Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zombini, Edson Vanderlei
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-13112013-090343/
Resumo: O nível de saúde da população depende muito das condições socioambientais em que ela vive. Os ecossistemas degradados e a baixa cobertura do saneamento básico são fatores de risco importantes para o adoecimento, particularmente das crianças. A educação ambiental é condição fundamental para que a população atue como sujeito dos processos sociais na construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltados para a conservação do meio ambiente e implementação do saneamento básico, medidas essenciais à promoção da saúde e a sustentabilidade. Diante da urgência de se criar condições para que a educação em saúde e ambiental se efetive entre as crianças o mais cedo possível, foi realizada uma pesquisa que teve por objetivo contribuir para a educação continuada de professores do ensino fundamental de 5 escolas públicas do Município de São Paulo, habilitando-os para o ensino dos temas educação ambiental e saneamento básico. Utilizou-se para isso a abordagem qualitativa e o método pesquisa-ação, com diferentes técnicas de pesquisa e intervenção, entre as quais, foi oferecido aos professores um curso de educação à distância elaborado para atender as necessidades previamente detectadas por meio de grupos focais com esses educadores. No decorrer do curso, foi-lhes aplicado um questionário com o intuito de avaliar um Material Pedagógico sobre Saneamento Básico, previamente analisado por técnicos da área e ilustrado com trechos de redações e desenhos elaborados pelos alunos. Entrevistas coletivas associadas à observação participativa demonstraram que na finalização do curso esses profissionais passaram a ter uma postura diferenciada quanto ao entendimento da influência do meio ambiente e do saneamento básico na determinação do nível de saúde e qualidade de vida das pessoas. Atividades práticas propostas durante o curso estimularam os professores a produzir seus próprios materiais pedagógicos junto com os seus alunos. Isso contribuiu para o exercício da criatividade, autonomia e empoderamento em um processo contínuo de construção de conhecimentos, tanto de professores quanto dos alunos, favoreceu o desenvolvimento de habilidades, mobilização de emoções e afetos, fundamentais para o aprofundamento da atitude crítica. Concluindo, a educação ambiental apoiada em diferentes estratégias pedagógicas, mostrou-se fundamental na formação de professores e alunos para prepará-los para uma atuação política voltada para a transformação da realidade, a conservação do meio ambiente e a universalização do saneamento básico
id USP_f9a8fa1dd7c18adc5bb4217ff1df55ae
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13112013-090343
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criançaEnvironmental education and basic sanitation for the child\'s health promotionBasic sanitationDistance educationEducação à distânciaEducação ambientalEnvironmental educationHealth promotionMaterial pedagógicoPedagogical materialPromoção da saúdeSaneamento básicoO nível de saúde da população depende muito das condições socioambientais em que ela vive. Os ecossistemas degradados e a baixa cobertura do saneamento básico são fatores de risco importantes para o adoecimento, particularmente das crianças. A educação ambiental é condição fundamental para que a população atue como sujeito dos processos sociais na construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltados para a conservação do meio ambiente e implementação do saneamento básico, medidas essenciais à promoção da saúde e a sustentabilidade. Diante da urgência de se criar condições para que a educação em saúde e ambiental se efetive entre as crianças o mais cedo possível, foi realizada uma pesquisa que teve por objetivo contribuir para a educação continuada de professores do ensino fundamental de 5 escolas públicas do Município de São Paulo, habilitando-os para o ensino dos temas educação ambiental e saneamento básico. Utilizou-se para isso a abordagem qualitativa e o método pesquisa-ação, com diferentes técnicas de pesquisa e intervenção, entre as quais, foi oferecido aos professores um curso de educação à distância elaborado para atender as necessidades previamente detectadas por meio de grupos focais com esses educadores. No decorrer do curso, foi-lhes aplicado um questionário com o intuito de avaliar um Material Pedagógico sobre Saneamento Básico, previamente analisado por técnicos da área e ilustrado com trechos de redações e desenhos elaborados pelos alunos. Entrevistas coletivas associadas à observação participativa demonstraram que na finalização do curso esses profissionais passaram a ter uma postura diferenciada quanto ao entendimento da influência do meio ambiente e do saneamento básico na determinação do nível de saúde e qualidade de vida das pessoas. Atividades práticas propostas durante o curso estimularam os professores a produzir seus próprios materiais pedagógicos junto com os seus alunos. Isso contribuiu para o exercício da criatividade, autonomia e empoderamento em um processo contínuo de construção de conhecimentos, tanto de professores quanto dos alunos, favoreceu o desenvolvimento de habilidades, mobilização de emoções e afetos, fundamentais para o aprofundamento da atitude crítica. Concluindo, a educação ambiental apoiada em diferentes estratégias pedagógicas, mostrou-se fundamental na formação de professores e alunos para prepará-los para uma atuação política voltada para a transformação da realidade, a conservação do meio ambiente e a universalização do saneamento básicoThe level of one populations health depends largely on the socio-environmental conditions in which the people live. Degraded ecosystems and the low basic sanitary coverage are major risk factors for the health deterioration, especially of children. Environmental education is a fundamental condition so that the population acts as a subject of the social processes in the construction of values, knowledge, abilities, attitudes and competences focused on the preservation of the environment and the implementation of basic sanitation, which are essential measures towards health and sustainability promotion. Before the urgency in creating conditions to actualize the health and environmental education for children as soon as possible, a research with the objective to contribute to the continuing education of elementary school teachers of five public schools of São Paulo was carried out, enabling them to the teaching of environmental education and basic sanitation themes. In order to accomplish that, the qualitative approach and the action-research method were used with different research and intervention techniques among which a Distance Education Course was offered to the teachers. The course was elaborated to address the teachers previously detected needs by means of focal groups with those educators. During the course a questionnaire with the objective to evaluate a Pedagogical Material about Basic Sanitation was applied. The material had been previously analyzed by expert field technicians and illustrated with excerpts of compositions and drawings elaborated by the pupils. Collective interviews associated with participative observation demonstrated that on completion of the course those professionals acquired a differentiated posture regarding the understanding of the influence of the environment and basic sanitation on determining the level of health and the quality of life of people. Practical activities proposed during the course stimulated the teachers to produce their own pedagogical material together with the students. That contributed to the exertion of creativity, autonomy and empowerment in a continuous process of construction of knowledge of both teachers and pupils. It also favored the development of abilities, the mobilization of emotions and affections which are fundamental for deepening the critical attitude. In conclusion, the environmental education supported by different pedagogical strategies showed to be essential in the formation of teachers and students so as to prepare them for a political actuation towards the transformation of reality, the preservation of environment and the making of basic sanitation universalBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPelicioni, Maria Cecilia FocesiZombini, Edson Vanderlei2013-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-13112013-090343/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-13112013-090343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
Environmental education and basic sanitation for the child\'s health promotion
title Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
spellingShingle Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
Zombini, Edson Vanderlei
Basic sanitation
Distance education
Educação à distância
Educação ambiental
Environmental education
Health promotion
Material pedagógico
Pedagogical material
Promoção da saúde
Saneamento básico
title_short Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
title_full Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
title_fullStr Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
title_full_unstemmed Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
title_sort Educação ambiental e saneamento básico para a promoção da saúde da criança
author Zombini, Edson Vanderlei
author_facet Zombini, Edson Vanderlei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
dc.contributor.author.fl_str_mv Zombini, Edson Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Basic sanitation
Distance education
Educação à distância
Educação ambiental
Environmental education
Health promotion
Material pedagógico
Pedagogical material
Promoção da saúde
Saneamento básico
topic Basic sanitation
Distance education
Educação à distância
Educação ambiental
Environmental education
Health promotion
Material pedagógico
Pedagogical material
Promoção da saúde
Saneamento básico
description O nível de saúde da população depende muito das condições socioambientais em que ela vive. Os ecossistemas degradados e a baixa cobertura do saneamento básico são fatores de risco importantes para o adoecimento, particularmente das crianças. A educação ambiental é condição fundamental para que a população atue como sujeito dos processos sociais na construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltados para a conservação do meio ambiente e implementação do saneamento básico, medidas essenciais à promoção da saúde e a sustentabilidade. Diante da urgência de se criar condições para que a educação em saúde e ambiental se efetive entre as crianças o mais cedo possível, foi realizada uma pesquisa que teve por objetivo contribuir para a educação continuada de professores do ensino fundamental de 5 escolas públicas do Município de São Paulo, habilitando-os para o ensino dos temas educação ambiental e saneamento básico. Utilizou-se para isso a abordagem qualitativa e o método pesquisa-ação, com diferentes técnicas de pesquisa e intervenção, entre as quais, foi oferecido aos professores um curso de educação à distância elaborado para atender as necessidades previamente detectadas por meio de grupos focais com esses educadores. No decorrer do curso, foi-lhes aplicado um questionário com o intuito de avaliar um Material Pedagógico sobre Saneamento Básico, previamente analisado por técnicos da área e ilustrado com trechos de redações e desenhos elaborados pelos alunos. Entrevistas coletivas associadas à observação participativa demonstraram que na finalização do curso esses profissionais passaram a ter uma postura diferenciada quanto ao entendimento da influência do meio ambiente e do saneamento básico na determinação do nível de saúde e qualidade de vida das pessoas. Atividades práticas propostas durante o curso estimularam os professores a produzir seus próprios materiais pedagógicos junto com os seus alunos. Isso contribuiu para o exercício da criatividade, autonomia e empoderamento em um processo contínuo de construção de conhecimentos, tanto de professores quanto dos alunos, favoreceu o desenvolvimento de habilidades, mobilização de emoções e afetos, fundamentais para o aprofundamento da atitude crítica. Concluindo, a educação ambiental apoiada em diferentes estratégias pedagógicas, mostrou-se fundamental na formação de professores e alunos para prepará-los para uma atuação política voltada para a transformação da realidade, a conservação do meio ambiente e a universalização do saneamento básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-13112013-090343/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-13112013-090343/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256948476477440