Um modelo para análise dos serviços de sites de governos eletrônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damian, Ieda Pelógia Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-10072012-152804/
Resumo: O governo eletrônico (e-gov) diz respeito a todas as formas de comunicação realizadas por meio de tecnologia de informação (TI) que podem trazer uma série de benefícios para os órgãos públicos de modo geral. Por se tratar de uma tecnologia recente, existem muitos recursos que podem explorados em benefício tanto do governo quanto dos cidadãos e das empresas que interagem por meio dessa ferramenta. Apesar de apresentar um conjunto considerável de oportunidades, o governo eletrônico e as novas formas de interação pública advinda da utilização da TI podem propiciar algumas ameaças como é o caso de, em vez de melhorar um processo burocrático, apenas utilizar a forma eletrônica para seu acesso e processamento de forma informatizada. Para que, neste contexto, as oportunidades sejam aproveitadas e as ameaças evitadas, este estudo propôs um modelo de análise dos serviços de sites de governo eletrônico. Inicialmente, o modelo foi avaliado por meio da análise de conteúdo de sites de e-gov dos cinco estados com o maior número de sites que, somados, representam 50% dos sites de e-gov nacional que são os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta primeira análise possibilitou o desenvolvimento de uma matriz SWOT dos sitess analisados e, então, partiu-se para a avaliação do modelo por meio de pesquisas do tipo grupo focado e pesquisa quantitativa por meio de aplicação de questionários focados no site do Poupa Tempo. Os resultados obtidos por meio destas análises foram semelhantes, o que permitiu concluir que o modelo proposto é um instrumento válido para analisar os serviços de sites de e-gov. Outros resultados importantes também foram encontrados, como identificar os atributos que influenciam na satisfação dos usuários de serviços de e-gov. Dentre estes atributos destacaram-se o site fornecer informações de qualidade, oferecer o que era esperado e disponibilizar opções de comunicação que funcionam.
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