Projeto e simulação de um controlador \'fuzzy\' para condução de uma composição ferroviária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GANDARA MENDES, Maria Aparecida Padilha
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-21022024-151925/
Resumo: A operação de trens exige, para seu sucesso, o tratamento de um vasto conjunto de comandos complexos, de difícil assimilação por pessoal sem a devida experiência. Para auxiliar operações ferroviárias, tanto em configurações embarcadas como no treinamento de novos operadores, este trabalho trata do desenvolvimento de um controlador, baseado em Lógica Fuzzy (ou Lógica Difusa). Foi construído um algoritmo de controle no qual a habilidade de um operador experiente é inserida através de conjuntos e regras de inferência, que trabalha apoiado em programa de simulação dinâmica de operações ferroviárias. A sensibilidade do operador é introduzida no modelo através de índices de desempenho, avaliados a cada passo do controle, que devem ser satisfeitos como um conjunto de funções. Os Índices de Desempenho considerados são: garantia de segurança na viagem, minimização dos esforços longitudinais nos engates, otimização da traçabilidade da velocidade ideal, otimização do tempo de percurso e redução de consumo de combustível. As ações de controle são selecionadas a partir de um conjunto de regras, descritas em Lógica Fuzzy, que consideram os resultados dos vários índices. Foram desenvolvidas simulações levando em conta três dos principais tipos de operação para a dinâmica longitudinal de uma composição ferroviária: partida do estado de repouso, viagem em regime e parada. Os resultados obtidos, considerados muito bons, são apresentados e discutidos ao longo do texto
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