Caracterização do perfil linguístico de crianças com Sequência de Robin isolada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Maria Gabriela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-28102021-121342/
Resumo: A Sequência de Robin (SR) pode ser caracterizada por micrognatia, glossoptose com, ou sem, fissura de palato, de forma isolada ou em associação a outras anomalias congênitas ou síndromes genéticas. Quando ocorre isoladamente é denominada Sequência de Robin isolada (SRI). O objetivo desse estudo é caracterizar as habilidades de linguagem nas modalidades oral e escrita, em crianças com SRI. Participaram 38 crianças com diagnóstico genético-clínico de SRI. A amostra foi dividida em 15 crianças de 3 a 6 anos (Grupo 1) e 23 crianças de 7 a 12 anos (Grupo 2) com SRI. Os grupos foram submetidos a diferentes protocolos de avaliação, baseados nos marcos de desenvolvimento, composto por Teste de Screnning de Desenvolvimento de Denver II (TSDDII), Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (CDI), Teste de Linguagem Infantil (ABFW) - item fonologia, Teste de Desempenho Escolar (TED), Teste Token e Childhood Autism Rating Scale (CARS) Versão padronizada para o Brasil. No Grupo 1, 60% das crianças apresentaram risco para atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, sendo a linguagem a habilidade mais prejudicada no TSDDII; no aspecto lexical, todas as crianças obtiveram desempenho adequado no TVIP e no CDI, a média de palavras no vocabulário receptivo (compreende) foi de 377,87 e no expressivo (compreende e fala) foi de 352,53. No ABFW-Fonologia foram observados 14 processos produtivos no Grupo 1, sendo a simplificação de encontro consonantal a mais frequente; o grau de inteligibilidade de fala da maioria das crianças foi classificado como leve. Não houve relação entre a gravidade de glossoptose e as habilidades investigadas. Houve correlação entre a idade em que foi realizada a palatoplastia primária e o desempenho no TVIP (p=0,006) e no CDI (p=0,045). No Grupo 2, 82,6% das crianças apresentaram desempenho adequado na compreensão verbal e 86,95% no vocabulário receptivo; com o ABFW-Fonologia foram observados 10 processos produtivos sendo a simplificação de encontro consonantal a mais frequente; o grau de inteligibilidade de fala a maioria das crianças foi classificado como leve. Quanto ao desempenho escolar, 69,56% das crianças apresentaram desempenho dentro do esperado para sua idade escolar, sendo a média de pontos na escrita de 18,47, na leitura de 46,43, na aritmética 14,86 e no global 81,08. Houve correlação entre o desempenho escolar e a gravidade da glossoptose (p=0,042). Observou-se diferença estatisticamente significante na comparação do desempenho das crianças no TVIP com a gravidade da glossoptose (p=0,026). Observada diferença estatisticamente significante na comparação entre o desempenho escolar e a idade da realização da palatoplastia primária (p=0,027). A maioria das crianças com SRI demonstraram desempenho adequado nas provas que exigiam domínio da linguagem receptiva, já quanto a linguagem expressiva o aspecto fonológico foi o mais prejudicado em ambos os grupos. A gravidade da glossoptose e idade da realização da palatoplastia primária podem influenciar o desenvolvimento de linguagem e desempenho escolar.
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Os grupos foram submetidos a diferentes protocolos de avaliação, baseados nos marcos de desenvolvimento, composto por Teste de Screnning de Desenvolvimento de Denver II (TSDDII), Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (CDI), Teste de Linguagem Infantil (ABFW) - item fonologia, Teste de Desempenho Escolar (TED), Teste Token e Childhood Autism Rating Scale (CARS) Versão padronizada para o Brasil. No Grupo 1, 60% das crianças apresentaram risco para atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, sendo a linguagem a habilidade mais prejudicada no TSDDII; no aspecto lexical, todas as crianças obtiveram desempenho adequado no TVIP e no CDI, a média de palavras no vocabulário receptivo (compreende) foi de 377,87 e no expressivo (compreende e fala) foi de 352,53. No ABFW-Fonologia foram observados 14 processos produtivos no Grupo 1, sendo a simplificação de encontro consonantal a mais frequente; o grau de inteligibilidade de fala da maioria das crianças foi classificado como leve. Não houve relação entre a gravidade de glossoptose e as habilidades investigadas. Houve correlação entre a idade em que foi realizada a palatoplastia primária e o desempenho no TVIP (p=0,006) e no CDI (p=0,045). No Grupo 2, 82,6% das crianças apresentaram desempenho adequado na compreensão verbal e 86,95% no vocabulário receptivo; com o ABFW-Fonologia foram observados 10 processos produtivos sendo a simplificação de encontro consonantal a mais frequente; o grau de inteligibilidade de fala a maioria das crianças foi classificado como leve. Quanto ao desempenho escolar, 69,56% das crianças apresentaram desempenho dentro do esperado para sua idade escolar, sendo a média de pontos na escrita de 18,47, na leitura de 46,43, na aritmética 14,86 e no global 81,08. Houve correlação entre o desempenho escolar e a gravidade da glossoptose (p=0,042). Observou-se diferença estatisticamente significante na comparação do desempenho das crianças no TVIP com a gravidade da glossoptose (p=0,026). Observada diferença estatisticamente significante na comparação entre o desempenho escolar e a idade da realização da palatoplastia primária (p=0,027). A maioria das crianças com SRI demonstraram desempenho adequado nas provas que exigiam domínio da linguagem receptiva, já quanto a linguagem expressiva o aspecto fonológico foi o mais prejudicado em ambos os grupos. A gravidade da glossoptose e idade da realização da palatoplastia primária podem influenciar o desenvolvimento de linguagem e desempenho escolar.The Robin Sequence may be characterized by micrognathia, glossoptosis with or without cleft palate, isolated or in association with other congenital anomalies or genetic syndromes. When it occurs unattended it is called isolated Robin Sequence. The aim of this study was to characterize oral and written language skills in children with Isolated Robin Sequence. Thirty-eight children with clinical-genetic diagnosis of the Robin Sequence in its isolated form participated. The sample was divided into 15 children aged 3 to 6 years (G1) and 23 children aged 7 to 12 years (G2). The groups underwent different assessment protocols: Screening Developmental test Denver II, Peabody Imaging Vocabulary Test, MacArthur Communicative Development Inventory (ICD), Child Language Test - ABFW: phonology item, School Performance Test, Token Test and Childhood Autism Rating Scale - Standardized Version for Brazil. In Group 1, 60% of the children presented risk of neuropsychomotor developmental delay, being a language of impaired ability in TTDDII; in lexical aspect, all children obtained adequate performance, the mean words in receptive vocabulary (understood) was 377.87 and expressive (understood and soken) vocabulary was 352.53. In ABFW- phonology, 14 production processes were observed in Group 1, being a simplification of consonant teh most frequent meeting; Children\'s speech intelligibility was classified as mild. There was no relationship between glossoptosis severity and investigated skills. There was a correlation between the age at which the primary palatoplasty was performed and the performance on receptive vocabulary (p=0.006) and expressive vocabulary (p=0.045). In Group 2, 82.6% of the children showed adequate performance in verbal comprehension and 86.95% in receptive vocabulary; with ABFW-phonology, 10 substitution processes were observed, being consonantal simplification the most frequent; The most children were classified as mild speech intelligibility Regarding school performance, 69.56% of the children performed as expected for their school and age. There was correlation between school performance and the severity of glossoptosis (p=0.042). A statistically significant difference was observed when comparing the performance of children on receptive vocabular with glossoptosis severity (p=0.026). A statistically significant difference was observed in the comparison between school performance and age of primary palatoplasty (p=0.027). It was concluded that most children with SRI demonstrated adequate performance in tests of receptive language, as expressive language or phonological aspect was more impaired in both Groups. The severity of glossoptosis and the age of primary palatoplasty may influence language development and school performance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaximino, Luciana PaulaCavalheiro, Maria Gabriela2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-28102021-121342/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-28102021-121342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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