalist educative processes, analyzing the post-graduate course \"Environmental Education and Transition to Sustainable Societies\", organized by the Laboratory of Environmental Education and Policy, the Oca, of the Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz\", campus in Piracicaba (SP), of the University of São Paulo, which took place between 2017 and 2019. The emphasis of the study is on the pedagogical strategies that refer to the exercise of a plunge into the inner self, the development of the learning community and the socio-environmental intervention. This is qualitative research through intervention research. It is used as instruments of data collection the documental analysis, the participant observation with register in field notebook, the questionnaire and the focal group. The data analysis was made with the triangulation of collection techniques and subjects. The results indicate that the articulation between socio-environmental intervention, learning community and plunge into the inner self potentialized the formation of professionals, with emphasis on the deepening around the pedagogical intentionality plunge into the inner self or I-world. Faced with the challenges to overcome the deep socio-environmental crisis of the present moment, educative processes committed to a scientific-spiritual pedagogy enable the connection with the land, the Earth, the territory and the spirit in order to create practices and strategies of resistance and (re)existence not only to decrease the negative socio-environmental impacts but also to walk towards the utopian transition towards sustainable societies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSorrentino, MarcosTrovarelli, Rachel Andriollo2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-06012022-173008/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-10T16:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-06012022-173008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-10T16:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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