Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/ |
Resumo: | O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor. |
id |
USP_fa1dbe5777fc6a80a936b3ce109ffa7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18012023-115832 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do PensamentoA study from the perspective of the Theory of Organizing Models of ThinkingBom professorGood workProfessoresProjetos de vidaPurposes of lifeTeachersTeoria dos Modelos Organizadores do PensamentoTheory of Organizing Models of ThinkingO presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor.The present work, inserted in the field of moral psychology, sought to understand the organization of thinking of Brazilian teachers regarding their life projects. The main goal of the present investigation was to identify and analyze the life projects of Brazilian teachers in activity, as well as the underlying values to this elaboration. It is based on two main theoretical axes: the concept of life projects and the Theory of Organizing Models of Thinking. During the development of the research, we designed and applied a questionnaire with 22 questions regarding the teachers\' values and their life projects. Teachers from each of the five socioeconomical regions of Brazil answered the electronic questionnaire anonymously. We analyzed the answers given by 100 teachers from the theoretical and methodological framework of the Theory of Organizing Models of Thinking. Among the results, we highlight the strong presence of the work with education and the social commitment in the teachers\' life projects. We discussed the results considering the principles of excellence, ethics and engagement which are brought by the concept of good work. In addition, we point out the ethics of care and the empathy as important elements for the work of the good teacher.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Valeria Amorim Arantes deSeixas, Beattriz Guedes de2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-27T19:14:20Zoai:teses.usp.br:tde-18012023-115832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-27T19:14:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento A study from the perspective of the Theory of Organizing Models of Thinking |
title |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento |
spellingShingle |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento Seixas, Beattriz Guedes de Bom professor Good work Professores Projetos de vida Purposes of life Teachers Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento Theory of Organizing Models of Thinking |
title_short |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento |
title_full |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento |
title_fullStr |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento |
title_full_unstemmed |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento |
title_sort |
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento |
author |
Seixas, Beattriz Guedes de |
author_facet |
Seixas, Beattriz Guedes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Valeria Amorim Arantes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas, Beattriz Guedes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bom professor Good work Professores Projetos de vida Purposes of life Teachers Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento Theory of Organizing Models of Thinking |
topic |
Bom professor Good work Professores Projetos de vida Purposes of life Teachers Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento Theory of Organizing Models of Thinking |
description |
O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-18012023-115832/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090821443551232 |