Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emilio Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/
Resumo: As emergentes transformações do século XXI impactam diferentes áreas da sociedade. As relações dinâmicas e voláteis, típicas da contemporaneidade, chegam também ao mundo do trabalho, e fazem com que empresas optem, muitas vezes, por reduzir custos em suas folhas de pagamento, com desafio de otimizar recursos humanos para aumentar a performance. Contratar profissionais experientes com perfil de liderança pode ser uma alternativa ainda mais onerosa, por isso, uma alternativa é atrair jovens profissionais e capacitá-los para ocuparem cargos estratégicos nas organizações. Com a tendência de envelhecimento da população mundial, a mão de obra jovem corre risco de escassez a longo prazo, portanto, ter a imagem de boa empregadora e dispor de um clima organizacional atrativo para o desenvolvimento de carreiras é um diferencial competitivo importante na comunicação organizacional. A construção de narrativas organizacionais que atraem jovens profissionais é o foco de pesquisa desta dissertação, que utiliza a análise de conteúdo das empresas premiadas como melhores para trabalhar e começar a carreira (MEPT e MECC) da revista Você S/A da Editora Abril, para compreender os fatores que têm tido êxito na construção de reputação organizacional.
id USP_fbb87f29adff3eccb90b5f37c7b75c6f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08032021-231939
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionaisOrganizational communication: company narratives focused on the careers of young professionalsCareersCarreirasClima organizacionalComunicação organizacionalJovens profissionaisNarrativasNarrativesOrganizational climateOrganizational communicationYoung professionalsAs emergentes transformações do século XXI impactam diferentes áreas da sociedade. As relações dinâmicas e voláteis, típicas da contemporaneidade, chegam também ao mundo do trabalho, e fazem com que empresas optem, muitas vezes, por reduzir custos em suas folhas de pagamento, com desafio de otimizar recursos humanos para aumentar a performance. Contratar profissionais experientes com perfil de liderança pode ser uma alternativa ainda mais onerosa, por isso, uma alternativa é atrair jovens profissionais e capacitá-los para ocuparem cargos estratégicos nas organizações. Com a tendência de envelhecimento da população mundial, a mão de obra jovem corre risco de escassez a longo prazo, portanto, ter a imagem de boa empregadora e dispor de um clima organizacional atrativo para o desenvolvimento de carreiras é um diferencial competitivo importante na comunicação organizacional. A construção de narrativas organizacionais que atraem jovens profissionais é o foco de pesquisa desta dissertação, que utiliza a análise de conteúdo das empresas premiadas como melhores para trabalhar e começar a carreira (MEPT e MECC) da revista Você S/A da Editora Abril, para compreender os fatores que têm tido êxito na construção de reputação organizacional.Emerging transformations in the 21st century have impacted different areas of society. Dynamic and volatile relationships, typical of contemporary times, also reach the work environment, and make companies choose, often, to reduce costs in their payrolls, with the challenge of optimizing human resources to increase performance. Hiring experienced professionals with a leadership profile can be an even more costly way, so an alternative choice is to attract young professionals and train them to occupy strategic positions in the companies. Trending of an aging world population, the young workforce is at risk of scarcity in the long term, therefore, having the image of a good employer and having an attractive organizational climate for the development of careers is an important differential in organizational communication. The construction of corporate narratives that attract young professionals is the research focus of this dissertation, which uses a content analysis of the companies awarded as best places to work and start careers (MEPT and MECC) from the magazine Você S/A by Editora Abril, for understanding the factors that have been successful in building organizational reputation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFarias, Luiz Alberto Beserra deOliveira, Emilio Alves de2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T22:17:03Zoai:teses.usp.br:tde-08032021-231939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T22:17:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
Organizational communication: company narratives focused on the careers of young professionals
title Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
spellingShingle Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
Oliveira, Emilio Alves de
Careers
Carreiras
Clima organizacional
Comunicação organizacional
Jovens profissionais
Narrativas
Narratives
Organizational climate
Organizational communication
Young professionals
title_short Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
title_full Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
title_fullStr Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
title_full_unstemmed Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
title_sort Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
author Oliveira, Emilio Alves de
author_facet Oliveira, Emilio Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Luiz Alberto Beserra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emilio Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Careers
Carreiras
Clima organizacional
Comunicação organizacional
Jovens profissionais
Narrativas
Narratives
Organizational climate
Organizational communication
Young professionals
topic Careers
Carreiras
Clima organizacional
Comunicação organizacional
Jovens profissionais
Narrativas
Narratives
Organizational climate
Organizational communication
Young professionals
description As emergentes transformações do século XXI impactam diferentes áreas da sociedade. As relações dinâmicas e voláteis, típicas da contemporaneidade, chegam também ao mundo do trabalho, e fazem com que empresas optem, muitas vezes, por reduzir custos em suas folhas de pagamento, com desafio de otimizar recursos humanos para aumentar a performance. Contratar profissionais experientes com perfil de liderança pode ser uma alternativa ainda mais onerosa, por isso, uma alternativa é atrair jovens profissionais e capacitá-los para ocuparem cargos estratégicos nas organizações. Com a tendência de envelhecimento da população mundial, a mão de obra jovem corre risco de escassez a longo prazo, portanto, ter a imagem de boa empregadora e dispor de um clima organizacional atrativo para o desenvolvimento de carreiras é um diferencial competitivo importante na comunicação organizacional. A construção de narrativas organizacionais que atraem jovens profissionais é o foco de pesquisa desta dissertação, que utiliza a análise de conteúdo das empresas premiadas como melhores para trabalhar e começar a carreira (MEPT e MECC) da revista Você S/A da Editora Abril, para compreender os fatores que têm tido êxito na construção de reputação organizacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090503705100288