Saúde sexual e pandemia de COVID-19: limites e possibilidades nas estratégias mobilizadas por lideranças jovens na educação popular para prevenção às IST/HIV em uma favela de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Jardim dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-06082024-142705/
Resumo: Introdução: A emergência da crise sanitária, social e política da pandemia da COVID-19 em 2020 aprofundou a desigualdade de renda e de gênero, especialmente nas periferias. Ao mesmo tempo, aprofundou a precarização da resposta à pandemia da IST/Aids que seguiu afetando significativamente os jovens brasileiros, sem acesso a insumos de prevenção e a educação sexual, sob ataque de governos conservadores desde 2016. Como responder a esse contexto sindêmico e de crescente negligência de direitos fundamentais, como o direito a saúde integral, em especial à saúde sexual? Este estudo descreve limites e possibilidades das estratégias implementadas por jovens lideranças dedicadas à prevenção do HIV/Aids em favela do município de São Paulo neste contexto, focalizando os primeiros anos da pandemia de COVID-19. Métodos: A pesquisa realizada de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, estruturou a observação etnográfica, e e-etnográfica on-line quando necessário, do engajamento comunitário coordenado pela Associação de Moradores para a promoção da saúde, inclusive sexual, que articulou a participação de 9 jovens aprendizes (16-18 anos) majoritariamente negros/negras, moradores no território. Como pesquisador-participante, produzi descrições densas do cotidiano desde o desenho do projeto. Atravessados pela COVID, registrei cenas cotidianas dos jovens, a falta de acesso à internet, a preparação das intervenções para combater fakenews, promoção da prevenção da COVID-19 e de educação popular para prevenção integral incluindo IST/AIDS, gravidez na adolescência, idealizadas e executadas pelos aprendizes em ambientes on-line e presencial. Resultados: Conteúdos sobre prevenção de HIV, outras IST, gravidez e COVID-19, foram divulgados nas redes sociais e por estratégias circunscritas aos limites da vida no território da favela. Lidando com o medo e a pauperização, coproduziram programas da rádio comunitária e participaram trazendo a prevenção integral às ações da Associação (contra fome, violência policial, memória aos mortos da pandemia, prevenção) usando a comunicação através de carros de som enfrentando o difícil acesso à internet. Antes da vacinação anti COVID-19, realizaram ações presenciais no território, distribuindo informações baseadas no consenso científico, preservativos, máscaras faciais, materiais informativos sobre prevenção às IST/AIDS. As principais barreiras para implementar a integralidade da prevenção foram a infodemia e negacionismo científico, o racismo estrutural, a precariedade de infraestrutura e acesso à internet, a desigualdade de gênero e o temor da moralização das experiências sexuais durante o distanciamento físico. A pungente desigualdade de gênero impactou a participação das jovens mulheres no projeto Conclusões: A articulação da Educação Popular em Saúde e da Pedagogia da Esperança freireana, combinada com análises da vulnerabilidade implementadas localmente no território, produziu ações em saúde baseada nos princípios dos Direitos Humanos demonstrando-se muito produtiva na promoção da saúde sexual em contexto sindêmico acompanhado de crise social. As cenas no território como unidade de análise e intervenção, a participação, promoção de saúde de pares de idade, aliada à articulação com parceiros na vida comunitária-territorial, além do acesso a informações cientificamente embasadas sustentaram a promoção da saúde sexual no território da favela nos momentos agudos da pandemia de COVID-19
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spelling Saúde sexual e pandemia de COVID-19: limites e possibilidades nas estratégias mobilizadas por lideranças jovens na educação popular para prevenção às IST/HIV em uma favela de São PauloSexual health and the COVID-19 pandemic: limits and possibilities in the strategies mobilised by youth leaders in popular education for STI/HIV prevention in a São Paulo favelaAdolescent healthCOVID-19COVID-19Direitos HumanosGravidez na adolescênciaHIV/AIDSHIV/AIDSHuman rightsISTJovem adultoPesquisa qualitativaPregnancy in adolescencePrevenção primáriaPrimary preventionQualitative researchSaúde do adolescenteSTIYoung adultIntrodução: A emergência da crise sanitária, social e política da pandemia da COVID-19 em 2020 aprofundou a desigualdade de renda e de gênero, especialmente nas periferias. Ao mesmo tempo, aprofundou a precarização da resposta à pandemia da IST/Aids que seguiu afetando significativamente os jovens brasileiros, sem acesso a insumos de prevenção e a educação sexual, sob ataque de governos conservadores desde 2016. Como responder a esse contexto sindêmico e de crescente negligência de direitos fundamentais, como o direito a saúde integral, em especial à saúde sexual? Este estudo descreve limites e possibilidades das estratégias implementadas por jovens lideranças dedicadas à prevenção do HIV/Aids em favela do município de São Paulo neste contexto, focalizando os primeiros anos da pandemia de COVID-19. Métodos: A pesquisa realizada de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, estruturou a observação etnográfica, e e-etnográfica on-line quando necessário, do engajamento comunitário coordenado pela Associação de Moradores para a promoção da saúde, inclusive sexual, que articulou a participação de 9 jovens aprendizes (16-18 anos) majoritariamente negros/negras, moradores no território. Como pesquisador-participante, produzi descrições densas do cotidiano desde o desenho do projeto. Atravessados pela COVID, registrei cenas cotidianas dos jovens, a falta de acesso à internet, a preparação das intervenções para combater fakenews, promoção da prevenção da COVID-19 e de educação popular para prevenção integral incluindo IST/AIDS, gravidez na adolescência, idealizadas e executadas pelos aprendizes em ambientes on-line e presencial. Resultados: Conteúdos sobre prevenção de HIV, outras IST, gravidez e COVID-19, foram divulgados nas redes sociais e por estratégias circunscritas aos limites da vida no território da favela. Lidando com o medo e a pauperização, coproduziram programas da rádio comunitária e participaram trazendo a prevenção integral às ações da Associação (contra fome, violência policial, memória aos mortos da pandemia, prevenção) usando a comunicação através de carros de som enfrentando o difícil acesso à internet. Antes da vacinação anti COVID-19, realizaram ações presenciais no território, distribuindo informações baseadas no consenso científico, preservativos, máscaras faciais, materiais informativos sobre prevenção às IST/AIDS. As principais barreiras para implementar a integralidade da prevenção foram a infodemia e negacionismo científico, o racismo estrutural, a precariedade de infraestrutura e acesso à internet, a desigualdade de gênero e o temor da moralização das experiências sexuais durante o distanciamento físico. A pungente desigualdade de gênero impactou a participação das jovens mulheres no projeto Conclusões: A articulação da Educação Popular em Saúde e da Pedagogia da Esperança freireana, combinada com análises da vulnerabilidade implementadas localmente no território, produziu ações em saúde baseada nos princípios dos Direitos Humanos demonstrando-se muito produtiva na promoção da saúde sexual em contexto sindêmico acompanhado de crise social. As cenas no território como unidade de análise e intervenção, a participação, promoção de saúde de pares de idade, aliada à articulação com parceiros na vida comunitária-territorial, além do acesso a informações cientificamente embasadas sustentaram a promoção da saúde sexual no território da favela nos momentos agudos da pandemia de COVID-19Introduction: The emergence of the health, social and political crisis of the COVID-19 pandemic in 2020 has deepened income and gender inequality, especially in the peripheries. At the same time, it has deepened the precariousness of the STI/AIDS pandemic response, which has continued to significantly affect young Brazilians, without access to prevention supplies and sex education, under attack by conservative governments since 2016. How can we respond to this syndemic context and the growing neglect of fundamental rights, such as the right to comprehensive health, especially sexual health? This study describes the limits and possibilities of the strategies implemented by young leaders dedicated to HIV/AIDS prevention in a favela in the municipality of São Paulo in this context, focusing on the early years of the COVID-19 pandemic. Methods: The research, carried out from January 2020 to December 2021, structured the ethnographic observation, and online \"e-ethnographic\" when necessary, of the community engagement coordinated by the residents\' Association for the promotion of health, including sexual health, which articulated the participation of 9 young apprentices (16-18 years old), mostly black, living in the territory. As a researcher-participant, I have produced dense descriptions of daily life since the project\'s inception. I recorded everyday scenes of young people affected by COVID-19, the impacts of internet access lack, the preparation of interventions to face fakenews, promotion of COVID-19 prevention and popular education for comprehensive prevention including STIs, AIDS and teenage pregnancy, devised and executed by the apprentices in online and face-to-face environments. Results: Content on the prevention of HIV, other STIs, pregnancy and COVID-19, were disseminated on social networks and by strategies circumscribed to the limits of life in the favela territory. Dealing with fear and impoverishment, the young aprendices co-produced community radio programmes and took part in bringing comprehensive prevention to the Association\'s actions (against hunger, police violence, remembrance of the dead of the pandemic, prevention) using communication through loudspeakers, facing difficult access to the internet. Before the COVID-19 vaccination, they carried out face-to-face actions in the territory, distributing information based on scientific consensus, condoms, face masks and information materials on STI/AIDS prevention. The main barriers to implementing comprehensive prevention were infodemic and scientific denialism, structural racism, precarious infrastructure and internet access, gender inequality and fear of the moralisation of sexual experiences during physical distancing. Poignant gender inequality impacted on the young women\'s participation in the project. Conclusions: The articulation of Popular Health Education and Freire\'s Pedagogy of Hope, combined with analyses of vulnerability implemented locally in the territory, produced health actions based on the principles of Human Rights, proving to be very productive in promoting sexual health in a syndemic context accompanied by social crisis. The scenes in the territory as a unit of analysis and intervention, the participation, health promotion for peers of age, allied to the articulation with partners in community-territorial life, as well as access to scientifically based information supported the promotion of sexual health in the favela territory in the acute moments of the COVID-19 pandemic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaiva, Vera Silvia FacciollaSantos, Marcelo Jardim dos2024-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-06082024-142705/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:12:40Zoai:teses.usp.br:tde-06082024-142705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:12:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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