Aplicação do método Teste de Conceito em um projeto de User-Centered Design
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-07022022-172521/ |
Resumo: | Incluir informações sobre a necessidade dos usuários em produtos com fins lucrativos é fundamental para o User-Centred Design (UCD). No entanto, existe na literatura atual uma carência de métodos para ajudar os desenvolvedores a envolver usuários e coletar tais informações na fase inicial do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), quando o conceito do produto ainda precisa ser elaborado. Essa falta é mais crítica quando os desenvolvedores e engenheiros têm pouca ou nenhuma experiência no envolvimento de usuários no PDP. Este trabalho apresenta uma nova versão do método Teste de Conceito para avaliar o conceito de produto através do envolvimento de usuários com protótipos de baixa fidelidade. A nova versão do método foi utilizada em um case research com estudantes de engenharia em um ambiente de aprendizagem de uma universidade pública brasileira. A análise qualitativa do case research ocorreu por meio dos áudios dos observadores, dos resultados do quadro do método e de relatórios dos estudantes de engenharia. Esses dados revelaram a eficácia do método de Teste de Conceito para auxiliar grupos de desenvolvedores sem experiência com o uso de protótipos e a abordagem UCD. O uso de funções de protótipo para envolver os usuários trouxe informações relevantes para o projeto e é extremamente benéfico para envolver usuários sem um nível de especialização. Acredita-se que o teste de conceito seja eficaz para que a equipe de desenvolvedores envolva os usuários em seus projetos por meio de protótipos, mas deve funcionar como um complemento aos métodos de gerenciamento de requisitos nas demais etapas de desenvolvimento. |
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Aplicação do método Teste de Conceito em um projeto de User-Centered DesignApplication of the Concept Test method in a User-Centered Design projectConceito de produtoEngenheiros novatosEnvolvimento do usuárioNovice engineersProduct conceptPrototipagemPrototypingUCDUCDUser involvementIncluir informações sobre a necessidade dos usuários em produtos com fins lucrativos é fundamental para o User-Centred Design (UCD). No entanto, existe na literatura atual uma carência de métodos para ajudar os desenvolvedores a envolver usuários e coletar tais informações na fase inicial do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), quando o conceito do produto ainda precisa ser elaborado. Essa falta é mais crítica quando os desenvolvedores e engenheiros têm pouca ou nenhuma experiência no envolvimento de usuários no PDP. Este trabalho apresenta uma nova versão do método Teste de Conceito para avaliar o conceito de produto através do envolvimento de usuários com protótipos de baixa fidelidade. A nova versão do método foi utilizada em um case research com estudantes de engenharia em um ambiente de aprendizagem de uma universidade pública brasileira. A análise qualitativa do case research ocorreu por meio dos áudios dos observadores, dos resultados do quadro do método e de relatórios dos estudantes de engenharia. Esses dados revelaram a eficácia do método de Teste de Conceito para auxiliar grupos de desenvolvedores sem experiência com o uso de protótipos e a abordagem UCD. O uso de funções de protótipo para envolver os usuários trouxe informações relevantes para o projeto e é extremamente benéfico para envolver usuários sem um nível de especialização. Acredita-se que o teste de conceito seja eficaz para que a equipe de desenvolvedores envolva os usuários em seus projetos por meio de protótipos, mas deve funcionar como um complemento aos métodos de gerenciamento de requisitos nas demais etapas de desenvolvimento.Including information about users\' needs in for-profit products is fundamental for User-Centered Design (UCD). However, in the current literature there is a lack of methods to help developers to involve users and collect such information in the initial phase of the Product Development Process (PDP), when the product concept still needs improvement. This lack is most critical when developers and engineers have little or no experience in engaging users in the PDP. This work presents a new version of the Concept Test method to evaluate the product concept through the involvement of users with low-fidelity prototypes. The new version of the method was used in a case research with engineering students in a learning environment at a Brazilian public university. The qualitative analysis of the case research took place through the observers\' audios, the results of the method table and reports from the engineering students. These data revealed the effectiveness of the Concept Test method to assist groups of developers with no experience using prototypes and the UCD approach. The use of prototype functions to involve users has brought relevant information to the project and is extremely beneficial for involving users without a level of expertise. The concept test is believed to be effective for the developer team to involve users in their projects through prototypes, but it should work as a complement o the requirements management methods in the other stages of development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Janaina Mascarenhas Hornos daPonciano, Thales Martins2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-07022022-172521/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-10T19:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022022-172521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-10T19:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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