Um modelo para análise dos serviços de sites de governos eletrônicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-10072012-152804/ |
Resumo: | O governo eletrônico (e-gov) diz respeito a todas as formas de comunicação realizadas por meio de tecnologia de informação (TI) que podem trazer uma série de benefícios para os órgãos públicos de modo geral. Por se tratar de uma tecnologia recente, existem muitos recursos que podem explorados em benefício tanto do governo quanto dos cidadãos e das empresas que interagem por meio dessa ferramenta. Apesar de apresentar um conjunto considerável de oportunidades, o governo eletrônico e as novas formas de interação pública advinda da utilização da TI podem propiciar algumas ameaças como é o caso de, em vez de melhorar um processo burocrático, apenas utilizar a forma eletrônica para seu acesso e processamento de forma informatizada. Para que, neste contexto, as oportunidades sejam aproveitadas e as ameaças evitadas, este estudo propôs um modelo de análise dos serviços de sites de governo eletrônico. Inicialmente, o modelo foi avaliado por meio da análise de conteúdo de sites de e-gov dos cinco estados com o maior número de sites que, somados, representam 50% dos sites de e-gov nacional que são os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta primeira análise possibilitou o desenvolvimento de uma matriz SWOT dos sitess analisados e, então, partiu-se para a avaliação do modelo por meio de pesquisas do tipo grupo focado e pesquisa quantitativa por meio de aplicação de questionários focados no site do Poupa Tempo. Os resultados obtidos por meio destas análises foram semelhantes, o que permitiu concluir que o modelo proposto é um instrumento válido para analisar os serviços de sites de e-gov. Outros resultados importantes também foram encontrados, como identificar os atributos que influenciam na satisfação dos usuários de serviços de e-gov. Dentre estes atributos destacaram-se o site fornecer informações de qualidade, oferecer o que era esperado e disponibilizar opções de comunicação que funcionam. |
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Um modelo para análise dos serviços de sites de governos eletrônicosA model for analysis of e-government service sitesSiteElectronic governmentGoverno EletrônicoModelModeloSatisfaçãoSatisfactionServicesServiçosSiteO governo eletrônico (e-gov) diz respeito a todas as formas de comunicação realizadas por meio de tecnologia de informação (TI) que podem trazer uma série de benefícios para os órgãos públicos de modo geral. Por se tratar de uma tecnologia recente, existem muitos recursos que podem explorados em benefício tanto do governo quanto dos cidadãos e das empresas que interagem por meio dessa ferramenta. Apesar de apresentar um conjunto considerável de oportunidades, o governo eletrônico e as novas formas de interação pública advinda da utilização da TI podem propiciar algumas ameaças como é o caso de, em vez de melhorar um processo burocrático, apenas utilizar a forma eletrônica para seu acesso e processamento de forma informatizada. Para que, neste contexto, as oportunidades sejam aproveitadas e as ameaças evitadas, este estudo propôs um modelo de análise dos serviços de sites de governo eletrônico. Inicialmente, o modelo foi avaliado por meio da análise de conteúdo de sites de e-gov dos cinco estados com o maior número de sites que, somados, representam 50% dos sites de e-gov nacional que são os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta primeira análise possibilitou o desenvolvimento de uma matriz SWOT dos sitess analisados e, então, partiu-se para a avaliação do modelo por meio de pesquisas do tipo grupo focado e pesquisa quantitativa por meio de aplicação de questionários focados no site do Poupa Tempo. Os resultados obtidos por meio destas análises foram semelhantes, o que permitiu concluir que o modelo proposto é um instrumento válido para analisar os serviços de sites de e-gov. Outros resultados importantes também foram encontrados, como identificar os atributos que influenciam na satisfação dos usuários de serviços de e-gov. Dentre estes atributos destacaram-se o site fornecer informações de qualidade, oferecer o que era esperado e disponibilizar opções de comunicação que funcionam.Electronic government (e-gov) refers to all forms of communication conducted through information technology (IT) that can bring several benefits to public bodies in a general form. Being a recent technology, there are many resources that can be exploited for the benefit of government, citizens and businesses that interact via this tool. Despite presenting a considerable range of opportunities, electronic government and new forms of public interaction arising from the use of IT can provide some threats such as instead of improving a bureaucratic process; just use the electronic form for access and processing in a computerized form. In order to have the opportunities to be exploited, in this context, and threats to be avoided, this study proposed a model for analysis of e-government service sites. Initially, the model was evaluated by analyzing the content of e-gov sites for the five states with the largest number of sites which together represent 50% of all national e-government sites, which are the states of São Paulo, Paraná , Minas Gerais, Rio Grande do Sul and Santa Catarina. This first analysis has made it possible the development of a SWOT of the analyzed sites and then the evaluation of the model through focus group and quantitative surveys using questionnaires focused on the site of \"Poupa Tempo\". The results obtained from these analyzes were similar, which made us conclude that the proposed model is a valid tool to analyze the services of e-gov sites. Other important results were also found, such as identifying the attributes that influence user satisfaction of e-government services. Among these attributes stood out the site to provide quality information, to offer what was expected, and to provide communication options that work out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMerlo, Edgard MonforteDamian, Ieda Pelógia Martins2012-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-10072012-152804/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-10072012-152804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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