Análise de sentimentos para o mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valcareggi, Samuel Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-24012023-165235/
Resumo: O presente estudo visa esclarecer se notícias econômicas, boas ou ruins, impactam no Índice BOVESPA de diferentes maneiras dependendo do cenário econômico. Para inferir sobre a negatividade ou positividade das notícias se constrói um Índice de sentimentos com base em 104.290 notícias divulgadas sobre a economia brasileira de jornais de grande circulação. Os resultados apontam que períodos de dispersão entre os índices coincidem com os períodos de instabilidade, crises ou incertezas. Em períodos de estabilidade os índices andam conjuntamente, ou seja, o Índice BOVESPA e o Índice de sentimentos reagem proporcionalmente e na mesma direção. Para o período analisado, em um cenário econômico favorável, as notícias pessimistas entre 2004 e 2009 não foram capazes de influenciar a crescente do IBOV. Entre 2009 e 2017, as notícias boas em um cenário econômico desfavorável não foram capazes de impulsionar o IBOV. A partir desse período o IBOV reage desproporcionalmente em relação as notícias boas.
id USP_f7daab5206f83b65f11ef0c9c2fadb09
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24012023-165235
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise de sentimentos para o mercado brasileiroSentiment Analysis for the brazilian marketAnálise de sentimentosBOVESPA indexBrazilian economyEconomia brasileiraÍndice BOVESPASentiment analysisO presente estudo visa esclarecer se notícias econômicas, boas ou ruins, impactam no Índice BOVESPA de diferentes maneiras dependendo do cenário econômico. Para inferir sobre a negatividade ou positividade das notícias se constrói um Índice de sentimentos com base em 104.290 notícias divulgadas sobre a economia brasileira de jornais de grande circulação. Os resultados apontam que períodos de dispersão entre os índices coincidem com os períodos de instabilidade, crises ou incertezas. Em períodos de estabilidade os índices andam conjuntamente, ou seja, o Índice BOVESPA e o Índice de sentimentos reagem proporcionalmente e na mesma direção. Para o período analisado, em um cenário econômico favorável, as notícias pessimistas entre 2004 e 2009 não foram capazes de influenciar a crescente do IBOV. Entre 2009 e 2017, as notícias boas em um cenário econômico desfavorável não foram capazes de impulsionar o IBOV. A partir desse período o IBOV reage desproporcionalmente em relação as notícias boas.The present study aims to clarify whether good or bad economic news impacts the BOVESPA Index in different ways depending on the economic scenario. To infer about the negativity or positivity of economic news, a sentiment index is built based on 104.290 news items published about the Brazilian economy published by four big journals. The results pointed that periods of dispersion between the indices coincide with periods of instability, crisis or uncertainty. In periods of stability, the indices move together, that is, the BOVESPA Index and the Sentiment Index react proportionally and in the same direction. growing IBOV. Between 2009 and 2017, the good news in an unfavorable economic scenario was not able to boost the IBOV. From that period on, the IBOV reacts disproportionately to good news.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLaurini, Marcio PolettiValcareggi, Samuel Martins2022-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-24012023-165235/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-30T13:41:18Zoai:teses.usp.br:tde-24012023-165235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-30T13:41:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
Sentiment Analysis for the brazilian market
title Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
spellingShingle Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
Valcareggi, Samuel Martins
Análise de sentimentos
BOVESPA index
Brazilian economy
Economia brasileira
Índice BOVESPA
Sentiment analysis
title_short Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
title_full Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
title_fullStr Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
title_full_unstemmed Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
title_sort Análise de sentimentos para o mercado brasileiro
author Valcareggi, Samuel Martins
author_facet Valcareggi, Samuel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laurini, Marcio Poletti
dc.contributor.author.fl_str_mv Valcareggi, Samuel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de sentimentos
BOVESPA index
Brazilian economy
Economia brasileira
Índice BOVESPA
Sentiment analysis
topic Análise de sentimentos
BOVESPA index
Brazilian economy
Economia brasileira
Índice BOVESPA
Sentiment analysis
description O presente estudo visa esclarecer se notícias econômicas, boas ou ruins, impactam no Índice BOVESPA de diferentes maneiras dependendo do cenário econômico. Para inferir sobre a negatividade ou positividade das notícias se constrói um Índice de sentimentos com base em 104.290 notícias divulgadas sobre a economia brasileira de jornais de grande circulação. Os resultados apontam que períodos de dispersão entre os índices coincidem com os períodos de instabilidade, crises ou incertezas. Em períodos de estabilidade os índices andam conjuntamente, ou seja, o Índice BOVESPA e o Índice de sentimentos reagem proporcionalmente e na mesma direção. Para o período analisado, em um cenário econômico favorável, as notícias pessimistas entre 2004 e 2009 não foram capazes de influenciar a crescente do IBOV. Entre 2009 e 2017, as notícias boas em um cenário econômico desfavorável não foram capazes de impulsionar o IBOV. A partir desse período o IBOV reage desproporcionalmente em relação as notícias boas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-24012023-165235/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-24012023-165235/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091031626416128