Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-16112012-102811/ |
Resumo: | Este trabalho propõe um método com base no planejamento estatístico de testes de confiabilidade para proporcionar um tratamento quantitativo aos dois primeiros níveis da abordagem de padrões baseados em metas (Goal-Based Standards). O uso do método é demonstrado em dois exemplos práticos, através da sua aplicação na meta de confiabilidade dos componentes do sistema de pós-tratamento de gases de exaustão, em motores a diesel de veículos automotivos e marítimos. Os fundamentos do trabalho incluem a teoria do planejamento estatístico de testes de confiabilidade, os princípios do GBS, tipos e características de metas de confiabilidade, a ferramenta de avaliação de segurança formal (FSA), e da análise do modo e efeito da falha (FMEA). A originalidade da contribuição do trabalho está na combinação das técnicas de planejamento de testes de confiabilidade com os princípios do GBS para quantificar o nível de atendimento das metas de confiabilidade. Dessa forma, é possível ajustar o programa de testes na verificação das metas de segurança, aumentando o conhecimento sobre o desempenho do sistema. O método é de simples aplicação permitindo a sua aplicação expedita e integrada aos processos de desenvolvimento de sistemas. |
id |
USP_fbcca1cf623e3edfb4bd87acd6be8f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16112012-102811 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos.Goal based standards: a quantitative approach applied to gases emissions of marine and automotiveAutomotive and ships vehiclesEngenharia da confiabilidadeGoal-Based Standards (GBS)Padrões Baseados em Metas (GBS)Planejamento estatístico de testesPlanning statistical testsRedução Catalítica Seletiva (SCR)Reliability engineeringSelective Catalytic Reduction (SCR)Veículos automotivos e marítimosEste trabalho propõe um método com base no planejamento estatístico de testes de confiabilidade para proporcionar um tratamento quantitativo aos dois primeiros níveis da abordagem de padrões baseados em metas (Goal-Based Standards). O uso do método é demonstrado em dois exemplos práticos, através da sua aplicação na meta de confiabilidade dos componentes do sistema de pós-tratamento de gases de exaustão, em motores a diesel de veículos automotivos e marítimos. Os fundamentos do trabalho incluem a teoria do planejamento estatístico de testes de confiabilidade, os princípios do GBS, tipos e características de metas de confiabilidade, a ferramenta de avaliação de segurança formal (FSA), e da análise do modo e efeito da falha (FMEA). A originalidade da contribuição do trabalho está na combinação das técnicas de planejamento de testes de confiabilidade com os princípios do GBS para quantificar o nível de atendimento das metas de confiabilidade. Dessa forma, é possível ajustar o programa de testes na verificação das metas de segurança, aumentando o conhecimento sobre o desempenho do sistema. O método é de simples aplicação permitindo a sua aplicação expedita e integrada aos processos de desenvolvimento de sistemas.This research proposes a probabilistic method based on reliability test planning in order to provide a quantitative approach to the Tier I and II of the Goal-Based Standards (GBS). The use of the method is exhibited through its application in the reliability goal of the components of the exhaust gases post-treatment system in diesel engines for automotive and marine vehicles. The fundamentals of this work includes the theory of statistical design of reliability tests, the GBS principles, a brief description of the types and characteristics of reliability goals, the tool of Formal Safety Assessment (FSA) recommended for marítima projects, and the risk qualitative methodology based on Failure Mode Effect Analysis (FMEA). This theoretical framework was applied to two practical examples, one in the automotive industry and the other in the shipbuilding sector. The originality of this research lies in the combination of the reliability test planning techniques with the principles of GBS, in order to verify, from the whole project tests planning, the reliability goals of the basic components as a fundamental step in the assessment of system safety. The testing program can be adjusted to focus on verifying the safety goals, so that the level of knowledge about the product performance before it is delivered to the client. This work also offers the benefit of providing an easy method of system safety assessment, which allows a large number of companies to use it and to integrate it into their product development process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPConti, Mardel Bongiovanni deCoitinho, Marcos2012-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-16112012-102811/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-16112012-102811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. Goal based standards: a quantitative approach applied to gases emissions of marine and automotive |
title |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. |
spellingShingle |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. Coitinho, Marcos Automotive and ships vehicles Engenharia da confiabilidade Goal-Based Standards (GBS) Padrões Baseados em Metas (GBS) Planejamento estatístico de testes Planning statistical tests Redução Catalítica Seletiva (SCR) Reliability engineering Selective Catalytic Reduction (SCR) Veículos automotivos e marítimos |
title_short |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. |
title_full |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. |
title_fullStr |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. |
title_full_unstemmed |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. |
title_sort |
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos. |
author |
Coitinho, Marcos |
author_facet |
Coitinho, Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conti, Mardel Bongiovanni de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coitinho, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automotive and ships vehicles Engenharia da confiabilidade Goal-Based Standards (GBS) Padrões Baseados em Metas (GBS) Planejamento estatístico de testes Planning statistical tests Redução Catalítica Seletiva (SCR) Reliability engineering Selective Catalytic Reduction (SCR) Veículos automotivos e marítimos |
topic |
Automotive and ships vehicles Engenharia da confiabilidade Goal-Based Standards (GBS) Padrões Baseados em Metas (GBS) Planejamento estatístico de testes Planning statistical tests Redução Catalítica Seletiva (SCR) Reliability engineering Selective Catalytic Reduction (SCR) Veículos automotivos e marítimos |
description |
Este trabalho propõe um método com base no planejamento estatístico de testes de confiabilidade para proporcionar um tratamento quantitativo aos dois primeiros níveis da abordagem de padrões baseados em metas (Goal-Based Standards). O uso do método é demonstrado em dois exemplos práticos, através da sua aplicação na meta de confiabilidade dos componentes do sistema de pós-tratamento de gases de exaustão, em motores a diesel de veículos automotivos e marítimos. Os fundamentos do trabalho incluem a teoria do planejamento estatístico de testes de confiabilidade, os princípios do GBS, tipos e características de metas de confiabilidade, a ferramenta de avaliação de segurança formal (FSA), e da análise do modo e efeito da falha (FMEA). A originalidade da contribuição do trabalho está na combinação das técnicas de planejamento de testes de confiabilidade com os princípios do GBS para quantificar o nível de atendimento das metas de confiabilidade. Dessa forma, é possível ajustar o programa de testes na verificação das metas de segurança, aumentando o conhecimento sobre o desempenho do sistema. O método é de simples aplicação permitindo a sua aplicação expedita e integrada aos processos de desenvolvimento de sistemas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-16112012-102811/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-16112012-102811/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257084110831616 |