Pré-dimensionamento, com o auxilio de computador, de conjuntos diferenciais, de engrenagens cônicas, de funcionamento convencional ou auto-bloqueante.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-15022024-122939/ |
Resumo: | Desenvolveu-se um procedimento de cálculo para o pré-dimensionamento dos principais componentes de conjuntos diferenciais veiculares de engrenagens cônicas com e sem sistemas auto-bloqueantes internos por pacotes de lamelas. O procedimento foi implementado em linguagem Pascal para uso em microcomputadores pessoais. Os cálculos compreendem a determinação da resistência e vida útil das engrenagens de acionamento do conjunto, das engrenagens do movimento de compensação interno, das lamelas do sistema de autobloqueio, do eixo do pinhão de acionamento, do eixo da coroa de acionamento (carcaça do diferencial) e dos mancais de rolamento que sustentam estes eixos. Introduzindo-se como dados de entrada, dentre outros, a carga a ser suportada pelo mecanismo através de um coletivo, o tamanho das peças, os limites de resistência dos materiais utilizados e fatores adicionais que levam em consideração a temperatura e a viscosidade do óleo refrigerante, as dimensões das peças, o acabamento superficial e as condições de trabalho, procura-se chegar o mais próximo possível das condições reais do problema. Para se poder avaliar de alguma forma a precisão dos valores que podem ser obtidos através do programa de cálculos aqui desenvolvido, foi elaborado um teste de laboratório com o intuito de se realizar uma comparação entre os respectivos resultados obtidos. Chegou-se à conclusão que os valores teóricos obtidos foram satisfatórios e comparáveis aos valores práticos. O trabalho apresenta ainda muitos valores referenciais para diversos tipos de materiais, na suma maioria contidos em tabelas, tais como os de tensões no limite de resistência estática e de fadiga em função do tipo de solicitação, dureza Brinell, diversos possíveis coeficientes de atrito entre pares de lamelas e a viscosidade dos óleos segundo as classificações ISSO (International Standard Organization) e SAE (Society of Automotie Engineering) |
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Pré-dimensionamento, com o auxilio de computador, de conjuntos diferenciais, de engrenagens cônicas, de funcionamento convencional ou auto-bloqueante.Untitled in englishEngrenagensGearsDesenvolveu-se um procedimento de cálculo para o pré-dimensionamento dos principais componentes de conjuntos diferenciais veiculares de engrenagens cônicas com e sem sistemas auto-bloqueantes internos por pacotes de lamelas. O procedimento foi implementado em linguagem Pascal para uso em microcomputadores pessoais. Os cálculos compreendem a determinação da resistência e vida útil das engrenagens de acionamento do conjunto, das engrenagens do movimento de compensação interno, das lamelas do sistema de autobloqueio, do eixo do pinhão de acionamento, do eixo da coroa de acionamento (carcaça do diferencial) e dos mancais de rolamento que sustentam estes eixos. Introduzindo-se como dados de entrada, dentre outros, a carga a ser suportada pelo mecanismo através de um coletivo, o tamanho das peças, os limites de resistência dos materiais utilizados e fatores adicionais que levam em consideração a temperatura e a viscosidade do óleo refrigerante, as dimensões das peças, o acabamento superficial e as condições de trabalho, procura-se chegar o mais próximo possível das condições reais do problema. Para se poder avaliar de alguma forma a precisão dos valores que podem ser obtidos através do programa de cálculos aqui desenvolvido, foi elaborado um teste de laboratório com o intuito de se realizar uma comparação entre os respectivos resultados obtidos. Chegou-se à conclusão que os valores teóricos obtidos foram satisfatórios e comparáveis aos valores práticos. O trabalho apresenta ainda muitos valores referenciais para diversos tipos de materiais, na suma maioria contidos em tabelas, tais como os de tensões no limite de resistência estática e de fadiga em função do tipo de solicitação, dureza Brinell, diversos possíveis coeficientes de atrito entre pares de lamelas e a viscosidade dos óleos segundo as classificações ISSO (International Standard Organization) e SAE (Society of Automotie Engineering)After a short description of the functions and principles of operation, a procedurehas been developed for the preliminar calculation of the main componentes of vehicle differential sets of conical gears, with and without self blocking. These calculations are the resistance and useful life of the gears which operate the set; of the gears which do the internal compensations of movements; of the disks of the self blocking system; of theshafts of the operating pinion and gear, of the roller bearings which support all those shafts. The necessary data includes: a set of loads, speeds and proportional allocated time; the geometry of some of the dimensions of the main componentes; the strenght of the materials used and additional factors like: oil temperature and viscosity, surfasse finish of materila surfaces, size effect and load severity. Tables of design data are provided as to simplify the decision making about the materials (limit tension of static and fatigue resistance for the various types of applied load, Brinell hardness value); the friction coeficiente for the disk couplings; the viscosity of oils in accordance with ISSO (International Standard Organization and SAE (Society of Automotive Engineering) classification. All the necessary data and informations can be inputed to a Pascal Microcomputer program which will perform the necessary calculations and data organizations and output. In order to estimate the accuracy of the values which can be obtained from the program calculations, a laboratory workbench testing was conducted with satisfactory results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlves, Valter Francisco ArrudaGojtan, Gerd Erwin Ernst1995-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-15022024-122939/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-15T16:24:03Zoai:teses.usp.br:tde-15022024-122939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-15T16:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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