Razão e sensação no Teeteto de Platão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Anderson de Paula
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-22032010-121526/
Resumo: Neste trabalho argumento que o Teeteto é um diálogo sobre a relação entre o conceito de razão, entendido como uma potência específica da alma, e a sensação, compreendida como um processo inconsciente do corpo. No primeiro capítulo examino a análise platônica da epistemologia protagoreana. Tento mostrar que nesta seção Platão não está argumentando uma tese platônica sobre o mundo sensível. Ele está explicando e criticando os princípios fundamentais da epistemologia protagoreana. No final da seção Platão explica a distinção entre razão e sensação. Na análise da segunda parte defendo que a massa de argumentos dessa seção formula uma tese platônica sobre a essência do conhecimento. Por fim, no comentário da terceira definição examino o conceito de logos da teoria do sonho e o significado da tese de que os elementos são perceptíveis.
id USP_fcfc21e4c69cc8c8c9aef2059adbd95d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22032010-121526
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Razão e sensação no Teeteto de PlatãoReason and preception in Plato\'s TheaetetusAncient philosophyFilosofia antigaPlatonismPlatonismoNeste trabalho argumento que o Teeteto é um diálogo sobre a relação entre o conceito de razão, entendido como uma potência específica da alma, e a sensação, compreendida como um processo inconsciente do corpo. No primeiro capítulo examino a análise platônica da epistemologia protagoreana. Tento mostrar que nesta seção Platão não está argumentando uma tese platônica sobre o mundo sensível. Ele está explicando e criticando os princípios fundamentais da epistemologia protagoreana. No final da seção Platão explica a distinção entre razão e sensação. Na análise da segunda parte defendo que a massa de argumentos dessa seção formula uma tese platônica sobre a essência do conhecimento. Por fim, no comentário da terceira definição examino o conceito de logos da teoria do sonho e o significado da tese de que os elementos são perceptíveis.In this work I argue that the Theaetetus is a dialogue about the relation between the concept of reason, understood as a kind of power of the mind, and perception, viewed as an unconscious process of the body. In the first chapter I examine Platos analysis of Protagorean epistemology. I try to show that in this section Plato is not arguing his own view about the sensible world. He is, rather, explaining and criticizing the fundamental principles of the protagorean epistemology. At the end of this section Plato explains the distinction between reason and perception. In my analysis of the second part, I argue that the mass of arguments of this section formulates a platonic thesis about the essence of knowledge. Finally, in my commentary of the third definition, I examine Dreams concept of logos and the meaning of the thesis that the elements are perceivable.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCuter, Joao Vergilio GalleraniBorges, Anderson de Paula2009-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-22032010-121526/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-22032010-121526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Razão e sensação no Teeteto de Platão
Reason and preception in Plato\'s Theaetetus
title Razão e sensação no Teeteto de Platão
spellingShingle Razão e sensação no Teeteto de Platão
Borges, Anderson de Paula
Ancient philosophy
Filosofia antiga
Platonism
Platonismo
title_short Razão e sensação no Teeteto de Platão
title_full Razão e sensação no Teeteto de Platão
title_fullStr Razão e sensação no Teeteto de Platão
title_full_unstemmed Razão e sensação no Teeteto de Platão
title_sort Razão e sensação no Teeteto de Platão
author Borges, Anderson de Paula
author_facet Borges, Anderson de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cuter, Joao Vergilio Gallerani
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Anderson de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ancient philosophy
Filosofia antiga
Platonism
Platonismo
topic Ancient philosophy
Filosofia antiga
Platonism
Platonismo
description Neste trabalho argumento que o Teeteto é um diálogo sobre a relação entre o conceito de razão, entendido como uma potência específica da alma, e a sensação, compreendida como um processo inconsciente do corpo. No primeiro capítulo examino a análise platônica da epistemologia protagoreana. Tento mostrar que nesta seção Platão não está argumentando uma tese platônica sobre o mundo sensível. Ele está explicando e criticando os princípios fundamentais da epistemologia protagoreana. No final da seção Platão explica a distinção entre razão e sensação. Na análise da segunda parte defendo que a massa de argumentos dessa seção formula uma tese platônica sobre a essência do conhecimento. Por fim, no comentário da terceira definição examino o conceito de logos da teoria do sonho e o significado da tese de que os elementos são perceptíveis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-22032010-121526/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-22032010-121526/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090978315763712