Potencial de crescimento das empresas brasileiras de capital aberto: visão contábil e de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baradel, Ellen Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-18092014-100547/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a relevância da informação contábil, por meio dos principais fatores que afetam o potencial de crescimento das empresas brasileiras não financeiras de capital aberto no período de 2002 a 2012. A proposta é analisar o impacto da variável potencial de crescimento sob a ótica dos investidores, bem como a adoção das normas internacionais de contabilidade no que tange à qualidade das informações produzidas pela contabilidade. Esta análise permite aos investidores otimizar os investimentos em empresas com melhores perspectivas no futuro. Além do benefício aos investidores, conhecer os principais fatores de crescimento contribui para que as empresas direcionem ações de forma a melhorar sua expectativa de crescimento, resultando em maior interesse por parte dos investidores. Para atingir os objetivos propostos, as informações captadas nos demonstrativos contábeis foram confrontadas com as produzidas pelo mercado, bem como comparou-se as informações produzidas antes e após a introdução das normas internacionais de contabilidade. O modelo adotado foi a regressão em painel por permitir verificar com maior eficiência o comportamento das variáveis ao longo do tempo. Os resultados sinalizam que o potencial de crescimento das empresas é melhor mensurado a partir das informações de mercado do que quando medido pelas informações contábeis e que o potencial de crescimento diminui com a adoção das normas internacionais de contabilidade. Também foram identificadas que na visão contábil, endividamento e retorno sobre ativo são as variáveis mestras no impacto do potencial de crescimento, ao passo que na visão de mercado as variáveis influenciadoras são: tamanho, endividamento e retorno sobre o ativo.
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