Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picanço, Monise Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/
Resumo: Essa tese tem como objetivo discutir um dos principais processos que se faz necessário para a realização de trocas em mercados: a valoração. A valoração é entendida aqui como um processo que, ao classificar, categorizar, avaliar e qualificar um bem, torna-o um produto passível de troca em um mercado. Para tanto, escolhi como estudo de caso a Exposição HSM Expomanagement. Essa Exposição é organizada pela empresa HSM e é chave para o mercado de tecnologias de gestão no Brasil, reunindo diferentes empresas de consultoria, tecnologia de softwares para gestão, palestrantes e empresas de educação executiva. Analiso a valoração a partir da Expomanagement partindo de duas perspectivas analíticas. A primeira camada analítica tratará a Expomanagement como espaço para a observação do processo de valoração. Assim, partirei do Evento da Expomanagement para descrever como consumidores, expositores, Organização e dispositivos constroem, nesse espaço, a valoração das tecnologias de gestão no Brasil. Na segunda camada analítica, a Expomanagement deixa de ser pensada como espaço em que ocorre a valoração, para ser pensada ela mesma como produto. Assim, voltaremos nosso olhar para a Organização responsável pela Exposição, a HSM, para entender como ela constitui o evento como produto a ser vendido para os Expositores e Participantes do evento. Essas perspectivas analíticas distintas utilizadas para analisar a Expomanagement permitem chamar a tese de Caleidoscópio da valoração, pois, na medida em que modifica a perspectiva sobre a Exposição, diferentes nuances da valoração sobressaem.
id USP_fcf6f77fb1aee5a5a8a5b2f8a6b7b0c0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25032019-134348
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtosThe HSM Expomanagement Exhibition and its process of constructing productsConstituição de produtosExhibitionExposiçãoManagement technologiesMarketsMercadosProducts constructionTecnologia de gestãoValoraçãoValuationEssa tese tem como objetivo discutir um dos principais processos que se faz necessário para a realização de trocas em mercados: a valoração. A valoração é entendida aqui como um processo que, ao classificar, categorizar, avaliar e qualificar um bem, torna-o um produto passível de troca em um mercado. Para tanto, escolhi como estudo de caso a Exposição HSM Expomanagement. Essa Exposição é organizada pela empresa HSM e é chave para o mercado de tecnologias de gestão no Brasil, reunindo diferentes empresas de consultoria, tecnologia de softwares para gestão, palestrantes e empresas de educação executiva. Analiso a valoração a partir da Expomanagement partindo de duas perspectivas analíticas. A primeira camada analítica tratará a Expomanagement como espaço para a observação do processo de valoração. Assim, partirei do Evento da Expomanagement para descrever como consumidores, expositores, Organização e dispositivos constroem, nesse espaço, a valoração das tecnologias de gestão no Brasil. Na segunda camada analítica, a Expomanagement deixa de ser pensada como espaço em que ocorre a valoração, para ser pensada ela mesma como produto. Assim, voltaremos nosso olhar para a Organização responsável pela Exposição, a HSM, para entender como ela constitui o evento como produto a ser vendido para os Expositores e Participantes do evento. Essas perspectivas analíticas distintas utilizadas para analisar a Expomanagement permitem chamar a tese de Caleidoscópio da valoração, pois, na medida em que modifica a perspectiva sobre a Exposição, diferentes nuances da valoração sobressaem.This doctoral thesis aims to discuss one of the main processes necessary to carry out exchanges in markets: Valuation. Valuation here is understood as a process that turns a good into a commodity that can be exchanged in a market when it is classified, categorized and qualified as such. To do so, I chose the HSM Expomanagement Exhibition as a case study. This Exhibition is organized by HSM and is key to the management technologies market in Brazil, bringing together different consulting companies, management software technology, lecturers and executive education companies. I analyze the valuation of Expomanagement from two analytical perspectives. The first analytical layer will treat Expomanagement as a space for observation of the valuation process. Thus, I will proceed from the Expomanagement Event to describe how consumers, exhibitors, HSM and devices build, in this space, the valuation of management technologies in Brazil. In the second analytical layer, Expomanagement is no longer understood as a space in which valuation occurs, in order to be considered as a product itself. Thus, we will turn our attention to the umbrella organization of the Exhibition, HSM, to understand how it constitutes the event as a product to be sold to Exhibitors and Participants of the event. These different analytical perspectives employed to analyze Expomanagement allow us to call the thesis as \'Kaleidoscope of valuation\', since, insofar as the perspective on the Exposition is changed, different nuances of valuation stand out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimaraes, Nadya AraujoPicanço, Monise Fernandes2018-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-25032019-134348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
The HSM Expomanagement Exhibition and its process of constructing products
title Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
spellingShingle Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
Picanço, Monise Fernandes
Constituição de produtos
Exhibition
Exposição
Management technologies
Markets
Mercados
Products construction
Tecnologia de gestão
Valoração
Valuation
title_short Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
title_full Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
title_fullStr Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
title_full_unstemmed Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
title_sort Caleidoscópio da Valoração: a HSM expomanagement e o processo de constituição de seus produtos
author Picanço, Monise Fernandes
author_facet Picanço, Monise Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimaraes, Nadya Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Picanço, Monise Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Constituição de produtos
Exhibition
Exposição
Management technologies
Markets
Mercados
Products construction
Tecnologia de gestão
Valoração
Valuation
topic Constituição de produtos
Exhibition
Exposição
Management technologies
Markets
Mercados
Products construction
Tecnologia de gestão
Valoração
Valuation
description Essa tese tem como objetivo discutir um dos principais processos que se faz necessário para a realização de trocas em mercados: a valoração. A valoração é entendida aqui como um processo que, ao classificar, categorizar, avaliar e qualificar um bem, torna-o um produto passível de troca em um mercado. Para tanto, escolhi como estudo de caso a Exposição HSM Expomanagement. Essa Exposição é organizada pela empresa HSM e é chave para o mercado de tecnologias de gestão no Brasil, reunindo diferentes empresas de consultoria, tecnologia de softwares para gestão, palestrantes e empresas de educação executiva. Analiso a valoração a partir da Expomanagement partindo de duas perspectivas analíticas. A primeira camada analítica tratará a Expomanagement como espaço para a observação do processo de valoração. Assim, partirei do Evento da Expomanagement para descrever como consumidores, expositores, Organização e dispositivos constroem, nesse espaço, a valoração das tecnologias de gestão no Brasil. Na segunda camada analítica, a Expomanagement deixa de ser pensada como espaço em que ocorre a valoração, para ser pensada ela mesma como produto. Assim, voltaremos nosso olhar para a Organização responsável pela Exposição, a HSM, para entender como ela constitui o evento como produto a ser vendido para os Expositores e Participantes do evento. Essas perspectivas analíticas distintas utilizadas para analisar a Expomanagement permitem chamar a tese de Caleidoscópio da valoração, pois, na medida em que modifica a perspectiva sobre a Exposição, diferentes nuances da valoração sobressaem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-134348/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257324378390528