Validação da versão adaptada do Inventário de Percepção Parental IPP / Parent Perception Inventory para Crianças brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06122018-133326/ |
Resumo: | A temática da criação dos filhos vem sendo muito pesquisada e diversos trabalhos têm dedicado atenção especial aos estilos e práticas parentais. Desde a década de 1930, psicólogos pesquisadores e clínicos têm se preocupado com questões como: Qual a melhor forma de educar os filhos e quais são as conseqüências que podem ser provocadas no desenvolvimento das crianças educadas por diferentes modelos de pais. Considerando a relevância da relação entre pais e filhos no processo de desenvolvimento, este estudo objetivou-se validar, por meio da análise fatorial confirmatória, a versão adaptada para crianças brasileiras do Parent Perception Inventory - PPI, para mensurar o comportamento dos pais com relação às práticas educativas na percepção dos filhos. Foram realizadas ainda procedimentos para validação convergente, utilizando-se o Questionário de Práticas Parentais-QPP (PASQUALI et al.,2012) e análise da confiabilidade por meio do alfa de Cronbach. Participaram do estudo 600 crianças de 7 a 12 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas da cidade de Ribeirão Preto-SP que responderam duas versões do PPI, uma para o pai e outra para a mãe, cada uma com 18 itens que avaliam nove classes de comportamento positivo e nove classes de comportamento negativo. Por meio do método de Máxima Verossimilhança pôde-se confirmar o modelo de duas dimensões, fatores positivos e negativos, referentes às práticas adotadas, distribuídos respectivamente nos itens impares e pares da escala para as duas versões. Tais componentes apresentaram Alfa de Cronbach entre 0.67 e 0.81 e se correlacionaram positivamente com os domínios da escala QPP - Questionário de Percepção dos Pais, com valores entre 0,463 e 0,638. Conclui-se que o instrumento é valido e pode ser usado em estudos para identificar o comportamento parental do ponto de vista da criança |
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Validação da versão adaptada do Inventário de Percepção Parental IPP / Parent Perception Inventory para Crianças brasileirasValidation of the adapted version of the Parent Perception Inventory - PPI for Brazilian childrenAnálise fatorial ; Criança ; Relação pais-filhos ; Testes psicológicosChild ; Factor analysis ; Parent-child relationship ; Psychological testsA temática da criação dos filhos vem sendo muito pesquisada e diversos trabalhos têm dedicado atenção especial aos estilos e práticas parentais. Desde a década de 1930, psicólogos pesquisadores e clínicos têm se preocupado com questões como: Qual a melhor forma de educar os filhos e quais são as conseqüências que podem ser provocadas no desenvolvimento das crianças educadas por diferentes modelos de pais. Considerando a relevância da relação entre pais e filhos no processo de desenvolvimento, este estudo objetivou-se validar, por meio da análise fatorial confirmatória, a versão adaptada para crianças brasileiras do Parent Perception Inventory - PPI, para mensurar o comportamento dos pais com relação às práticas educativas na percepção dos filhos. Foram realizadas ainda procedimentos para validação convergente, utilizando-se o Questionário de Práticas Parentais-QPP (PASQUALI et al.,2012) e análise da confiabilidade por meio do alfa de Cronbach. Participaram do estudo 600 crianças de 7 a 12 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas da cidade de Ribeirão Preto-SP que responderam duas versões do PPI, uma para o pai e outra para a mãe, cada uma com 18 itens que avaliam nove classes de comportamento positivo e nove classes de comportamento negativo. Por meio do método de Máxima Verossimilhança pôde-se confirmar o modelo de duas dimensões, fatores positivos e negativos, referentes às práticas adotadas, distribuídos respectivamente nos itens impares e pares da escala para as duas versões. Tais componentes apresentaram Alfa de Cronbach entre 0.67 e 0.81 e se correlacionaram positivamente com os domínios da escala QPP - Questionário de Percepção dos Pais, com valores entre 0,463 e 0,638. Conclui-se que o instrumento é valido e pode ser usado em estudos para identificar o comportamento parental do ponto de vista da criançaThe theme of raising a child has received attention of many researchers and several papers have devoted particular attention to parental styles and practices. Since the 1930s, psychology researchers, and clinicians have been concerned with issues such as: What is the best way to educate children and what are the consequences that can be caused in their development when educated by different models of parents. Considering the relevance of the relationship between parents and children in the development process, this study aimed to validate, through the confirmatory factorial analysis, a version adapted for Brazilian children of the Parent Perception Inventory-PPI to measure the parent`s behavior in relation to educational practices in the perception of children. We also performed procedures for convergente validation using the Questionário de Percepção do Pais - QPP (PASQUALI et el., 2012) and reliability analysis by Cronbach`s alfa. The study included 600 children aged from 7 to 12 incomplete years, both boys and girls, from public and private schools in the city of Ribeirão Preto-SP, who answered two versions of the PPI, one for the father and one for the mother, each with 18 items which evaluate nine classes of positive behavior and nine classes of negative behavior. By means of the Maximum Likelihood method, the two-dimensional model, positive and negative, could beconfirmed, referring to the adopted practices, distributed respectively in the odd and even items of the scale for the two versions. These components presented Cronbach\'s alpha between 0.67 and 0.81 and correlated positively with the domains of the scale QPP- Parent Perception Questionare, used to test the convergent validity with values between 0,463 and 0,638. We conclude that the instrument is valid and can be used in studies to identify parental behavior from the child\'s point of viewBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Ana Maria PimentaGalindo, Elizangela Moreira Careta2018-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06122018-133326/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-06122018-133326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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