Suhrawardī e a Metafísica das luzes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mateus Domingues da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8159/tde-09032021-164457/
Resumo: Šihāb ad-Dīn Abū l-Futūḥ Yaḥyā b. Ḥabaš b. Amīrak as-Suhrawardī (m. 587/ 1191) foi um filósofo oriundo do Curdistão iraniano e ativo em Alepo da Síria durante a regência de Ġiyāṯ ad-Dīn aẓ-Ẓāhir Ġāzī b. Ayyūb. Suhrawardī, sobretudo, é conhecido por seu livro Filosofia da iluminação (Ḥikmat al-išrāq/حكمت الاشراق). O objeto deste trabalho é o que consideramos a contribuição mais original de Suhrawardī, em sua Filosofia da iluminação, à história das ideias: seus argumentos em favor de uma metafísica das luzes. No século VI/XII, a maior parte dos filósofos no mundo islâmicos e dividiu entre os que partilhavam os pontos de vista de Ibn Sīnā (Avicena) no domínio da filosofia e aqueles que discordavam de seu sistema filosófico. Suhrawardī rejeita parte do consenso existente entre os apoiadores de Ibn Sīnā, mas sem ser um antiaviceniano - antes, ele pode ser compreendido como um aviceniano revisionista. Ou seja, mesmo que algumas conclusões de Suhrawardī se afastem de Ibn Sīnā, a filosofia deste último permanece na base da Filosofia da Iluminação. Se Suhrawardī é caracterizado tanto por suas críticas ao peripatetismo aviceniano como por sua apropriação do mesmo, não se trata, pois, de um meio para refutar o peripatetismo ou o avicenismo; antes, trata-se de um esforço em subsumir a filosofia aviceno-peripatética no quadro da metafísica das luzes. O propósito desta tese é compreender o porquê de Suhrawardī ter declinado de parte dos pontos consensuais defendidos por seus predecessores e contemporâneos (os \"peripatéticos e seus seguidores\") e como sua crítica e seus argumentos se relacionam com outras abordagens críticas sobre problemas dificultosos na filosofia pós-aviceniana. Isso será efetuado por meio de uma análise da Filosofia da iluminação. Primeiramente, contextualizamos Suhrawardī e, então, apresentamos a recepção de seu pensamento no meio islâmico e na literatura orientalista. A seguir, propomos nossa própria categorização do corpus de Suhrawardī, formulando a hipótese de a Filosofia da iluminação ser uma obra pedagógica. Em seguida, sublinhamos os conceitos básicos que, na Filosofia da iluminação, informam os argumentos de Suhrawardī contra as fundações da metafísica dos \"peripatéticos\". Entrementes, apontamos as questões que Suhrawardī discorda do procedimento \"dos peripatéticos\". A seguir, apresentamos como, numa estrutura fundacionalista, \"manifestação\" é a fundação de sua metafísica, a ciência das luzes. Ponto crucial, Suhrawardī estabelece \"apreensão da essência\" como a realidade de manifestação em sua perfeição, isto é, como luminosidade pura e despida. Finalmente, a partir dessa fundação, analisamos as doutrinas metafísicas presentes na Filosofia da iluminação, dando atenção às premissas dos argumentos e como eles estão fundamentados nos conceitos básicos e nas ideias sublinhadas ao curso de nossa tese. Deve-se salientar que, ademais, a maioria dos estudos anteriores sobre Suhrawardī não discutiu a Filosofia da iluminação como um todo e uma unidade; eis aí um desiderato abordado na presente tese.
id USP_f995436855e0517b63b2d732e5151084
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032021-164457
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Suhrawardī e a Metafísica das luzesSuhrawardī and the Metaphysics of lightsḤikmat al-išrāq-Filosofia da iluminaçãoḤikmat al-išrāq-Philosophy of IlluminationFilosofia pós-avicenianaHistória da filosofiaHistory of PhilosophyMetafísica na filosofia árabe e islâmicaMetaphysics in Arabic and Islamic PhilosophyPost-Avicennian PhilosophySuhrawardī (d 587/ 1191)Suhrawardī (m 587/ 1191)Šihāb ad-Dīn Abū l-Futūḥ Yaḥyā b. Ḥabaš b. Amīrak as-Suhrawardī (m. 587/ 1191) foi um filósofo oriundo do Curdistão iraniano e ativo em Alepo da Síria durante a regência de Ġiyāṯ ad-Dīn aẓ-Ẓāhir Ġāzī b. Ayyūb. Suhrawardī, sobretudo, é conhecido por seu livro Filosofia da iluminação (Ḥikmat al-išrāq/حكمت الاشراق). O objeto deste trabalho é o que consideramos a contribuição mais original de Suhrawardī, em sua Filosofia da iluminação, à história das ideias: seus argumentos em favor de uma metafísica das luzes. No século VI/XII, a maior parte dos filósofos no mundo islâmicos e dividiu entre os que partilhavam os pontos de vista de Ibn Sīnā (Avicena) no domínio da filosofia e aqueles que discordavam de seu sistema filosófico. Suhrawardī rejeita parte do consenso existente entre os apoiadores de Ibn Sīnā, mas sem ser um antiaviceniano - antes, ele pode ser compreendido como um aviceniano revisionista. Ou seja, mesmo que algumas conclusões de Suhrawardī se afastem de Ibn Sīnā, a filosofia deste último permanece na base da Filosofia da Iluminação. Se Suhrawardī é caracterizado tanto por suas críticas ao peripatetismo aviceniano como por sua apropriação do mesmo, não se trata, pois, de um meio para refutar o peripatetismo ou o avicenismo; antes, trata-se de um esforço em subsumir a filosofia aviceno-peripatética no quadro da metafísica das luzes. O propósito desta tese é compreender o porquê de Suhrawardī ter declinado de parte dos pontos consensuais defendidos por seus predecessores e contemporâneos (os \"peripatéticos e seus seguidores\") e como sua crítica e seus argumentos se relacionam com outras abordagens críticas sobre problemas dificultosos na filosofia pós-aviceniana. Isso será efetuado por meio de uma análise da Filosofia da iluminação. Primeiramente, contextualizamos Suhrawardī e, então, apresentamos a recepção de seu pensamento no meio islâmico e na literatura orientalista. A seguir, propomos nossa própria categorização do corpus de Suhrawardī, formulando a hipótese de a Filosofia da iluminação ser uma obra pedagógica. Em seguida, sublinhamos os conceitos básicos que, na Filosofia da iluminação, informam os argumentos de Suhrawardī contra as fundações da metafísica dos \"peripatéticos\". Entrementes, apontamos as questões que Suhrawardī discorda do procedimento \"dos peripatéticos\". A seguir, apresentamos como, numa estrutura fundacionalista, \"manifestação\" é a fundação de sua metafísica, a ciência das luzes. Ponto crucial, Suhrawardī estabelece \"apreensão da essência\" como a realidade de manifestação em sua perfeição, isto é, como luminosidade pura e despida. Finalmente, a partir dessa fundação, analisamos as doutrinas metafísicas presentes na Filosofia da iluminação, dando atenção às premissas dos argumentos e como eles estão fundamentados nos conceitos básicos e nas ideias sublinhadas ao curso de nossa tese. Deve-se salientar que, ademais, a maioria dos estudos anteriores sobre Suhrawardī não discutiu a Filosofia da iluminação como um todo e uma unidade; eis aí um desiderato abordado na presente tese.Šihāb ad-Dīn Abū l-Futūḥ Yaḥyā b. Ḥabaš b. Amīrak as-Suhrawardī (d. 587/ 1191) was a philosopher from Iranian Kurdistan and active in Aleppo of Syria during the regency of Ġiyāṯ ad-Dīn aẓ-Ẓāhir Ġāzī b. Ayyūb. Suhrawardī is known mainly for his book Philosophy of Illumination (Ḥikmat al-išrāq/حكمت الاشراق). The object of this dissertation is what we consider his most original contribution, in his Philosophy of Illumination, to history of ideas: Suhrawardī\'s arguments for a Metaphysics of lights. By the Sixth/Twelfth century, most philosophers in the Islamic world are divided between those who share the views of Ibn Sīnā (Avicenna) on the realm of philosophy and those who disagree with his philosophical system. Suhrawardī rejects part of the consensus among the supporters of Ibn Sīnā, but without being an anti-Avicennian - rather, he can be understood as a revisionist Avicennian. That is to say, even if some of Suhrawardī\'s conclusions depart from Ibn Sīnā, latter\'s philosophy remains at the basis of the Philosophy of Illumination. If Suhrawardī is characterized both by his criticism of Avicennian Peripateticism and his appropriation thereof, it is thus by no means a refutation of Peripateticism or of Avicennism, but rather an endeavor to subsume the Avicennian-Peripatetic philosophy within the framework of the Metaphysics of lights. The purpose of this dissertation is to understand why Suhrawardī relinquishes some of the consensual points of his predecessors and contemporaries (the \"Peripatetics and their followers\"), and how his critique and arguments relate to other critical approaches to conundrums in post-Avicennian philosophy. This is accomplished through an analysis of Suhrawardī\'s Philosophy of Illumination. First, we contextualize Suhrawardī, and then present the reception of his thought at the Islamic milieu and in the Orientalist literature. Afterwards, we propose our own categorization of Suhrawardī\'s corpus, formulating the hypothesis that the Philosophy of Illumination is a pedagogical work. Subsequently, we highlight the basic concepts which, in the Philosophy of Illumination, inform Suhrawardī\'s arguments against the foundations of Metaphysics of the \"Peripatetics.\" Meanwhile, we point out the issues on which Suhrawardī disagrees with the account of \"the Peripatetics.\" Then, we show how \"manifestness,\" in a foundationalist structure, is the foundation of his Metaphysics, the science of lights. Crucial point, Suhraward? establishes \"self-apprehension\" as the reality of manifestness in its perfection, that is, pure, stripped luminosity. Finally, from this foundation, we analyze the metaphysical doctrines present in the Philosophy of Illumination, paying attention to the premises of his arguments and how they are grounded in the basic concepts and ideas highlighted at the course of our dissertation. Moreover, it should be pointed out that the majority of previous studies on Suhrawardī has not discussed Philosophy of Illumination as a whole and an unity; this is a desideratum that is tackled in this dissertation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAttie Filho, MiguelSilva, Mateus Domingues da2020-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8159/tde-09032021-164457/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-10T23:28:01Zoai:teses.usp.br:tde-09032021-164457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-10T23:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Suhrawardī e a Metafísica das luzes
Suhrawardī and the Metaphysics of lights
title Suhrawardī e a Metafísica das luzes
spellingShingle Suhrawardī e a Metafísica das luzes
Silva, Mateus Domingues da
Ḥikmat al-išrāq-Filosofia da iluminação
Ḥikmat al-išrāq-Philosophy of Illumination
Filosofia pós-aviceniana
História da filosofia
History of Philosophy
Metafísica na filosofia árabe e islâmica
Metaphysics in Arabic and Islamic Philosophy
Post-Avicennian Philosophy
Suhrawardī (d 587/ 1191)
Suhrawardī (m 587/ 1191)
title_short Suhrawardī e a Metafísica das luzes
title_full Suhrawardī e a Metafísica das luzes
title_fullStr Suhrawardī e a Metafísica das luzes
title_full_unstemmed Suhrawardī e a Metafísica das luzes
title_sort Suhrawardī e a Metafísica das luzes
author Silva, Mateus Domingues da
author_facet Silva, Mateus Domingues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Attie Filho, Miguel
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mateus Domingues da
dc.subject.por.fl_str_mv Ḥikmat al-išrāq-Filosofia da iluminação
Ḥikmat al-išrāq-Philosophy of Illumination
Filosofia pós-aviceniana
História da filosofia
History of Philosophy
Metafísica na filosofia árabe e islâmica
Metaphysics in Arabic and Islamic Philosophy
Post-Avicennian Philosophy
Suhrawardī (d 587/ 1191)
Suhrawardī (m 587/ 1191)
topic Ḥikmat al-išrāq-Filosofia da iluminação
Ḥikmat al-išrāq-Philosophy of Illumination
Filosofia pós-aviceniana
História da filosofia
History of Philosophy
Metafísica na filosofia árabe e islâmica
Metaphysics in Arabic and Islamic Philosophy
Post-Avicennian Philosophy
Suhrawardī (d 587/ 1191)
Suhrawardī (m 587/ 1191)
description Šihāb ad-Dīn Abū l-Futūḥ Yaḥyā b. Ḥabaš b. Amīrak as-Suhrawardī (m. 587/ 1191) foi um filósofo oriundo do Curdistão iraniano e ativo em Alepo da Síria durante a regência de Ġiyāṯ ad-Dīn aẓ-Ẓāhir Ġāzī b. Ayyūb. Suhrawardī, sobretudo, é conhecido por seu livro Filosofia da iluminação (Ḥikmat al-išrāq/حكمت الاشراق). O objeto deste trabalho é o que consideramos a contribuição mais original de Suhrawardī, em sua Filosofia da iluminação, à história das ideias: seus argumentos em favor de uma metafísica das luzes. No século VI/XII, a maior parte dos filósofos no mundo islâmicos e dividiu entre os que partilhavam os pontos de vista de Ibn Sīnā (Avicena) no domínio da filosofia e aqueles que discordavam de seu sistema filosófico. Suhrawardī rejeita parte do consenso existente entre os apoiadores de Ibn Sīnā, mas sem ser um antiaviceniano - antes, ele pode ser compreendido como um aviceniano revisionista. Ou seja, mesmo que algumas conclusões de Suhrawardī se afastem de Ibn Sīnā, a filosofia deste último permanece na base da Filosofia da Iluminação. Se Suhrawardī é caracterizado tanto por suas críticas ao peripatetismo aviceniano como por sua apropriação do mesmo, não se trata, pois, de um meio para refutar o peripatetismo ou o avicenismo; antes, trata-se de um esforço em subsumir a filosofia aviceno-peripatética no quadro da metafísica das luzes. O propósito desta tese é compreender o porquê de Suhrawardī ter declinado de parte dos pontos consensuais defendidos por seus predecessores e contemporâneos (os \"peripatéticos e seus seguidores\") e como sua crítica e seus argumentos se relacionam com outras abordagens críticas sobre problemas dificultosos na filosofia pós-aviceniana. Isso será efetuado por meio de uma análise da Filosofia da iluminação. Primeiramente, contextualizamos Suhrawardī e, então, apresentamos a recepção de seu pensamento no meio islâmico e na literatura orientalista. A seguir, propomos nossa própria categorização do corpus de Suhrawardī, formulando a hipótese de a Filosofia da iluminação ser uma obra pedagógica. Em seguida, sublinhamos os conceitos básicos que, na Filosofia da iluminação, informam os argumentos de Suhrawardī contra as fundações da metafísica dos \"peripatéticos\". Entrementes, apontamos as questões que Suhrawardī discorda do procedimento \"dos peripatéticos\". A seguir, apresentamos como, numa estrutura fundacionalista, \"manifestação\" é a fundação de sua metafísica, a ciência das luzes. Ponto crucial, Suhrawardī estabelece \"apreensão da essência\" como a realidade de manifestação em sua perfeição, isto é, como luminosidade pura e despida. Finalmente, a partir dessa fundação, analisamos as doutrinas metafísicas presentes na Filosofia da iluminação, dando atenção às premissas dos argumentos e como eles estão fundamentados nos conceitos básicos e nas ideias sublinhadas ao curso de nossa tese. Deve-se salientar que, ademais, a maioria dos estudos anteriores sobre Suhrawardī não discutiu a Filosofia da iluminação como um todo e uma unidade; eis aí um desiderato abordado na presente tese.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8159/tde-09032021-164457/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8159/tde-09032021-164457/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256827807399936