Versos sagrados de Ifá: núcleo ordenador dos complexos religiosos de Matriz iorubá nas Américas
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.84.2004.tde-15052023-153539 |
Resumo: | Os versos sagrados do Ifá formam o chassi matricial da reorganização dos complexos religiosos da civilização iorubá nas Américas. Pela via da transmissão oral, eles foram legados aos afrodescendentes americanos, que reordenaram as equivalências universais da religião - panteão, sistema divinatório, sistema de iniciação - num cenário hostil. As equivalências deram aos descendentes iorubás - nagôs e lucumís - elementos de identidades para a reconstrução de sua territorialidade, com a preservação dos seus princípios e valores ancestrais, centrados numa ética absoluta ante ao sagrado e sua imanência. A pesquisa de campo indicou que a oralidade iorubá atravessou três fases na sua linha de transmissão: mobilização da mémória coletiva, pesquisas acadêmicas e trânsito triangular dos sacerdotes (Nigéria, Brasil e Cuba). O modelo de análise partiu da constatação da existencia de três núcleos no seio da tradição iorubá nas Américas - denso, ressemantizado e reinventado - e as funções precípuas do mito - mística, cosmológica, sociológica e pedagógica. Os dados obtidos sugerem a necessidade de uma nova arquitetura metodológica, que tenha o universo tradicional iorubá como seu centro de observação, para o resgate dos seus valores éticos - instrumentos indispensáveis no estágio atual do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Versos sagrados de Ifá: núcleo ordenador dos complexos religiosos de Matriz iorubá nas Américas Sacred verses of Ifá: organizational nucleus of the religious complexes of the matrix iorubá in the Americas 2004-05-21Kabengele MunangaJosildeth Gomes ConsorteRicardo Franklin FerreiraDennis de OliveiraDilma de Melo SilvaJuarez Tadeu de Paula XavierUniversidade de São PauloIntegração da América LatinaUSPBR Dense nucleus Discriminação racial Equivalências universais Núcleo denso; Núcleo ressemantizado Núcleo reinventado Nucleus reinvented Nucleus ressemantizado Preconceito Prejudice Racial discrimination Racism Racismo Sacred verses of Ifá Universal equivalences Versos sagrados de Ifá Os versos sagrados do Ifá formam o chassi matricial da reorganização dos complexos religiosos da civilização iorubá nas Américas. Pela via da transmissão oral, eles foram legados aos afrodescendentes americanos, que reordenaram as equivalências universais da religião - panteão, sistema divinatório, sistema de iniciação - num cenário hostil. As equivalências deram aos descendentes iorubás - nagôs e lucumís - elementos de identidades para a reconstrução de sua territorialidade, com a preservação dos seus princípios e valores ancestrais, centrados numa ética absoluta ante ao sagrado e sua imanência. A pesquisa de campo indicou que a oralidade iorubá atravessou três fases na sua linha de transmissão: mobilização da mémória coletiva, pesquisas acadêmicas e trânsito triangular dos sacerdotes (Nigéria, Brasil e Cuba). O modelo de análise partiu da constatação da existencia de três núcleos no seio da tradição iorubá nas Américas - denso, ressemantizado e reinventado - e as funções precípuas do mito - mística, cosmológica, sociológica e pedagógica. Os dados obtidos sugerem a necessidade de uma nova arquitetura metodológica, que tenha o universo tradicional iorubá como seu centro de observação, para o resgate dos seus valores éticos - instrumentos indispensáveis no estágio atual do combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo The Sacred Verses of Ifá form the matricíal chassis from the re-organization of the religious complexes from the iorubá civilization in the Americas. By oral transmission, they were led to their African-American decent that re-ordered the universal equivalences from the religion - pantheon, divinatory system, system of initiation - in a hostile setting. The equivalences gave to the descending iorubás - nagôs and lucumís - elements of identities for the reconstruction of their territoriality, preservating their principals and ancestral values, centered in an absolute ethic to the sacred and their immanency. Field research indicated that the orality iorubá that traveled through three phases in the their line of transmission: mobilization from the collective memory, academic researches and triangular traffic of the priests (Nigeria, Brazil and Cuba). The model of analysis started from the discovery of the existency of three nucleus in the breast from the tradition iorubá in the Americas - dense, ressemantizado and reinvented - and the assential functions of the myth - mystical, cosmologic, sociological and pedagogical. The facts obtained suggested the need of a new methodological architecture that has the traditional universe iorubá as their center of observation, for the rescue of their ethical values - indispensable instruments in the present period o f training to battle the prejudice, discrimination and the racism. https://doi.org/10.11606/T.84.2004.tde-15052023-153539info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:01:34Zoai:teses.usp.br:tde-15052023-153539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:42:10.870758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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