Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/ |
Resumo: | Essa tese tem como objetivo discutir um dos principais processos que se faz necessário para a realização de trocas em mercados: a valoração. A valoração é entendida aqui como um processo que, ao classificar, categorizar, avaliar e qualificar um bem, torna-o um produto passível de troca em um mercado. Para tanto, escolhi como estudo de caso a Exposição HSM Expomanagement. Essa Exposição é organizada pela empresa HSM e é chave para o mercado de tecnologias de gestão no Brasil, reunindo diferentes empresas de consultoria, tecnologia de softwares para gestão, palestrantes e empresas de educação executiva. Analiso a valoração a partir da Expomanagement partindo de duas perspectivas analíticas. A primeira camada analítica tratará a Expomanagement como espaço para a observação do processo de valoração. Assim, partirei do Evento da Expomanagement para descrever como consumidores, expositores, Organização e dispositivos constroem, nesse espaço, a valoração das tecnologias de gestão no Brasil. Na segunda camada analítica, a Expomanagement deixa de ser pensada como espaço em que ocorre a valoração, para ser pensada ela mesma como produto. Assim, voltaremos nosso olhar para a Organização responsável pela Exposição, a HSM, para entender como ela constitui o evento como produto a ser vendido para os Expositores e Participantes do evento. Essas perspectivas analíticas distintas utilizadas para analisar a Expomanagement permitem chamar a tese de Caleidoscópio da valoração, pois, na medida em que modifica a perspectiva sobre a Exposição, diferentes nuances da valoração sobressaem. |
id |
USP_fcf6f77fb1aee5a5a8a5b2f8a6b7b0c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25032019-134348 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtosThe HSM Expomanagement Exhibition and its process of constructing productsConstituição de produtosExhibitionExposiçãoManagement technologiesMarketsMercadosProducts constructionTecnologia de gestãoValoraçãoValuationEssa tese tem como objetivo discutir um dos principais processos que se faz necessário para a realização de trocas em mercados: a valoração. A valoração é entendida aqui como um processo que, ao classificar, categorizar, avaliar e qualificar um bem, torna-o um produto passível de troca em um mercado. Para tanto, escolhi como estudo de caso a Exposição HSM Expomanagement. Essa Exposição é organizada pela empresa HSM e é chave para o mercado de tecnologias de gestão no Brasil, reunindo diferentes empresas de consultoria, tecnologia de softwares para gestão, palestrantes e empresas de educação executiva. Analiso a valoração a partir da Expomanagement partindo de duas perspectivas analíticas. A primeira camada analítica tratará a Expomanagement como espaço para a observação do processo de valoração. Assim, partirei do Evento da Expomanagement para descrever como consumidores, expositores, Organização e dispositivos constroem, nesse espaço, a valoração das tecnologias de gestão no Brasil. Na segunda camada analítica, a Expomanagement deixa de ser pensada como espaço em que ocorre a valoração, para ser pensada ela mesma como produto. Assim, voltaremos nosso olhar para a Organização responsável pela Exposição, a HSM, para entender como ela constitui o evento como produto a ser vendido para os Expositores e Participantes do evento. Essas perspectivas analíticas distintas utilizadas para analisar a Expomanagement permitem chamar a tese de Caleidoscópio da valoração, pois, na medida em que modifica a perspectiva sobre a Exposição, diferentes nuances da valoração sobressaem.This doctoral thesis aims to discuss one of the main processes necessary to carry out exchanges in markets: Valuation. Valuation here is understood as a process that turns a good into a commodity that can be exchanged in a market when it is classified, categorized and qualified as such. To do so, I chose the HSM Expomanagement Exhibition as a case study. This Exhibition is organized by HSM and is key to the management technologies market in Brazil, bringing together different consulting companies, management software technology, lecturers and executive education companies. I analyze the valuation of Expomanagement from two analytical perspectives. The first analytical layer will treat Expomanagement as a space for observation of the valuation process. Thus, I will proceed from the Expomanagement Event to describe how consumers, exhibitors, HSM and devices build, in this space, the valuation of management technologies in Brazil. In the second analytical layer, Expomanagement is no longer understood as a space in which valuation occurs, in order to be considered as a product itself. Thus, we will turn our attention to the umbrella organization of the Exhibition, HSM, to understand how it constitutes the event as a product to be sold to Exhibitors and Participants of the event. These different analytical perspectives employed to analyze Expomanagement allow us to call the thesis as \'Kaleidoscope of valuation\', since, insofar as the perspective on the Exposition is changed, different nuances of valuation stand out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimaraes, Nadya AraujoPicanço, Monise Fernandes2018-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-25032019-134348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos The HSM Expomanagement Exhibition and its process of constructing products |
title |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos |
spellingShingle |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos Picanço, Monise Fernandes Constituição de produtos Exhibition Exposição Management technologies Markets Mercados Products construction Tecnologia de gestão Valoração Valuation |
title_short |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos |
title_full |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos |
title_fullStr |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos |
title_full_unstemmed |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos |
title_sort |
Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos |
author |
Picanço, Monise Fernandes |
author_facet |
Picanço, Monise Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimaraes, Nadya Araujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picanço, Monise Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Constituição de produtos Exhibition Exposição Management technologies Markets Mercados Products construction Tecnologia de gestão Valoração Valuation |
topic |
Constituição de produtos Exhibition Exposição Management technologies Markets Mercados Products construction Tecnologia de gestão Valoração Valuation |
description |
Essa tese tem como objetivo discutir um dos principais processos que se faz necessário para a realização de trocas em mercados: a valoração. A valoração é entendida aqui como um processo que, ao classificar, categorizar, avaliar e qualificar um bem, torna-o um produto passível de troca em um mercado. Para tanto, escolhi como estudo de caso a Exposição HSM Expomanagement. Essa Exposição é organizada pela empresa HSM e é chave para o mercado de tecnologias de gestão no Brasil, reunindo diferentes empresas de consultoria, tecnologia de softwares para gestão, palestrantes e empresas de educação executiva. Analiso a valoração a partir da Expomanagement partindo de duas perspectivas analíticas. A primeira camada analítica tratará a Expomanagement como espaço para a observação do processo de valoração. Assim, partirei do Evento da Expomanagement para descrever como consumidores, expositores, Organização e dispositivos constroem, nesse espaço, a valoração das tecnologias de gestão no Brasil. Na segunda camada analítica, a Expomanagement deixa de ser pensada como espaço em que ocorre a valoração, para ser pensada ela mesma como produto. Assim, voltaremos nosso olhar para a Organização responsável pela Exposição, a HSM, para entender como ela constitui o evento como produto a ser vendido para os Expositores e Participantes do evento. Essas perspectivas analíticas distintas utilizadas para analisar a Expomanagement permitem chamar a tese de Caleidoscópio da valoração, pois, na medida em que modifica a perspectiva sobre a Exposição, diferentes nuances da valoração sobressaem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257324378390528 |