Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Beattriz Guedes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/
Resumo: O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor.
id USP_fa1dbe5777fc6a80a936b3ce109ffa7f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18012023-115832
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do PensamentoA study from the perspective of the Theory of Organizing Models of ThinkingBom professorGood workProfessoresProjetos de vidaPurposes of lifeTeachersTeoria dos Modelos Organizadores do PensamentoTheory of Organizing Models of ThinkingO presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor.The present work, inserted in the field of moral psychology, sought to understand the organization of thinking of Brazilian teachers regarding their life projects. The main goal of the present investigation was to identify and analyze the life projects of Brazilian teachers in activity, as well as the underlying values to this elaboration. It is based on two main theoretical axes: the concept of life projects and the Theory of Organizing Models of Thinking. During the development of the research, we designed and applied a questionnaire with 22 questions regarding the teachers\' values and their life projects. Teachers from each of the five socioeconomical regions of Brazil answered the electronic questionnaire anonymously. We analyzed the answers given by 100 teachers from the theoretical and methodological framework of the Theory of Organizing Models of Thinking. Among the results, we highlight the strong presence of the work with education and the social commitment in the teachers\' life projects. We discussed the results considering the principles of excellence, ethics and engagement which are brought by the concept of good work. In addition, we point out the ethics of care and the empathy as important elements for the work of the good teacher.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Valeria Amorim Arantes deSeixas, Beattriz Guedes de2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-27T19:14:20Zoai:teses.usp.br:tde-18012023-115832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-27T19:14:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
A study from the perspective of the Theory of Organizing Models of Thinking
title Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
spellingShingle Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Seixas, Beattriz Guedes de
Bom professor
Good work
Professores
Projetos de vida
Purposes of life
Teachers
Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Theory of Organizing Models of Thinking
title_short Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
title_full Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
title_fullStr Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
title_full_unstemmed Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
title_sort Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
author Seixas, Beattriz Guedes de
author_facet Seixas, Beattriz Guedes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Valeria Amorim Arantes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Beattriz Guedes de
dc.subject.por.fl_str_mv Bom professor
Good work
Professores
Projetos de vida
Purposes of life
Teachers
Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Theory of Organizing Models of Thinking
topic Bom professor
Good work
Professores
Projetos de vida
Purposes of life
Teachers
Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Theory of Organizing Models of Thinking
description O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090821443551232