Avaliação do conhecimento dos farmacêuticos comunitários relacionado à dispensação de medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, João Paulo Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-25082023-081523/
Resumo: O farmacêutico desenvolve atividades que visam promover o uso racional de medicamentos, garantindo efetividade e segurança ao tratamento, assim como melhoria de qualidade de vida da população. Entre os serviços clínicos realizados no âmbito da farmácia comunitária destaca-se a dispensação de medicamentos, ato no qual o profissional proporciona um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à uma prescrição, informando e orientando sobre o uso correto do medicamento. Sendo assim, identificar o conhecimento dos farmacêuticos comunitários de todo o Brasil para se planejar e estruturar estratégias educativas continuadas e permanentes, de forma a preencher as possíveis lacunas existentes, torna-se necessário. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento dos farmacêuticos atuantes em farmácias comunitárias sobre a dispensação de medicamentos e suas percepções sobre a formação acadêmica recebida. Para tal, um estudo de caráter descritivo com abordagem transversal, do tipo Survey, foi realizado em todas Unidades Federativas do Brasil entre os meses de outubro de 2021 e maio de 2022 por meio de envio on-line de questionários estruturados previamente validados, sendo eles o CDM-51 e o de Apreciação da Formação no Curso de Graduação em Farmácia. Os dados obtidos foram organizados em planilha do Microsoft Office® Excel, e análises descritivas e estatísticas foram realizadas. O estudo foi aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP), de acordo com a Resolução CNS nº 466/2012, sob parecer número 5.058.567. Todas as regiões do Brasil apresentaram participantes no estudo, totalizando 366 respostas, tendo destaque a Região Sudeste representando 52,5% (N=192), e em seguida a Região Nordeste com 24,6% (N=90). Entre a amostra, 71,3% (N=261) são do sexo feminino e possuem média de idade de 36,4 (±9,4). A porcentagem média de acertos no CDM-51 foi de 70,8% e todas as dimensões apresentaram média superior a 50%. A terceira dimensão (dispensação dos medicamentos genéricos) apresentou a maior média de acertos (78%), já a quinta dimensão (dispensação de medicamentos isentos de prescrição médica), obteve a menor média de acertos (64,7%). Foi identificado que possivelmente os farmacêuticos formados em Instituições Públicas de Ensino e que possuem Pós-graduação possuem mais conhecimento sobre dispensação, além disso também foi percebida uma possível correlação entre o tempo de formado e de experiência no serviço com o score obtido no instrumento. Em relação a mensuração do grau de utilidade da formação, identificou-se que a opção \"Não tive formação\" foi apontada ao menos uma vez para todas as atividades listadas no instrumento. Por fim, podemos concluir que o farmacêutico comunitário que atua no Brasil é mulher, possui 36 anos, realizou sua graduação em instituição privada de ensino, possui especialização e aproximadamente 11 anos de experiência e não possui conhecimento satisfatório para a prática da dispensação de medicamentos.
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Sendo assim, identificar o conhecimento dos farmacêuticos comunitários de todo o Brasil para se planejar e estruturar estratégias educativas continuadas e permanentes, de forma a preencher as possíveis lacunas existentes, torna-se necessário. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento dos farmacêuticos atuantes em farmácias comunitárias sobre a dispensação de medicamentos e suas percepções sobre a formação acadêmica recebida. Para tal, um estudo de caráter descritivo com abordagem transversal, do tipo Survey, foi realizado em todas Unidades Federativas do Brasil entre os meses de outubro de 2021 e maio de 2022 por meio de envio on-line de questionários estruturados previamente validados, sendo eles o CDM-51 e o de Apreciação da Formação no Curso de Graduação em Farmácia. Os dados obtidos foram organizados em planilha do Microsoft Office® Excel, e análises descritivas e estatísticas foram realizadas. O estudo foi aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP), de acordo com a Resolução CNS nº 466/2012, sob parecer número 5.058.567. Todas as regiões do Brasil apresentaram participantes no estudo, totalizando 366 respostas, tendo destaque a Região Sudeste representando 52,5% (N=192), e em seguida a Região Nordeste com 24,6% (N=90). Entre a amostra, 71,3% (N=261) são do sexo feminino e possuem média de idade de 36,4 (±9,4). A porcentagem média de acertos no CDM-51 foi de 70,8% e todas as dimensões apresentaram média superior a 50%. A terceira dimensão (dispensação dos medicamentos genéricos) apresentou a maior média de acertos (78%), já a quinta dimensão (dispensação de medicamentos isentos de prescrição médica), obteve a menor média de acertos (64,7%). Foi identificado que possivelmente os farmacêuticos formados em Instituições Públicas de Ensino e que possuem Pós-graduação possuem mais conhecimento sobre dispensação, além disso também foi percebida uma possível correlação entre o tempo de formado e de experiência no serviço com o score obtido no instrumento. Em relação a mensuração do grau de utilidade da formação, identificou-se que a opção \"Não tive formação\" foi apontada ao menos uma vez para todas as atividades listadas no instrumento. Por fim, podemos concluir que o farmacêutico comunitário que atua no Brasil é mulher, possui 36 anos, realizou sua graduação em instituição privada de ensino, possui especialização e aproximadamente 11 anos de experiência e não possui conhecimento satisfatório para a prática da dispensação de medicamentos.The pharmacist develops activities that aim to promote the rational use of medicines, ensuring the effectiveness and safety of treatment, as well as improving the quality of life of the population. Among the clinical services performed within the community pharmacy, the dispensing of medications stands out, an act in which the professional provides one or more medications to a patient, usually as a response to a prescription, informing and guiding about the correct use of the drug. Thus, identifying the knowledge of community pharmacists from all over Brazil to plan and structure continuous and permanent educational strategies, to fill the possible gaps that exist, becomes necessary. Thus, this research aimed to analyze the knowledge of pharmacists active in community pharmacies about the dispensing of medicines and their perceptions about the academic education received. For this, a descriptive study with a cross-sectional survey approach was conducted in all Federative Units of Brazil between October 2021 and May 2022 through online sending of previously validated structured questionnaires, which are the CDM-51 and the Training Appreciation in the Pharmacy Undergraduate Course. The data obtained were organized in a Microsoft Office® Excel spreadsheet, and descriptive analyses and statistics were performed. The study was approved Research Ethics Committee of the Faculty of Pharmaceutical Sciences of Ribeirão Preto (FCFRP-USP), according to CNS Resolution No. 466/2012, under opinion number 5,058,567. All regions of Brazil presented participants in the study, totaling 366 responses, highlighting the Southeast region representing 52.5% (N=192), and then the Northeast Region with 24.6% (N=90). Among the sample, 71.3% (N=261) were female and have a mean age of 36.4 (±9.4). The mean percentage of correct answers in the CDM-51 was 70.8% and all dimensions presented a mean greater than 50%. The third dimension (dispensing of generic drugs) presented the highest mean number of correct answers (78%), while the fifth dimension (dispensing of drugs exempt from a medical prescription), obtained the lowest average number of correct answers (64.7%). It was identified that possibly pharmacists trained in Public Educational Institutions and who have graduate degrees have more knowledge about dispensing, in addition, a possible correlation was also perceived between the time of graduation and experience in the service with the score obtained in the instrument. Regarding the measurement of the degree of usefulness of the training, it was identified that the option \"I did not have training\" was pointed at least once for all the activities listed in the instrument. Finally, we can conclude that the community pharmacist who works in Brazil is a woman, is 36 years old, graduated from a private educational institution, has specialization and approximately 11 years of experience, and does not have satisfactory knowledge of the practice of dispensing medicines.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Leonardo Régis LeiraCunha, João Paulo Alves2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-25082023-081523/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-07T13:00:09Zoai:teses.usp.br:tde-25082023-081523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-07T13:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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