Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tainá Fernandes de Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-21032016-115045
Resumo: Os impactos do crescimento quantitativo da educação superior brasileira para a sua qualidade têm sido questionados, visto que a qualidade do ensino é importante preditora do crescimento econômico de um país e que o processo de expansão teria possibilitado o estabelecimento de instituições de ensino e cursos com baixa qualidade. Neste contexto, é fundamental conhecer a influência dos recursos disponibilizados à educação superior para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, na literatura acadêmica, há evidente escassez de estudos que exploram as relações entre o desempenho discente e o nível de escolaridade e o regime de trabalho docente. Esta pesquisa aborda o ensino de Administração, que apresentou significativa expansão nos últimos 15 anos, compatível com a tendência mundial de crescimento das escolas de negócio. O objetivo é determinar como as características do corpo docente de uma IES influenciam o desempenho dos concluintes de seus cursos de graduação em Administração no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Assim, para o desenvolvimento deste estudo, foi criado um banco de dados a partir dos Microdados ENADE 2012 e dos Microdados Censo da Educação Superior 2012, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com base neste, foram desenvolvidos três modelos de regressão múltipla: um modelo geral, contemplando todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do banco de dados, um modelo específico para as IES públicas e outro específico para as IES privadas; sendo que a variável dependente empregada nestes modelos foi gerada por meio de uma análise fatorial, que condensou as informações contidas em cinco variáveis que mensuravam objetivamente o desempenho dos concluintes dos cursos de Administração das 1.286 IES do banco de dados no ENADE 2012. Concluiu-se que o nível de escolaridade do corpo docente, a quantidade de docentes por curso e o volume de cursos ofertados pela IES têm impacto significativo para o desempenho discente. Quanto ao regime de dedicação do corpo docente, foram encontradas evidências da capacidade preditiva destas variáveis, especificamente para o desempenho dos concluintes de IES públicas. Espera-se que os resultados alcançados estimulem o desenvolvimento de novos estudos, a fim de consolidar esta linha de pesquisa e ampliar o conhecimento científico, gerando contribuições práticas que promovam a melhoria contínua da qualidade do ensino de Administração no Brasil.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE Faculty: determinants of students\' performance on ENADE 2016-01-18Nuno Manoel Martins Dias FoutoClaudio Felisoni de AngeloAndré Taue SaitoTainá Fernandes de BritoUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Administração Avaliação da educação Educational assessment Ensino superior Higher education Management Os impactos do crescimento quantitativo da educação superior brasileira para a sua qualidade têm sido questionados, visto que a qualidade do ensino é importante preditora do crescimento econômico de um país e que o processo de expansão teria possibilitado o estabelecimento de instituições de ensino e cursos com baixa qualidade. Neste contexto, é fundamental conhecer a influência dos recursos disponibilizados à educação superior para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, na literatura acadêmica, há evidente escassez de estudos que exploram as relações entre o desempenho discente e o nível de escolaridade e o regime de trabalho docente. Esta pesquisa aborda o ensino de Administração, que apresentou significativa expansão nos últimos 15 anos, compatível com a tendência mundial de crescimento das escolas de negócio. O objetivo é determinar como as características do corpo docente de uma IES influenciam o desempenho dos concluintes de seus cursos de graduação em Administração no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Assim, para o desenvolvimento deste estudo, foi criado um banco de dados a partir dos Microdados ENADE 2012 e dos Microdados Censo da Educação Superior 2012, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com base neste, foram desenvolvidos três modelos de regressão múltipla: um modelo geral, contemplando todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do banco de dados, um modelo específico para as IES públicas e outro específico para as IES privadas; sendo que a variável dependente empregada nestes modelos foi gerada por meio de uma análise fatorial, que condensou as informações contidas em cinco variáveis que mensuravam objetivamente o desempenho dos concluintes dos cursos de Administração das 1.286 IES do banco de dados no ENADE 2012. Concluiu-se que o nível de escolaridade do corpo docente, a quantidade de docentes por curso e o volume de cursos ofertados pela IES têm impacto significativo para o desempenho discente. Quanto ao regime de dedicação do corpo docente, foram encontradas evidências da capacidade preditiva destas variáveis, especificamente para o desempenho dos concluintes de IES públicas. Espera-se que os resultados alcançados estimulem o desenvolvimento de novos estudos, a fim de consolidar esta linha de pesquisa e ampliar o conhecimento científico, gerando contribuições práticas que promovam a melhoria contínua da qualidade do ensino de Administração no Brasil. The impacts of Brazilian higher education quantitative growth on its quality have been challenged since educational quality is an important predictor of a country\'s economic growth. It is also known that this expansion process allowed the establishment of low quality educational institutions and courses. In this context, it is fundamental to know how available educational resources influence learning effectiveness in higher education. However, in academic publishing, there is obvious lack of studies that explored the relationship between students\' performance and faculty educational attainment and faculty working arrangements. This research is focused on Management Education in Brazil, which showed substantial expansion over the last 15 years, consistently with the global growth of Management Education. Its main purpose is to investigate the effects of faculty characteristics on graduate students\' performance on the Brazilian national exam (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE). Therefore, a database was created, using data extracted from \'Microdados ENADE 2012\' and from \'Microdados Censo da Educação Superior 2012\'. Three multiple regression models were developed: a general model, for all the 1,286 higher education institutions in the database, and two specific models (one for public educational institutions and the other for private educational institutions). The dependent variable was generated through a factor analysis, which compressed the information contained in five variables that objectively measured graduate students\' performance on ENADE 2012. The results provide compelling evidence that faculty educational attainment, number of teachers per course and amount of courses offered by an IES have predictive power over students\' performance on ENADE 2012. It is expected that these findings encourage the development of new studies in order to reinforce this research area and expand the scientific knowledge, generating practical contributions that could promote ongoing improvement of Management Education quality in Brazil. https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-21032016-115045info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:45:58Zoai:teses.usp.br:tde-21032016-115045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:04:39.087807Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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