A atuação do agente comunitário de saúde em São Bernardo do Campo: possibilidades e limites para a promoção da saúde.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-21112006-102019/ |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo caracterizar o perfil dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), identificando as ações realizadas e analisando-as à luz do paradigma da Promoção da saúde. Para isso optou-se por uma pesquisa exploratória do tipo quanti-qualitativa, realizada com todos os ACS das 15 equipes de PACS, num total de 241 ACS, do município de São Bernardo do Campo (SP). A coleta de dados foi pela aplicação de um questionário para a caracterização dos ACS e um formulário baseado nas competências preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), que buscou identificar as ações que este profissional realiza, bem como a freqüência com a qual executa essas ações. O conteúdo dos instrumentos de coleta foi organizado e analisado no programa computacional SPSS. Como resultado da análise evidenciou-se que a maioria dos ACS é constituída de mulheres, com idade média de 33 anos, com união conjugal, de raça branca e parda, nascidas na região Sudeste, zona urbana, com ensino médio completo e curso profissionalizante, com participação em um trabalho formal antes de ser ACS e que vivem com média de 3 salários mínimos. Em média, moram há 15 anos no bairro onde trabalham, sendo que há 4 anos trabalham como ACS. A forma de participação comunitária na vida pessoal que mais se destaca é a ligada a grupos religiosos. As competências preconizadas pelo MS: \"Integração da equipe com a população local\"; \"Prevenção e monitoramento de risco ambiental e sanitário\" e \"Prevenção e monitoramento a grupos específicos e morbidades\" são em sua maioria realizadas pelos ACS, enquanto que as de \"Planejamento e avaliação das ações de saúde\" e \"Promoção da saúde\" são realizadas de forma heterogênea pelo Município. Partindo-se do princípio que as estratégias de Promoção da saúde necessitam, entre outros fatores, das políticas públicas para concretizar suas ações, concluiu-se pela necessidade de se realizar um planejamento das ações do ACS que seja comum a todo o Município, pela importância de se fortalecer a competência do ACS para a Promoção da saúde, de forma que esta possa encaminhar para o empowerment da comunidade e para a intersetorialidade. |
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A atuação do agente comunitário de saúde em São Bernardo do Campo: possibilidades e limites para a promoção da saúde.The performance of the Community health workers: possibilities and limit to Health Promotion.Agentes comunitários de saúdeCollective healthCommunity health workersHealth promotionPromoção da saúdeSaúde coletivaA pesquisa tem como objetivo caracterizar o perfil dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), identificando as ações realizadas e analisando-as à luz do paradigma da Promoção da saúde. Para isso optou-se por uma pesquisa exploratória do tipo quanti-qualitativa, realizada com todos os ACS das 15 equipes de PACS, num total de 241 ACS, do município de São Bernardo do Campo (SP). A coleta de dados foi pela aplicação de um questionário para a caracterização dos ACS e um formulário baseado nas competências preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), que buscou identificar as ações que este profissional realiza, bem como a freqüência com a qual executa essas ações. O conteúdo dos instrumentos de coleta foi organizado e analisado no programa computacional SPSS. Como resultado da análise evidenciou-se que a maioria dos ACS é constituída de mulheres, com idade média de 33 anos, com união conjugal, de raça branca e parda, nascidas na região Sudeste, zona urbana, com ensino médio completo e curso profissionalizante, com participação em um trabalho formal antes de ser ACS e que vivem com média de 3 salários mínimos. Em média, moram há 15 anos no bairro onde trabalham, sendo que há 4 anos trabalham como ACS. A forma de participação comunitária na vida pessoal que mais se destaca é a ligada a grupos religiosos. 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Partindo-se do princípio que as estratégias de Promoção da saúde necessitam, entre outros fatores, das políticas públicas para concretizar suas ações, concluiu-se pela necessidade de se realizar um planejamento das ações do ACS que seja comum a todo o Município, pela importância de se fortalecer a competência do ACS para a Promoção da saúde, de forma que esta possa encaminhar para o empowerment da comunidade e para a intersetorialidade.The research has as objective to characterize the profile of the Communitarian Agents of Heath (CAH), identifying the carried through actions and analyzing them in the way of the paradigm of the Health Promotion. For this it was opted to an exploring research of the quanti-qualitative kind, carried through with 241 CAH of the city of São Bernardo do Campo (SP). Collection of data was made through application of questionnaire for characterization of CAH and form based in abilities praised for Ministry of Health (MH), that it searched to identify the actions that this professional carries through, as well as the frequency which executes these actions with. The content of the collection instruments was organized and analyzed in the computational program SPSS. As result of the analysis, it was evidenced that the majority is constituted of women, with average age of 33 years, conjugal union, of white and medium brown race, born in the southeastern region, urban zone, with complete high school education and professionalizing course, with participation in a formal job before being CAH and that they live with average of 3 minimum wages. In average, they live has 15 years in the neighborhood where they work, and it has 4 years they work as CAH. The form of communitarian participation that is more distinguished is bound to religious groups. The abilities praised for the MH: Integration of the team with the local population; Prevention and monitoring of ambiental risk and sanitary; Prevention and monitoring the specific groups and morbidities are in its majority carried through by the CAH while that of planning and the evaluation of the actions of health and promotion of the health they are carried through of heterogeneous form in the city. Considering the strategies of health promotion need, among others factors, of the public politics to materialize its action, it\'s concluded for the necessity to carry through a planning of the actions of the CAH to the health promotion, such that it\'s able to direct to the empowerment of the community and to the action between sectors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFracolli, Lislaine AparecidaSantos, Luciana Patriota Gusmão Soares dos2006-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-21112006-102019/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-21112006-102019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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