Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-17012024-090011/ |
Resumo: | Assunto de extrema relevância no que concerne à saúde e ao bem-estar dos ocupantes de uma edificação, a qualidade do ar interior apresenta-se como tema sob crescente foco na sociedade e na área de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Com a pandemia do coronavírus (COVID-19), a questão da qualidade do ar que se respira nos ambientes fechados ganhou ainda mais relevância. Em instituições acadêmicas, além dos aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar dos ocupantes, estudos apontam que a qualidade do ar e as condições de conforto térmico nas salas de aula promovem um impacto direto na capacidade de aprendizado e no desempenho acadêmico dos estudantes, além de contribuir com a redução da taxa de abstenções. Este trabalho estuda o comportamento de parâmetros que definem a Qualidade do Ar Interior (QAI), incluindo dióxido de carbono (CO2), materiais particulados (PM10 e PM2,5), agentes biológicos (fungos viáveis), além de propriedades psicrométricas, como temperatura e umidade relativa. Os conjuntos de parâmetros foram monitorados em ensaios realizados nas instalações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O estudo do comportamento das grandezas selecionadas foi parametrizado de modo a se obter as possíveis correlações entre elas, por meio do cálculo do coeficiente de correlação linear, destacando-se a avaliação das influências ocasionadas pela taxa de renovação, classes de filtragem e tipo de atividade desempenhada pelos ocupantes. As correlações obtidas permitem analisar a influência de um parâmetro em relação aos demais e às variáveis de projeto. Com base nos dados obtidos, os fatores que influenciaram significativamente a concentração de CO2 no ar interno foram o número de ocupantes (correlação positiva R=0,71) e a taxa de renovação (correlação negativa R=-0,47). Em relação aos particulados, sua concentração teve menor sensibilidade à vazão de ar externo (R=-0,27), com grande coeficiente de correlação entre suas concentrações nas áreas interna e externa (R=0,73), sendo parâmetros críticos nos tipos de eventos monitorados. Quanto aos fungos viáveis, houve uma correlação alta (R=0,83) no primeiro ensaio com os particulados finos (PM2,5). Porém, no conjunto dos dois ensaios, a correlação com os particulados grossos (PM10) foi a mais constante (R=0,48 e R=0,32). |
id |
USP_f96d89a25aa095fce27ad06136811a18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17012024-090011 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações.Experimental study of the indoor air quality in air-conditioned environments analyzing parameters and their correlations.Air conditioningAmbientes de ensinoAr condicionadoContaminantesContaminantsCorrelaçõesCorrelations.Educational environmentIndoor air qualityQualidade do ar interiorAssunto de extrema relevância no que concerne à saúde e ao bem-estar dos ocupantes de uma edificação, a qualidade do ar interior apresenta-se como tema sob crescente foco na sociedade e na área de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Com a pandemia do coronavírus (COVID-19), a questão da qualidade do ar que se respira nos ambientes fechados ganhou ainda mais relevância. Em instituições acadêmicas, além dos aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar dos ocupantes, estudos apontam que a qualidade do ar e as condições de conforto térmico nas salas de aula promovem um impacto direto na capacidade de aprendizado e no desempenho acadêmico dos estudantes, além de contribuir com a redução da taxa de abstenções. Este trabalho estuda o comportamento de parâmetros que definem a Qualidade do Ar Interior (QAI), incluindo dióxido de carbono (CO2), materiais particulados (PM10 e PM2,5), agentes biológicos (fungos viáveis), além de propriedades psicrométricas, como temperatura e umidade relativa. Os conjuntos de parâmetros foram monitorados em ensaios realizados nas instalações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O estudo do comportamento das grandezas selecionadas foi parametrizado de modo a se obter as possíveis correlações entre elas, por meio do cálculo do coeficiente de correlação linear, destacando-se a avaliação das influências ocasionadas pela taxa de renovação, classes de filtragem e tipo de atividade desempenhada pelos ocupantes. As correlações obtidas permitem analisar a influência de um parâmetro em relação aos demais e às variáveis de projeto. Com base nos dados obtidos, os fatores que influenciaram significativamente a concentração de CO2 no ar interno foram o número de ocupantes (correlação positiva R=0,71) e a taxa de renovação (correlação negativa R=-0,47). Em relação aos particulados, sua concentração teve menor sensibilidade à vazão de ar externo (R=-0,27), com grande coeficiente de correlação entre suas concentrações nas áreas interna e externa (R=0,73), sendo parâmetros críticos nos tipos de eventos monitorados. Quanto aos fungos viáveis, houve uma correlação alta (R=0,83) no primeiro ensaio com os particulados finos (PM2,5). Porém, no conjunto dos dois ensaios, a correlação com os particulados grossos (PM10) foi a mais constante (R=0,48 e R=0,32).A matter of extreme relevance to the health and well-being of the occupants of a building, indoor air quality presents itself as a topic under increasing focus in the society and HVAC area (Heating, Ventilation and Air Conditioning). With the coronavirus pandemic (COVID-19), the issue of the quality of air breathed in indoor environments has gained even more relevance. In academic institutions, in addition to the aspects related to the health and well-being of the occupants, studies indicate that air quality and thermal comfort conditions in classrooms have a direct impact on students\' learning ability and academic performance, contributing also to the reduction of the absenteeism rate. This paper studies the behavior of parameters that define Indoor Air Quality (IAQ), including carbon dioxide (CO2), particulate matters (PM10 and PM2.5), biological agents (viable fungi) and psychrometric properties, such as air temperature and relative humidity. The sets of parameters were monitored through tests carried out in the facilities of the Polytechnic School of the University of São Paulo (EPUSP). The study of the behavior of the selected quantities was parameterized to obtain the correlations between them, by calculating the linear correlation coefficient, highlighting the evaluation of the influences of the renewal air rate, filter classes and type of activity performed by the occupants. The calculated correlations contribute to analyze the influence of one parameter in relation to the others and to the design variables. Based on the results obtained, the factors which significantly influenced the concentration of CO2 in the indoor air were the number of occupants (positive correlation R=0.71) and the renewal air rate (negative correlation R=-0.47). In relation to the particulate matters, its concentration showed lower sensitivity to renewal air rate (R=-0.27), with a high correlation coefficient between their concentrations in internal and external areas (R=0.73), being critical parameters in the monitored events. Regarding the viable fungi, a high correlation (R=0.83) was observed in the first test with fine particulates (PM2,5). However, across the two tests, the correlation with coarse particulates (PM10) was the most constant (R=0.48 e R=0.32).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPimenta, Marcos de MattosRollo, André Fransolin2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-17012024-090011/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-18T11:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-17012024-090011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-18T11:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. Experimental study of the indoor air quality in air-conditioned environments analyzing parameters and their correlations. |
title |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. |
spellingShingle |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. Rollo, André Fransolin Air conditioning Ambientes de ensino Ar condicionado Contaminantes Contaminants Correlações Correlations. Educational environment Indoor air quality Qualidade do ar interior |
title_short |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. |
title_full |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. |
title_fullStr |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. |
title_full_unstemmed |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. |
title_sort |
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações. |
author |
Rollo, André Fransolin |
author_facet |
Rollo, André Fransolin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimenta, Marcos de Mattos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rollo, André Fransolin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Air conditioning Ambientes de ensino Ar condicionado Contaminantes Contaminants Correlações Correlations. Educational environment Indoor air quality Qualidade do ar interior |
topic |
Air conditioning Ambientes de ensino Ar condicionado Contaminantes Contaminants Correlações Correlations. Educational environment Indoor air quality Qualidade do ar interior |
description |
Assunto de extrema relevância no que concerne à saúde e ao bem-estar dos ocupantes de uma edificação, a qualidade do ar interior apresenta-se como tema sob crescente foco na sociedade e na área de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Com a pandemia do coronavírus (COVID-19), a questão da qualidade do ar que se respira nos ambientes fechados ganhou ainda mais relevância. Em instituições acadêmicas, além dos aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar dos ocupantes, estudos apontam que a qualidade do ar e as condições de conforto térmico nas salas de aula promovem um impacto direto na capacidade de aprendizado e no desempenho acadêmico dos estudantes, além de contribuir com a redução da taxa de abstenções. Este trabalho estuda o comportamento de parâmetros que definem a Qualidade do Ar Interior (QAI), incluindo dióxido de carbono (CO2), materiais particulados (PM10 e PM2,5), agentes biológicos (fungos viáveis), além de propriedades psicrométricas, como temperatura e umidade relativa. Os conjuntos de parâmetros foram monitorados em ensaios realizados nas instalações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O estudo do comportamento das grandezas selecionadas foi parametrizado de modo a se obter as possíveis correlações entre elas, por meio do cálculo do coeficiente de correlação linear, destacando-se a avaliação das influências ocasionadas pela taxa de renovação, classes de filtragem e tipo de atividade desempenhada pelos ocupantes. As correlações obtidas permitem analisar a influência de um parâmetro em relação aos demais e às variáveis de projeto. Com base nos dados obtidos, os fatores que influenciaram significativamente a concentração de CO2 no ar interno foram o número de ocupantes (correlação positiva R=0,71) e a taxa de renovação (correlação negativa R=-0,47). Em relação aos particulados, sua concentração teve menor sensibilidade à vazão de ar externo (R=-0,27), com grande coeficiente de correlação entre suas concentrações nas áreas interna e externa (R=0,73), sendo parâmetros críticos nos tipos de eventos monitorados. Quanto aos fungos viáveis, houve uma correlação alta (R=0,83) no primeiro ensaio com os particulados finos (PM2,5). Porém, no conjunto dos dois ensaios, a correlação com os particulados grossos (PM10) foi a mais constante (R=0,48 e R=0,32). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-17012024-090011/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-17012024-090011/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090788986978304 |