Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tiago Rufino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-19022024-103318/
Resumo: Com uma proposta teórica e com fundamento na Teoria e na Pedagogia Crítica, esta pesquisa se propõe a investigar a relação dialética entre a ação pedagógica escolar, entendida como práxis dialógica criticamente constituída, e os processos emancipatórios vinculados à democratização social. Tal esforço é empreendido pela proposição de uma aproximação entre a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas (1983, 1992, 1999, 2020) e a perspectiva dialógica de Paulo Freire (1980, 1982, 1993, 2006b, 2019), com assunção de uma posição no âmbito da tradição crítica em seu sentido amplo. Ao buscar pelos fundamentos da ação com base na linguagem, nossa proposição caminha no sentido de considerar o papel da interação intersubjetiva como elemento constitutivo de todo ato educativo, estabelecendo-se, assim, uma homologia entre as interações na esfera escolar e as interações na esfera pública, com base no diálogo e na comunicação como eixos emancipatórios. Como problema de pesquisa, a partir da articulação entre os autores mencionados, indagamos a respeito de quais são as relações epistemológicas e sociais entre a práxis pedagógica escolar, entendida como ação orientada pelas interações entre ensino-aprendizagem, e a democratização social, formulando como objetivo geral compreender a constituição dessas relações em um nível teórico de justificação racional e sociopolítica. Como resultado, alcançamos a compreensão de que a práxis pedagógica ocorrida na escola pode resultar ressignificada quando se vincula, baseada em uma teoria dialógica e comunicativa, a efetivos processos de democratização e justiça política, consistindo em um tipo de razão emancipatória de caráter prático.
id USP_f9d7914a5771e9175289c66ee3f5f8d4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19022024-103318
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen HabermasPedagogical praxis, school and democracy: a communicativedialogical foundation of the educational act based on Paulo Freire and Jürgen HabermasAção e prática pedagógicaCritical pedagogyDemocracia radicalJürgen HabermasJürgen HabermasPaulo FreirePaulo FreirePedagogia críticaPedagogical action and practiceRadical democracyCom uma proposta teórica e com fundamento na Teoria e na Pedagogia Crítica, esta pesquisa se propõe a investigar a relação dialética entre a ação pedagógica escolar, entendida como práxis dialógica criticamente constituída, e os processos emancipatórios vinculados à democratização social. Tal esforço é empreendido pela proposição de uma aproximação entre a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas (1983, 1992, 1999, 2020) e a perspectiva dialógica de Paulo Freire (1980, 1982, 1993, 2006b, 2019), com assunção de uma posição no âmbito da tradição crítica em seu sentido amplo. Ao buscar pelos fundamentos da ação com base na linguagem, nossa proposição caminha no sentido de considerar o papel da interação intersubjetiva como elemento constitutivo de todo ato educativo, estabelecendo-se, assim, uma homologia entre as interações na esfera escolar e as interações na esfera pública, com base no diálogo e na comunicação como eixos emancipatórios. Como problema de pesquisa, a partir da articulação entre os autores mencionados, indagamos a respeito de quais são as relações epistemológicas e sociais entre a práxis pedagógica escolar, entendida como ação orientada pelas interações entre ensino-aprendizagem, e a democratização social, formulando como objetivo geral compreender a constituição dessas relações em um nível teórico de justificação racional e sociopolítica. Como resultado, alcançamos a compreensão de que a práxis pedagógica ocorrida na escola pode resultar ressignificada quando se vincula, baseada em uma teoria dialógica e comunicativa, a efetivos processos de democratização e justiça política, consistindo em um tipo de razão emancipatória de caráter prático.With a theoretical proposal based on Critical Theory and Pedagogy, this research aims to investigate the dialectical relationship between school pedagogical action, understood as a critically constituted dialogical praxis, and the emancipatory processes linked to social democratization. This effort is undertaken by proposing an approximation between Jürgen Habermas\'s theory of communicative action (1983, 1992, 1999, 2020) and Paulo Freire\'s dialogical perspective (1980, 1982, 1993, 2006b, 2019), with the assumption of a position within the critical tradition in its broadest sense. In searching for the foundations of action based on language, our proposition moves towards considering the role of intersubjective interaction as a constitutive element of every educational act, thus establishing a homology between interactions in the school sphere and interactions in the public sphere, based on dialogue and communication as emancipatory axes. As a research problem, based on the articulation between the mentioned authors, we enquire about what are the epistemological and social relationships between school pedagogical praxis, understood as an action guided by interactions between teaching-learning, and social democratization, formulating as a general objective to understand the constitution of these relationships at a theoretical level of rational and sociopolitical justification. As a result, we reached the understanding that the pedagogical praxis that takes place at school can result in a new meaning (resignification) when it is linked, based on a dialogical and communicative theory, to effective processes of democratization and political justice, consisting of a type of emancipatory reason of a practical nature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Maria Isabel deMelo, Rurion SoaresFernandes, Tiago Rufino2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-19022024-103318/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-05T21:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-19022024-103318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-05T21:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
Pedagogical praxis, school and democracy: a communicativedialogical foundation of the educational act based on Paulo Freire and Jürgen Habermas
title Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
spellingShingle Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
Fernandes, Tiago Rufino
Ação e prática pedagógica
Critical pedagogy
Democracia radical
Jürgen Habermas
Jürgen Habermas
Paulo Freire
Paulo Freire
Pedagogia crítica
Pedagogical action and practice
Radical democracy
title_short Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
title_full Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
title_fullStr Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
title_full_unstemmed Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
title_sort Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
author Fernandes, Tiago Rufino
author_facet Fernandes, Tiago Rufino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria Isabel de
Melo, Rurion Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Tiago Rufino
dc.subject.por.fl_str_mv Ação e prática pedagógica
Critical pedagogy
Democracia radical
Jürgen Habermas
Jürgen Habermas
Paulo Freire
Paulo Freire
Pedagogia crítica
Pedagogical action and practice
Radical democracy
topic Ação e prática pedagógica
Critical pedagogy
Democracia radical
Jürgen Habermas
Jürgen Habermas
Paulo Freire
Paulo Freire
Pedagogia crítica
Pedagogical action and practice
Radical democracy
description Com uma proposta teórica e com fundamento na Teoria e na Pedagogia Crítica, esta pesquisa se propõe a investigar a relação dialética entre a ação pedagógica escolar, entendida como práxis dialógica criticamente constituída, e os processos emancipatórios vinculados à democratização social. Tal esforço é empreendido pela proposição de uma aproximação entre a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas (1983, 1992, 1999, 2020) e a perspectiva dialógica de Paulo Freire (1980, 1982, 1993, 2006b, 2019), com assunção de uma posição no âmbito da tradição crítica em seu sentido amplo. Ao buscar pelos fundamentos da ação com base na linguagem, nossa proposição caminha no sentido de considerar o papel da interação intersubjetiva como elemento constitutivo de todo ato educativo, estabelecendo-se, assim, uma homologia entre as interações na esfera escolar e as interações na esfera pública, com base no diálogo e na comunicação como eixos emancipatórios. Como problema de pesquisa, a partir da articulação entre os autores mencionados, indagamos a respeito de quais são as relações epistemológicas e sociais entre a práxis pedagógica escolar, entendida como ação orientada pelas interações entre ensino-aprendizagem, e a democratização social, formulando como objetivo geral compreender a constituição dessas relações em um nível teórico de justificação racional e sociopolítica. Como resultado, alcançamos a compreensão de que a práxis pedagógica ocorrida na escola pode resultar ressignificada quando se vincula, baseada em uma teoria dialógica e comunicativa, a efetivos processos de democratização e justiça política, consistindo em um tipo de razão emancipatória de caráter prático.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-19022024-103318/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-19022024-103318/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257128048263168