Modelagem sistêmica e planejamento logístico da cadeia de suprimentos de petróleo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ono, Ricardo Terumichi
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-15052007-170034/
Resumo: O estudo da cadeia de suprimentos do petróleo envolve uma série de subsistemas que interagem entre si nos processos de exploração, transferência do petróleo para os terminais, armazenagem em tanques e transferência para as refinarias. Tais subsistemas devem ser estudados com um grau de detalhe de tal forma a elucidar todas as características que regem cada um dos processos, buscando identificar condições ideais, ótimas e principalmente as interferências que ocorrem dentro e entre cada um deles a fim de compor um projeto da cadeia de suprimentos. Nesse contexto, o presente trabalho pretende examinar as características dos principais subsistemas que compõem o segmento upstream, cujo escopo abrange desde o subsistema de produção das plataformas até o envio do petróleo para as refinarias, com destaque para o subsistema de transporte marítimo que é o elo vital e talvez o maior gargalo no escoamento do petróleo. A metodologia a ser empregada compatibiliza decisões em níveis de planejamento hierárquico distintos, buscando inicialmente identificar o dimensionamento dos principais recursos no plano estratégico e posteriormente efetuar a programação dos mesmos em nível tático/operacional. Os modelos computacionais foram desenvolvidos utilizando o software ARENA, versão 5.0. e o CPLEX, versão 10.0, para os modelos de simulação e otimizante, respectivamente. As ferramentas criadas permitiram efetuar análises de dimensionamentos dos recursos envolvidos tais como capacidades e subdivisões dos tanques de armazenagem das plataformas, terminais e refinarias, alocação dos navios e seqüências de bombeamento. Concomitantemente, foi possível avaliar o grau de relevância dos parâmetros de entrada, tais como o porte e a velocidade dos navios, o nível de tancagem das plataformas e dos terminais, os tempos de carga e descarga nos terminais e as políticas de bombeamento dos terminais para as refinarias, bem como avaliar os impactos na modificação dos mesmos. O modelo otimizante foi adotado para ratificar ou aprimorar o resultado apresentado pelo modelo de simulação, completando a ferramenta de apoio à decisão que possibilita analisar cada cenário rodado e compor o projeto da cadeia de suprimentos de petróleo.
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