Pré-dimensionamento, com o auxilio de computador, de conjuntos diferenciais, de engrenagens cônicas, de funcionamento convencional ou auto-bloqueante.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gojtan, Gerd Erwin Ernst
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-15022024-122939/
Resumo: Desenvolveu-se um procedimento de cálculo para o pré-dimensionamento dos principais componentes de conjuntos diferenciais veiculares de engrenagens cônicas com e sem sistemas auto-bloqueantes internos por pacotes de lamelas. O procedimento foi implementado em linguagem Pascal para uso em microcomputadores pessoais. Os cálculos compreendem a determinação da resistência e vida útil das engrenagens de acionamento do conjunto, das engrenagens do movimento de compensação interno, das lamelas do sistema de autobloqueio, do eixo do pinhão de acionamento, do eixo da coroa de acionamento (carcaça do diferencial) e dos mancais de rolamento que sustentam estes eixos. Introduzindo-se como dados de entrada, dentre outros, a carga a ser suportada pelo mecanismo através de um coletivo, o tamanho das peças, os limites de resistência dos materiais utilizados e fatores adicionais que levam em consideração a temperatura e a viscosidade do óleo refrigerante, as dimensões das peças, o acabamento superficial e as condições de trabalho, procura-se chegar o mais próximo possível das condições reais do problema. Para se poder avaliar de alguma forma a precisão dos valores que podem ser obtidos através do programa de cálculos aqui desenvolvido, foi elaborado um teste de laboratório com o intuito de se realizar uma comparação entre os respectivos resultados obtidos. Chegou-se à conclusão que os valores teóricos obtidos foram satisfatórios e comparáveis aos valores práticos. O trabalho apresenta ainda muitos valores referenciais para diversos tipos de materiais, na suma maioria contidos em tabelas, tais como os de tensões no limite de resistência estática e de fadiga em função do tipo de solicitação, dureza Brinell, diversos possíveis coeficientes de atrito entre pares de lamelas e a viscosidade dos óleos segundo as classificações ISSO (International Standard Organization) e SAE (Society of Automotie Engineering)
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