Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12042023-125837/
Resumo: Uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli, a partir dos filmes Corumbiara (2009), Martírio (2016) e Adeus, Capitão., no intuito de interrogar seu método de fazer cinema, entre o ativismo indigenista e a reflexão em torno do próprio arquivo, que ele acumulou em mais de três décadas de uso do vídeo. Um cinema no qual o gesto de realizar sons e imagens nasce descolado da concepção de uma obra cinematográfica imaginada a priori; um trabalho cujo propósito ultrapassa o simples fazer filmes, respondendo a critérios para além dos usuais do fazer artístico. Pretende-se traçar um panorama de sua trajetória como ativista e, a partir de um corpo-a-corpo com os três filmes citados, traçar pontos de aproximação entre o seu trabalho e questões do cinema documentário contemporâneo: as relações entre o cineasta e o sujeito filmado, o estatuto da imagem de arquivo e do comentário pessoal na construção do discurso fílmico, os diálogos com o ensaio e a autobiografia.
id USP_f8eec2607b1aba8320e7d62b21a65703
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12042023-125837
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.-cinema-processcinema-processodocumentáriodocumentaryvideo-activismvídeo-ativismoUma análise do cinema-processo de Vincent Carelli, a partir dos filmes Corumbiara (2009), Martírio (2016) e Adeus, Capitão., no intuito de interrogar seu método de fazer cinema, entre o ativismo indigenista e a reflexão em torno do próprio arquivo, que ele acumulou em mais de três décadas de uso do vídeo. Um cinema no qual o gesto de realizar sons e imagens nasce descolado da concepção de uma obra cinematográfica imaginada a priori; um trabalho cujo propósito ultrapassa o simples fazer filmes, respondendo a critérios para além dos usuais do fazer artístico. Pretende-se traçar um panorama de sua trajetória como ativista e, a partir de um corpo-a-corpo com os três filmes citados, traçar pontos de aproximação entre o seu trabalho e questões do cinema documentário contemporâneo: as relações entre o cineasta e o sujeito filmado, o estatuto da imagem de arquivo e do comentário pessoal na construção do discurso fílmico, os diálogos com o ensaio e a autobiografia.An analysis of Vincent Carelli\'s process-cinema, based on Corumbiara, they shoot indians, dont they? (2009), Martyrdom (2016) and Goodbye, Captain., in order to question his method of making films, between indigenous activism and a meditation on his own archive footage, which he amassed over three decades of video-activism. A filmmaking method in which the gesture of recording sound and image is detached from the conception of film as the first product; a work whose purpose goes beyond simple filmmaking, responding to criteria beyond the usual ones of the artistic work. I intend to overview his trajectory as an activist and, through a close look on the three mentioned films, trace points of approximation between his work and issues of contemporary documentary cinema: the relations between the filmmaker and the filmed individuals, the status of archive footage and personal voice over commentary in the construction of the films, as well as the dialogues with the essay and the autobiography tradition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGervaiseau, Henri Pierre Arraes de AlencarMenezes, Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12042023-125837/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-12T17:05:17Zoai:teses.usp.br:tde-12042023-125837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-12T17:05:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
-
title Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
spellingShingle Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
Menezes, Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa
cinema-process
cinema-processo
documentário
documentary
video-activism
vídeo-ativismo
title_short Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
title_full Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
title_fullStr Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
title_full_unstemmed Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
title_sort Para que o mundo prossiga: uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli na trilogia Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão.
author Menezes, Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa
author_facet Menezes, Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv cinema-process
cinema-processo
documentário
documentary
video-activism
vídeo-ativismo
topic cinema-process
cinema-processo
documentário
documentary
video-activism
vídeo-ativismo
description Uma análise do cinema-processo de Vincent Carelli, a partir dos filmes Corumbiara (2009), Martírio (2016) e Adeus, Capitão., no intuito de interrogar seu método de fazer cinema, entre o ativismo indigenista e a reflexão em torno do próprio arquivo, que ele acumulou em mais de três décadas de uso do vídeo. Um cinema no qual o gesto de realizar sons e imagens nasce descolado da concepção de uma obra cinematográfica imaginada a priori; um trabalho cujo propósito ultrapassa o simples fazer filmes, respondendo a critérios para além dos usuais do fazer artístico. Pretende-se traçar um panorama de sua trajetória como ativista e, a partir de um corpo-a-corpo com os três filmes citados, traçar pontos de aproximação entre o seu trabalho e questões do cinema documentário contemporâneo: as relações entre o cineasta e o sujeito filmado, o estatuto da imagem de arquivo e do comentário pessoal na construção do discurso fílmico, os diálogos com o ensaio e a autobiografia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12042023-125837/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12042023-125837/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256891954036736