A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Éricka Milena Mesquita de Morais
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102017-140507/
Resumo: Esta pesquisa investigou a abordagem dada à práxis educativa nas pesquisas em Educação Ambiental Crítica, desenvolvidas em teses de doutorado e dissertações de mestrado inseridas no Banco de Teses do Projeto EArte. Este Projeto, o qual é o contexto mais amplo desta pesquisa, propõe-se a realizar um estudo do estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil desde 2008, envolvendo pesquisadores de cinco instituições universitárias brasileiras. A práxis educativa é uma dimensão fundamental na perspectiva crítica da Educação Ambiental (EA), realizando-se na unidade dialógica e/ou dialética entre teoria e prática, sujeito e objeto, sociedade e natureza e natureza e cultura, conforme autores da perspectiva crítica da educação ambiental. Por meio de uma análise documental das teses e dissertações em Educação Ambiental Crítica, em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, esta pesquisa identificou e analisou 23 teses e dissertações deste Banco de Teses. Inicialmente, o corpus documental desta pesquisa foi analisado a partir de suas Fichas de Classificação, trazendo dados importantes sobre aspectos autorais, institucionais e de pesquisa destes trabalhos, permitindo caracterizá-los. Um mapeamento das principais referências teóricas relativas à abordagem da práxis educativa em cada um destes trabalhos foi também realizado. Em seguida, verificou-se, em cada trabalho, como o termo práxis/práxis educativa foi abordado, obtendo um panorama geral destas pesquisas, o que nos permitiu selecionar alguns trabalhos para uma leitura e análise mais aprofundada de suas versões completas. O referencial teórico do presente estudo foi construído, partindo do conceito de práxis em Marx e autores marxistas, passando pelos autores da perspectiva crítica da Educação, até chegar aos autores da perspectiva crítica da Educação Ambiental, a fim de compreender como este conceito de práxis foi sendo transposto nestes diferentes contextos até chegar nestas teses e dissertações em EAC. Como resultado desta análise, verificou-se uma multiplicidade de formas de abordagem da práxis/práxis educativa nesses trabalhos, trazendo diferentes implicações para a prática pedagógica em EA e contribuindo para uma diversidade de produção no campo da pesquisa em EA.
id USP_fc679b7065d682e9d450a83cb06fa5d9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27102017-140507
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental críticaThe Educational Praxis approach in dissertations and theses in critical environmental education.Praxis. Educational praxis. Critical environmental education. State-of-the-art.Práxis. Práxis educativa. Educação ambiental crítica. Estado da arte.Esta pesquisa investigou a abordagem dada à práxis educativa nas pesquisas em Educação Ambiental Crítica, desenvolvidas em teses de doutorado e dissertações de mestrado inseridas no Banco de Teses do Projeto EArte. Este Projeto, o qual é o contexto mais amplo desta pesquisa, propõe-se a realizar um estudo do estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil desde 2008, envolvendo pesquisadores de cinco instituições universitárias brasileiras. A práxis educativa é uma dimensão fundamental na perspectiva crítica da Educação Ambiental (EA), realizando-se na unidade dialógica e/ou dialética entre teoria e prática, sujeito e objeto, sociedade e natureza e natureza e cultura, conforme autores da perspectiva crítica da educação ambiental. Por meio de uma análise documental das teses e dissertações em Educação Ambiental Crítica, em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, esta pesquisa identificou e analisou 23 teses e dissertações deste Banco de Teses. Inicialmente, o corpus documental desta pesquisa foi analisado a partir de suas Fichas de Classificação, trazendo dados importantes sobre aspectos autorais, institucionais e de pesquisa destes trabalhos, permitindo caracterizá-los. Um mapeamento das principais referências teóricas relativas à abordagem da práxis educativa em cada um destes trabalhos foi também realizado. Em seguida, verificou-se, em cada trabalho, como o termo práxis/práxis educativa foi abordado, obtendo um panorama geral destas pesquisas, o que nos permitiu selecionar alguns trabalhos para uma leitura e análise mais aprofundada de suas versões completas. O referencial teórico do presente estudo foi construído, partindo do conceito de práxis em Marx e autores marxistas, passando pelos autores da perspectiva crítica da Educação, até chegar aos autores da perspectiva crítica da Educação Ambiental, a fim de compreender como este conceito de práxis foi sendo transposto nestes diferentes contextos até chegar nestas teses e dissertações em EAC. Como resultado desta análise, verificou-se uma multiplicidade de formas de abordagem da práxis/práxis educativa nesses trabalhos, trazendo diferentes implicações para a prática pedagógica em EA e contribuindo para uma diversidade de produção no campo da pesquisa em EA.This research investigated the approach given to educational praxis in research in Critical Environmental Education, developed in doctoral theses and dissertations inserted in the Thesis Bank of the EArte Project. This project, which is the broader context of this research, proposes to carry out a study of the state of the art of research in Environmental Education in Brazil since 2008, involving researchers from five Brazilian university institutions. The educational praxis is a fundamental dimension in the critical perspective of Environmental Education (EA), taking place in the dialogical and / or dialectical unity between theory and practice, subject and object, society and nature and nature and culture, as authors of the critical perspective of environmental education. Through a documentary analysis of theses and dissertations in Critical Environmental Education, in a qualitative approach to educational research, this research identified and analyzed 23 theses and dissertations of this Bank of Theses. Initially, the documentary corpus of this research was analyzed from its Classification Sheets, bringing important data about the authors\', institutional and research aspects of these works, allowing them to be characterized. A mapping of the main theoretical references regarding the approach to educational praxis in each of these works was also carried out. Then, in each work, the term praxis / educational praxis was approached, obtaining an overview of these researches, which allowed us to select some works for a more detailed reading and analysis of their complete versions. The theoretical framework of the present study was constructed, starting from the concept of praxis in Marx and Marxist authors, passing through the authors of the critical perspective of Education, until reaching the authors of the critical perspective of Environmental Education, in order to understand how this concept of praxis was being transposed in these different contexts until arriving at these theses and dissertations in EAC. As a result of this analysis, there was a multiplicity of ways of approaching the praxis / educational praxis in these works, bringing different implications for the pedagogical practice in AE and contributing to a diversity of production in the field of AE research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawasaki, Clarice SumiPedroso, Éricka Milena Mesquita de Morais2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102017-140507/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-27102017-140507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
The Educational Praxis approach in dissertations and theses in critical environmental education.
title A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
spellingShingle A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
Pedroso, Éricka Milena Mesquita de Morais
Praxis. Educational praxis. Critical environmental education. State-of-the-art.
Práxis. Práxis educativa. Educação ambiental crítica. Estado da arte.
title_short A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
title_full A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
title_fullStr A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
title_full_unstemmed A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
title_sort A abordagem da práxis educativa em dissertações e teses em educação ambiental crítica
author Pedroso, Éricka Milena Mesquita de Morais
author_facet Pedroso, Éricka Milena Mesquita de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kawasaki, Clarice Sumi
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Éricka Milena Mesquita de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Praxis. Educational praxis. Critical environmental education. State-of-the-art.
Práxis. Práxis educativa. Educação ambiental crítica. Estado da arte.
topic Praxis. Educational praxis. Critical environmental education. State-of-the-art.
Práxis. Práxis educativa. Educação ambiental crítica. Estado da arte.
description Esta pesquisa investigou a abordagem dada à práxis educativa nas pesquisas em Educação Ambiental Crítica, desenvolvidas em teses de doutorado e dissertações de mestrado inseridas no Banco de Teses do Projeto EArte. Este Projeto, o qual é o contexto mais amplo desta pesquisa, propõe-se a realizar um estudo do estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil desde 2008, envolvendo pesquisadores de cinco instituições universitárias brasileiras. A práxis educativa é uma dimensão fundamental na perspectiva crítica da Educação Ambiental (EA), realizando-se na unidade dialógica e/ou dialética entre teoria e prática, sujeito e objeto, sociedade e natureza e natureza e cultura, conforme autores da perspectiva crítica da educação ambiental. Por meio de uma análise documental das teses e dissertações em Educação Ambiental Crítica, em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, esta pesquisa identificou e analisou 23 teses e dissertações deste Banco de Teses. Inicialmente, o corpus documental desta pesquisa foi analisado a partir de suas Fichas de Classificação, trazendo dados importantes sobre aspectos autorais, institucionais e de pesquisa destes trabalhos, permitindo caracterizá-los. Um mapeamento das principais referências teóricas relativas à abordagem da práxis educativa em cada um destes trabalhos foi também realizado. Em seguida, verificou-se, em cada trabalho, como o termo práxis/práxis educativa foi abordado, obtendo um panorama geral destas pesquisas, o que nos permitiu selecionar alguns trabalhos para uma leitura e análise mais aprofundada de suas versões completas. O referencial teórico do presente estudo foi construído, partindo do conceito de práxis em Marx e autores marxistas, passando pelos autores da perspectiva crítica da Educação, até chegar aos autores da perspectiva crítica da Educação Ambiental, a fim de compreender como este conceito de práxis foi sendo transposto nestes diferentes contextos até chegar nestas teses e dissertações em EAC. Como resultado desta análise, verificou-se uma multiplicidade de formas de abordagem da práxis/práxis educativa nesses trabalhos, trazendo diferentes implicações para a prática pedagógica em EA e contribuindo para uma diversidade de produção no campo da pesquisa em EA.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102017-140507/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102017-140507/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257462898425856