A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janiene dos Santos e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03012012-211850/
Resumo: Diante da dificuldade de compreender uma sociedade cada vez mais complexa que reflete comportamentos de consumo múltiplos (inclusive dentro de um mesmo indivíduo, que absorvendo as características da pós-modernidade, é paradoxal), novos métodos de pesquisa são utilizados na tentativa de interpretar com mais precisão o comportamento humano, para analisar suas tendências e transformá-las em diretrizes para as estratégias das marcas. De caráter predominantemente qualitativo e multidisciplinar, a pesquisa de comportamentos emergentes carrega intrinsecamente a tensão dos campos científicos, assim como o Campo da Comunicação, que por envolver diferentes áreas do saber, desempenha, de forma transversal, um papel fundamental na formação, difusão e identificação das tendências socioculturais, fato comprovado por essa dissertação. Por meio de revisão bibliográfica, entrevistas em profundidade, e análise documental, foi possível identificar as definições relacionadas às tendências assim como compreender como elas podem ser aplicadas estrategicamente por empresas de diversos segmentos, para que suas expressividades marcárias, incluindo as ações comunicacionais, sejam sempre relevantes no cenário do consumo. Além disso, verificou-se a ênfase que a comunicação tem no processo pelo qual as tendências se formam e propagam nas dinâmicas sociais. Realizou-se também a identificação e análise dos métodos utilizados pelas empresas especializadas na pesquisa de tendências e constatou-se que um dos principais métodos utilizados é a análise de conteúdo de materiais coletados por monitoramento midiático de diversas áreas da cultura contemporânea, o que, mais uma vez, reforça a importância do campo comunicacional que por abranger práticas culturais como a publicidade, por exemplo, acaba por denunciar o espírito do tempo e os valores em trânsito na sociedade.
id USP_f781a91be62aebeee2ccbdfd8bd2afff
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03012012-211850
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumoA transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumoBrandsCommunicationComportamento de consumoComunicaçãoConsumer behaviorMarcasTendênciasTrendsDiante da dificuldade de compreender uma sociedade cada vez mais complexa que reflete comportamentos de consumo múltiplos (inclusive dentro de um mesmo indivíduo, que absorvendo as características da pós-modernidade, é paradoxal), novos métodos de pesquisa são utilizados na tentativa de interpretar com mais precisão o comportamento humano, para analisar suas tendências e transformá-las em diretrizes para as estratégias das marcas. De caráter predominantemente qualitativo e multidisciplinar, a pesquisa de comportamentos emergentes carrega intrinsecamente a tensão dos campos científicos, assim como o Campo da Comunicação, que por envolver diferentes áreas do saber, desempenha, de forma transversal, um papel fundamental na formação, difusão e identificação das tendências socioculturais, fato comprovado por essa dissertação. Por meio de revisão bibliográfica, entrevistas em profundidade, e análise documental, foi possível identificar as definições relacionadas às tendências assim como compreender como elas podem ser aplicadas estrategicamente por empresas de diversos segmentos, para que suas expressividades marcárias, incluindo as ações comunicacionais, sejam sempre relevantes no cenário do consumo. Além disso, verificou-se a ênfase que a comunicação tem no processo pelo qual as tendências se formam e propagam nas dinâmicas sociais. Realizou-se também a identificação e análise dos métodos utilizados pelas empresas especializadas na pesquisa de tendências e constatou-se que um dos principais métodos utilizados é a análise de conteúdo de materiais coletados por monitoramento midiático de diversas áreas da cultura contemporânea, o que, mais uma vez, reforça a importância do campo comunicacional que por abranger práticas culturais como a publicidade, por exemplo, acaba por denunciar o espírito do tempo e os valores em trânsito na sociedade.As a result of the difficulty of understanding a society increasingly complex which reflects multiple consumer behavior (even within the same person, who absorbs the postmodern paradoxes), new research methods are used to interpret the human behavior accurately, to analyze trends and to turn them into guidelines for the brands strategies. Predominantly qualitative and multidisciplinary, the research of trends carries intrinsically the tension of the scientific fields, as well as the Field of Communication, which involves different areas of knowledge and plays a transversal role in formation, dissemination and identification of the sociocultural trends. Through literature review, in-depth interviews and document analysis, it was possible to identify some definitions for trends and to understand how they can be strategically applied by companies in different areas, including communication and marketing actions, to be always relevant in the consumption scenario. In addition, it was possible to confirm the emphasis that communication has in the formation and diffusion process of the trends in the social dynamics. Besides, it was found that one of the main methods used in the identification of new signs of emerging behaviors and values is the content analysis of materials collected by monitoring the media from different areas of contemporary culture, that reinforces the importance of the communication field, which covers cultural practices as advertising, and consequently expresses the spirit of the time and transitional values in society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSant\'Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues BaironSilva, Janiene dos Santos e2011-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03012012-211850/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-03012012-211850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
title A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
spellingShingle A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
Silva, Janiene dos Santos e
Brands
Communication
Comportamento de consumo
Comunicação
Consumer behavior
Marcas
Tendências
Trends
title_short A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
title_full A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
title_fullStr A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
title_full_unstemmed A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
title_sort A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo
author Silva, Janiene dos Santos e
author_facet Silva, Janiene dos Santos e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sant\'Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janiene dos Santos e
dc.subject.por.fl_str_mv Brands
Communication
Comportamento de consumo
Comunicação
Consumer behavior
Marcas
Tendências
Trends
topic Brands
Communication
Comportamento de consumo
Comunicação
Consumer behavior
Marcas
Tendências
Trends
description Diante da dificuldade de compreender uma sociedade cada vez mais complexa que reflete comportamentos de consumo múltiplos (inclusive dentro de um mesmo indivíduo, que absorvendo as características da pós-modernidade, é paradoxal), novos métodos de pesquisa são utilizados na tentativa de interpretar com mais precisão o comportamento humano, para analisar suas tendências e transformá-las em diretrizes para as estratégias das marcas. De caráter predominantemente qualitativo e multidisciplinar, a pesquisa de comportamentos emergentes carrega intrinsecamente a tensão dos campos científicos, assim como o Campo da Comunicação, que por envolver diferentes áreas do saber, desempenha, de forma transversal, um papel fundamental na formação, difusão e identificação das tendências socioculturais, fato comprovado por essa dissertação. Por meio de revisão bibliográfica, entrevistas em profundidade, e análise documental, foi possível identificar as definições relacionadas às tendências assim como compreender como elas podem ser aplicadas estrategicamente por empresas de diversos segmentos, para que suas expressividades marcárias, incluindo as ações comunicacionais, sejam sempre relevantes no cenário do consumo. Além disso, verificou-se a ênfase que a comunicação tem no processo pelo qual as tendências se formam e propagam nas dinâmicas sociais. Realizou-se também a identificação e análise dos métodos utilizados pelas empresas especializadas na pesquisa de tendências e constatou-se que um dos principais métodos utilizados é a análise de conteúdo de materiais coletados por monitoramento midiático de diversas áreas da cultura contemporânea, o que, mais uma vez, reforça a importância do campo comunicacional que por abranger práticas culturais como a publicidade, por exemplo, acaba por denunciar o espírito do tempo e os valores em trânsito na sociedade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03012012-211850/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03012012-211850/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090323998048256