Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/ |
Resumo: | As emergentes transformações do século XXI impactam diferentes áreas da sociedade. As relações dinâmicas e voláteis, típicas da contemporaneidade, chegam também ao mundo do trabalho, e fazem com que empresas optem, muitas vezes, por reduzir custos em suas folhas de pagamento, com desafio de otimizar recursos humanos para aumentar a performance. Contratar profissionais experientes com perfil de liderança pode ser uma alternativa ainda mais onerosa, por isso, uma alternativa é atrair jovens profissionais e capacitá-los para ocuparem cargos estratégicos nas organizações. Com a tendência de envelhecimento da população mundial, a mão de obra jovem corre risco de escassez a longo prazo, portanto, ter a imagem de boa empregadora e dispor de um clima organizacional atrativo para o desenvolvimento de carreiras é um diferencial competitivo importante na comunicação organizacional. A construção de narrativas organizacionais que atraem jovens profissionais é o foco de pesquisa desta dissertação, que utiliza a análise de conteúdo das empresas premiadas como melhores para trabalhar e começar a carreira (MEPT e MECC) da revista Você S/A da Editora Abril, para compreender os fatores que têm tido êxito na construção de reputação organizacional. |
id |
USP_fbb87f29adff3eccb90b5f37c7b75c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08032021-231939 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionaisOrganizational communication: company narratives focused on the careers of young professionalsCareersCarreirasClima organizacionalComunicação organizacionalJovens profissionaisNarrativasNarrativesOrganizational climateOrganizational communicationYoung professionalsAs emergentes transformações do século XXI impactam diferentes áreas da sociedade. As relações dinâmicas e voláteis, típicas da contemporaneidade, chegam também ao mundo do trabalho, e fazem com que empresas optem, muitas vezes, por reduzir custos em suas folhas de pagamento, com desafio de otimizar recursos humanos para aumentar a performance. Contratar profissionais experientes com perfil de liderança pode ser uma alternativa ainda mais onerosa, por isso, uma alternativa é atrair jovens profissionais e capacitá-los para ocuparem cargos estratégicos nas organizações. Com a tendência de envelhecimento da população mundial, a mão de obra jovem corre risco de escassez a longo prazo, portanto, ter a imagem de boa empregadora e dispor de um clima organizacional atrativo para o desenvolvimento de carreiras é um diferencial competitivo importante na comunicação organizacional. A construção de narrativas organizacionais que atraem jovens profissionais é o foco de pesquisa desta dissertação, que utiliza a análise de conteúdo das empresas premiadas como melhores para trabalhar e começar a carreira (MEPT e MECC) da revista Você S/A da Editora Abril, para compreender os fatores que têm tido êxito na construção de reputação organizacional.Emerging transformations in the 21st century have impacted different areas of society. Dynamic and volatile relationships, typical of contemporary times, also reach the work environment, and make companies choose, often, to reduce costs in their payrolls, with the challenge of optimizing human resources to increase performance. Hiring experienced professionals with a leadership profile can be an even more costly way, so an alternative choice is to attract young professionals and train them to occupy strategic positions in the companies. Trending of an aging world population, the young workforce is at risk of scarcity in the long term, therefore, having the image of a good employer and having an attractive organizational climate for the development of careers is an important differential in organizational communication. The construction of corporate narratives that attract young professionals is the research focus of this dissertation, which uses a content analysis of the companies awarded as best places to work and start careers (MEPT and MECC) from the magazine Você S/A by Editora Abril, for understanding the factors that have been successful in building organizational reputation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFarias, Luiz Alberto Beserra deOliveira, Emilio Alves de2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T22:17:03Zoai:teses.usp.br:tde-08032021-231939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T22:17:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais Organizational communication: company narratives focused on the careers of young professionals |
title |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais |
spellingShingle |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais Oliveira, Emilio Alves de Careers Carreiras Clima organizacional Comunicação organizacional Jovens profissionais Narrativas Narratives Organizational climate Organizational communication Young professionals |
title_short |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais |
title_full |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais |
title_fullStr |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais |
title_sort |
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais |
author |
Oliveira, Emilio Alves de |
author_facet |
Oliveira, Emilio Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Luiz Alberto Beserra de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Emilio Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Careers Carreiras Clima organizacional Comunicação organizacional Jovens profissionais Narrativas Narratives Organizational climate Organizational communication Young professionals |
topic |
Careers Carreiras Clima organizacional Comunicação organizacional Jovens profissionais Narrativas Narratives Organizational climate Organizational communication Young professionals |
description |
As emergentes transformações do século XXI impactam diferentes áreas da sociedade. As relações dinâmicas e voláteis, típicas da contemporaneidade, chegam também ao mundo do trabalho, e fazem com que empresas optem, muitas vezes, por reduzir custos em suas folhas de pagamento, com desafio de otimizar recursos humanos para aumentar a performance. Contratar profissionais experientes com perfil de liderança pode ser uma alternativa ainda mais onerosa, por isso, uma alternativa é atrair jovens profissionais e capacitá-los para ocuparem cargos estratégicos nas organizações. Com a tendência de envelhecimento da população mundial, a mão de obra jovem corre risco de escassez a longo prazo, portanto, ter a imagem de boa empregadora e dispor de um clima organizacional atrativo para o desenvolvimento de carreiras é um diferencial competitivo importante na comunicação organizacional. A construção de narrativas organizacionais que atraem jovens profissionais é o foco de pesquisa desta dissertação, que utiliza a análise de conteúdo das empresas premiadas como melhores para trabalhar e começar a carreira (MEPT e MECC) da revista Você S/A da Editora Abril, para compreender os fatores que têm tido êxito na construção de reputação organizacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08032021-231939/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090503705100288 |