A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Miguel José Garcia Martins de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-28062021-115346/
Resumo: Este trabalho tem como principal objeto de investigação as particularidades que caracterizam a Pedagogia Waldorf para, em seguida, analisar a forma como elas se realizam no ensino da disciplina de Geografia ao longo dos anos do Ensino Médio. Com tal intento, esta pesquisa começa com um resgate histórico que situa a criação da Pedagogia Waldorf em 1919 pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) em um contexto de intensas transformações e revoluções sociais, científicas, filosóficas e pedagógicas, e, em seguida, busca compreender a vinda desse sistema pedagógico para o Brasil na década de 50 e maior expansão a partir dos anos 90. Em seguida, a investigação segue com a exploração de alguns dos principais elementos que caracterizam a Pedagogia Waldorf a partir da análise do ensino por meio de faixas etárias os chamados setênios ; a busca de uma formação integral do estudante a partir dos âmbitos do pensar, sentir e querer; e a concepção de currículo que embasa a pedagogia. Em um terceiro momento, a disciplina de Geografia dentro da Pedagogia Waldorf é estudada por meio das indicações curriculares e metodológicas, especialmente nos anos do Ensino Médio, e pela maneira como ela se insere dentro de um modelo de aula de ciências desse sistema pedagógico. Por fim, a maneira como teoria e prática sobre a Pedagogia Waldorf se realiza por meio das aulas de Geografia no Ensino Médio é explorada por meio de entrevistas e relato de professores que atuam ou já atuaram com essa disciplina nesse modelo pedagógico.
id USP_f7ea3fa343da7bd0d0b3aa06f0d5f4b5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28062021-115346
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas WaldorfThe discipline of geography in the context of Waldorf schools high schoolCurrículoCurriculumEnsino médioGeografiaGeographyHigh schoolPedagogia WaldorfWaldorf pedagogyEste trabalho tem como principal objeto de investigação as particularidades que caracterizam a Pedagogia Waldorf para, em seguida, analisar a forma como elas se realizam no ensino da disciplina de Geografia ao longo dos anos do Ensino Médio. Com tal intento, esta pesquisa começa com um resgate histórico que situa a criação da Pedagogia Waldorf em 1919 pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) em um contexto de intensas transformações e revoluções sociais, científicas, filosóficas e pedagógicas, e, em seguida, busca compreender a vinda desse sistema pedagógico para o Brasil na década de 50 e maior expansão a partir dos anos 90. Em seguida, a investigação segue com a exploração de alguns dos principais elementos que caracterizam a Pedagogia Waldorf a partir da análise do ensino por meio de faixas etárias os chamados setênios ; a busca de uma formação integral do estudante a partir dos âmbitos do pensar, sentir e querer; e a concepção de currículo que embasa a pedagogia. Em um terceiro momento, a disciplina de Geografia dentro da Pedagogia Waldorf é estudada por meio das indicações curriculares e metodológicas, especialmente nos anos do Ensino Médio, e pela maneira como ela se insere dentro de um modelo de aula de ciências desse sistema pedagógico. Por fim, a maneira como teoria e prática sobre a Pedagogia Waldorf se realiza por meio das aulas de Geografia no Ensino Médio é explorada por meio de entrevistas e relato de professores que atuam ou já atuaram com essa disciplina nesse modelo pedagógico.This work has as its main object of investigation the particularities that characterize Waldorf Pedagogy to, then, analyze the way they are carried out in the teaching of the discipline of Geography throughout the years of High School. With this intent, this research begins with a historical rescue that situates the creation of Waldorf Education in 1919 by the Austrian Rudolf Steiner (1861-1925) in a context of intense social, scientific, philosophical and pedagogical transformations and revolutions, and then seeks to understand the coming of this pedagogical system to Brazil in the 1950s and further expansion from the 1990s. Then, the investigation continues with the exploration of some of the main elements that characterize Waldorf Education from the analysis of teaching through age groups - the so-called seven-years stages -; the search for a comprehensive education of the student from the spheres of thinking, feeling and wanting; and the curriculum design that underlies pedagogy. In a third moment, the discipline of Geography within Waldorf Pedagogy is studied by means of curricular and methodological indications, especially in the years of High School, and how it fits into a model of science class of this pedagogical system. Finally, the way in which theory and practice about Waldorf Pedagogy takes place through Geography classes in High School is explored through interviews and reports from teachers who work or have worked with this discipline in this pedagogical model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacete, Nuria HangleiOliveira, Miguel José Garcia Martins de2021-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-28062021-115346/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-28T21:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-28062021-115346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-28T21:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
The discipline of geography in the context of Waldorf schools high school
title A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
spellingShingle A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
Oliveira, Miguel José Garcia Martins de
Currículo
Curriculum
Ensino médio
Geografia
Geography
High school
Pedagogia Waldorf
Waldorf pedagogy
title_short A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
title_full A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
title_fullStr A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
title_full_unstemmed A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
title_sort A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
author Oliveira, Miguel José Garcia Martins de
author_facet Oliveira, Miguel José Garcia Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cacete, Nuria Hanglei
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Miguel José Garcia Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Curriculum
Ensino médio
Geografia
Geography
High school
Pedagogia Waldorf
Waldorf pedagogy
topic Currículo
Curriculum
Ensino médio
Geografia
Geography
High school
Pedagogia Waldorf
Waldorf pedagogy
description Este trabalho tem como principal objeto de investigação as particularidades que caracterizam a Pedagogia Waldorf para, em seguida, analisar a forma como elas se realizam no ensino da disciplina de Geografia ao longo dos anos do Ensino Médio. Com tal intento, esta pesquisa começa com um resgate histórico que situa a criação da Pedagogia Waldorf em 1919 pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) em um contexto de intensas transformações e revoluções sociais, científicas, filosóficas e pedagógicas, e, em seguida, busca compreender a vinda desse sistema pedagógico para o Brasil na década de 50 e maior expansão a partir dos anos 90. Em seguida, a investigação segue com a exploração de alguns dos principais elementos que caracterizam a Pedagogia Waldorf a partir da análise do ensino por meio de faixas etárias os chamados setênios ; a busca de uma formação integral do estudante a partir dos âmbitos do pensar, sentir e querer; e a concepção de currículo que embasa a pedagogia. Em um terceiro momento, a disciplina de Geografia dentro da Pedagogia Waldorf é estudada por meio das indicações curriculares e metodológicas, especialmente nos anos do Ensino Médio, e pela maneira como ela se insere dentro de um modelo de aula de ciências desse sistema pedagógico. Por fim, a maneira como teoria e prática sobre a Pedagogia Waldorf se realiza por meio das aulas de Geografia no Ensino Médio é explorada por meio de entrevistas e relato de professores que atuam ou já atuaram com essa disciplina nesse modelo pedagógico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-28062021-115346/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-28062021-115346/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257435975188480