Educação musical: leitura de estudos sobre a modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espasiani, Jobi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15082016-104122/
Resumo: Este trabalho visa a compreender as premissas que orientam os pesquisadores do gênero musical modinha de salão carioca da primeira metade do século XIX no que diz respeito à educação musical. Dentro da gama de pesquisa que tem sido feita sobre esse gênero musical, desde a primeira metade do século XX, considero os ensaios Modinhas Imperiais e Cândido Inácio da Silva e o lundu, de Mário de Andrade, publicados em 1930 e 1944, respectivamente, como estudos exemplares ainda hoje. No caso específico do ensaio de 1944, ressalto o fato de o autor paulistano ter buscado o vínculo entre o documento estudado o lundu Lá no Largo da Sé, de Cândido Inácio da Silva e a educação musical de seu autor. Embora na vida cotidiana presuma-se que um músico de concerto tenha de ter uma educação formal específica para isso, nos estudos da canção e, especificamente da modinha carioca no período acima determinado, esse pressuposto nem sempre é levado em consideração. Partindo do princípio de que a chamada música erudita tenha, como centro, uma educação musical formal, não sendo, portanto, apenas resultado da pertença a tal ou qual classe social ou então do talento artístico os referidos estudos de Mário Andrade abriram caminho para uma análise da música histórica por uma perspectiva que inclui sujeitos e espaços, diminuindo, assim, o tônus de análises generalizantes que facilitam orientação ideológico, orientação essa que parece dominar as pesquisas sobre esse gênero de canção. O corpus é formado por estudos sobre a modinha fazendo um percurso temporal que vai de 1930 a 2011.
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