A influência de manipulações de parâmetros de estrutura musical de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-27112020-130147/ |
Resumo: | Distintos parâmetros de estrutura musical, como modo e andamento, e suas respectivas mudanças geram diferentes percepções temporais em ouvintes. O foco maior de estudos envolvendo música e tempo subjetivo foi na manipulação dos modos maior (jônio) e menor (eólio), e nos andamentos lento e rápido. O objetivo do presente estudo foi verificar se os modos jônio, dórico, mixolídio e eólio, executados em três andamentos diferentes (lento, moderado e rápido), podem afetar diferentemente a percepção subjetiva de tempo. Foram 50 participantes, universitários da USP- Campus Ribeirão Preto, de ambos os sexos, sem experiência em estudos musicais e sem problemas auditivos. O experimento ocorreu em sala experimental silenciosa, do Laboratório de Processos associativos, Controle Temporal e Memória. Através do paradigma prospectivo, foi empregado o método de reprodução, no qual cada participante ouviu 12 trechos musicais, um de cada vez, e após cada trecho, reproduziu sua duração. Os resultados não mostraram diferenças entre os modos e não mostraram interação entre modo e andamento. Os dados mostraram diferença entre os andamentos, sendo que os trechos musicais executados em andamento lento sofreram maior distorção na estimativa temporal em relação aos andamentos moderado e rápido, respectivamente. |
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A influência de manipulações de parâmetros de estrutura musical de modo e andamento na percepção subjetiva de tempoThe influence of manipulations of musical structure parameters of mode and tempo on the subjective perception of timeAndamentoEmoçãoEmotionModeModoMusicMúsicaMusical structure parametersParâmetros de estrutura musicalSubjective timeTempo subjetivoTimeDistintos parâmetros de estrutura musical, como modo e andamento, e suas respectivas mudanças geram diferentes percepções temporais em ouvintes. O foco maior de estudos envolvendo música e tempo subjetivo foi na manipulação dos modos maior (jônio) e menor (eólio), e nos andamentos lento e rápido. O objetivo do presente estudo foi verificar se os modos jônio, dórico, mixolídio e eólio, executados em três andamentos diferentes (lento, moderado e rápido), podem afetar diferentemente a percepção subjetiva de tempo. Foram 50 participantes, universitários da USP- Campus Ribeirão Preto, de ambos os sexos, sem experiência em estudos musicais e sem problemas auditivos. O experimento ocorreu em sala experimental silenciosa, do Laboratório de Processos associativos, Controle Temporal e Memória. Através do paradigma prospectivo, foi empregado o método de reprodução, no qual cada participante ouviu 12 trechos musicais, um de cada vez, e após cada trecho, reproduziu sua duração. Os resultados não mostraram diferenças entre os modos e não mostraram interação entre modo e andamento. Os dados mostraram diferença entre os andamentos, sendo que os trechos musicais executados em andamento lento sofreram maior distorção na estimativa temporal em relação aos andamentos moderado e rápido, respectivamente.Different parameters of musical structure, such as mode and tempo, and their respective changes generate different temporal perceptions in listeners. The main focus of studies involving music and subjective time was on manipulating the major (Ionian) and minor (Aeolian) modes, and the slow and fast tempi. The objective of the present study was to verify if the Ionian, Doric, Mixolydian and Aeolian modes, executed in three different tempi (slow, moderate and fast), can affect the subjective perception of time differently. There were 50 participants, university students from USP- Campus Ribeirão Preto, of both sexes, without experience in musical studies and without hearing problems. The experiment took place in a silent experimental room, at the Laboratory of Associative Processes, Temporal Control and Memory. Through the prospective paradigm, the reproduction method was used, in which each participant listened to 12 musical excerpt, one at a time, and after each excerpt, reproduced their duration. The results showed no differences between modes and did not show any interaction between mode and tempo. The data showed a difference between the tempi, and the musical excepts performed in slow tempo suffered greater distortion in the temporal estimate in relation to the moderate and fast tempo, respectively.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Jose Lino OliveiraRamos, DaniloPereira, Leandro Augusto Santos2020-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-27112020-130147/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-25T18:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-27112020-130147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-25T18:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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