A questão da educação na obra de Jean-Jacques Rousseau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-18032009-104921/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar alguns aspectos relativos à questão da educação na obra de Rousseau. No primeiro capítulo, analisaremos a educaçào da natureza tal qual foi elaborada no Emílio. Nesta obra, Rousseau reflete sobre odesenvolvimento da criança e propõe objetos e formas de abordagem adequadas às diferentes idades. Desde exercícios físicos até a inserçào de Emílio no mundo da moral e da política, momento fundamental, pois coroa todo o processo formando o homemda natureza. No segundo capítulo analisamos a educação pública exposta por Rousseau nas Considerações sobre o governo da Polônia e no Economia Política. Esta forma de educação está fundada nos mesmos princípios pedagógicos do Emílio, isto é,para cada idade um objeto e uma forma de abordagem que lhe é propícia. Contudo, a educação pública se diferencia da educaçào da natureza no que se refere ao seu caráter coletivo, mas fundamentalmente porque é própria aos povos livres, ao passoque aquela do Emílio não passa de um recurso para salvar uma alma em meio à corrupção. No terceiro cápítulo, propomos uma interpretação da obra do legislador como sendo uma obra educacional, porque transforma os homens ao levar o amor de si a setransformar em amor à pátria, impedindo-o de se tornar amor-próprio. Este processo de transformação é o próprio espírito de sua obra tal como, segundo Rousseau, realizaram Moisés, Licurgo e Numa, pois suas leis tinham por objetivo afeiçoar oscidadãos entre si e à pátria. Este é o único meio de tornar um povo de fato livre, pois dá às almas uma forma nacional fazendo de um grupo de homens uma nação. |
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A questão da educação na obra de Jean-Jacques RousseauPhilosophy against the intolerance: politic and religion in the Rousseaus thoughtFilosofiaPhilosophyPoliticPolíticaReligiãoReligionRousseauRousseauToleranceTolerânciaO objetivo deste trabalho é analisar alguns aspectos relativos à questão da educação na obra de Rousseau. No primeiro capítulo, analisaremos a educaçào da natureza tal qual foi elaborada no Emílio. Nesta obra, Rousseau reflete sobre odesenvolvimento da criança e propõe objetos e formas de abordagem adequadas às diferentes idades. Desde exercícios físicos até a inserçào de Emílio no mundo da moral e da política, momento fundamental, pois coroa todo o processo formando o homemda natureza. No segundo capítulo analisamos a educação pública exposta por Rousseau nas Considerações sobre o governo da Polônia e no Economia Política. Esta forma de educação está fundada nos mesmos princípios pedagógicos do Emílio, isto é,para cada idade um objeto e uma forma de abordagem que lhe é propícia. Contudo, a educação pública se diferencia da educaçào da natureza no que se refere ao seu caráter coletivo, mas fundamentalmente porque é própria aos povos livres, ao passoque aquela do Emílio não passa de um recurso para salvar uma alma em meio à corrupção. No terceiro cápítulo, propomos uma interpretação da obra do legislador como sendo uma obra educacional, porque transforma os homens ao levar o amor de si a setransformar em amor à pátria, impedindo-o de se tornar amor-próprio. Este processo de transformação é o próprio espírito de sua obra tal como, segundo Rousseau, realizaram Moisés, Licurgo e Numa, pois suas leis tinham por objetivo afeiçoar oscidadãos entre si e à pátria. Este é o único meio de tornar um povo de fato livre, pois dá às almas uma forma nacional fazendo de um grupo de homens uma nação.The objective of this work is to prove, firstly, that in spite of the criticisms of Rousseaus contemporaries and the interpretations of some scholars of his thought, there is no trace of anti-Christianism in his work and not even the affirmation of the existence of an antinomy between Christianism and politics. Secondly, Rousseau conceived of a type of particular private religiosity which may be defined as Christian theism, for at the same time in which he assumes part of the elements of natural religion, he accepts the Bible and Christ as foundations of his faith. Thirdly, Rousseau presents Civil Religion as an original solution for dealing with the problem created by religious intolerance in the Modern Age, for this demands a new conception of the relationship between religion and politics that could not be found in previous political philosophy. Civil Religion is therefore a solution because it touches on the central points of the problem: it is necessary that the sovereign be tolerant in the matter of religion, thus the formulation of the positive dogmas; but intolerant toward the intolerant, whether the fanatics be atheists or devoted followers, thus the need for the negative dogma. Finally, assuming the role of official religion, do not leave the laws relegated to luck itself.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Maria das Gracas deAlmeida Júnior, José Benedito de1998-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-18032009-104921/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-31T12:48:46Zoai:teses.usp.br:tde-18032009-104921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-31T12:48:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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