Controle de torque para motores a combustão interna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Henrique Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-12072024-081052/
Resumo: Esta tese aborda o desenvolvimento e avaliação de quatro controladores de torque projetados para motores a combustão interna. Os controladores em questão incluem um controlador PID (proporcional integral derivativo), um controlador baseado em redes neurais artificiais (RNA)-PID, um controlador PI adaptativo e um controlador fuzzy com modos deslizantes (FMD). O objetivo principal é modelar e controlar o sinal de torque, manipulando a abertura da válvula borboleta, o ângulo de ignição e a duração da injeção de combustível. Os testes foram conduzidos em uma sala de ensaios equipada com uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU) programável, utilizando um motor EA-111 VHT 1.6l acoplado a um dinamômetro de bancada. A sintonia e a calibração dos controladores foram realizadas com o motor operando no dinamômetro, permitindo a avaliação tanto em condições de regime permanente quanto de regime transiente. Todos os controladores demonstraram um erro absoluto médio adequado. Observou-se que os controladores PID e RNA-PID apresentaram tempos médios de resposta mais longos em comparação com os controladores PI adaptativo e FMD, quando sujeitos a variações na referência de torque, salientando-se que diferentes valores de tempo de resposta são adequados para diferentes modos de condução. Adicionalmente, discute-se como o controle de torque desempenha um papel crucial na dirigibilidade, conforto e segurança do motorista, influenciando a previsibilidade, responsividade e estabilidade do veículo, destacando a importância deste trabalho no contexto da indústria automotiva.
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