Fatores socioeconômicos, demográficos, psicográficos, institucionais e temporais na alocação de ativos de pessoas físicas: uma investigação empírica em banco múltiplo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lintz, Liliane Renyi
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29042024-090355/
Resumo: Este trabalho visou compreender a influência de fatores socioeconômicos, demográficos, psicográficos, institucionais e temporais na alocação de ativos no Brasil. Os fatores socioeconômicos e demográficos que foram analisados são: sexo do tomador de decisão, idade, estado civil, dependentes, capacidade de geração de renda e patrimônio. O fator psicográfico diz respeito à forma como o investidor originou sua riqueza. A variável institucional é uma variável de controle que discrimina o gerente de relacionamento, a fim de medir seu poder de influência na alocação das carteiras de investimento. Com relação à variável temporal, ela se refere ao horizonte de investimento. Embora a recomendação tradicional em alocação de ativos seja a de que investidores com horizontes de investimento mais longos devessem se predispor a aceitar mais risco em suas carteiras, a academia ainda não consegue dar respaldo integral a essa recomendação. O objetivo foi o de verificar, de forma positivista, se essa variável se relacionava com o perfil das carteiras dos investidores. Utilizou-se para análise a área de Private Bank de uma grande instituição financeira, caracterizando-se, assim, como um estudo de caso. O instrumental estatístico que melhor se adaptou ao modelo foi a regressão logística, com a variável dependente sendo a existência ou não de ativos de risco na carteira do investidor. O resultado mostrou que gerente de relacionamento, horizonte de investimento, fonte da riqueza e renda, em ordem decrescente de importância, têm poder explicativo sobre o perfil da carteira do investidor. Esta pesquisa permitiu compreender quais são as variáveis capazes de influenciar o processo de venda de produtos financeiros
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