O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Herbert Alexandre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-25082022-145002/
Resumo: Nesta pesquisa, busca-se entender quais seriam os elementos presentes na interação entre professores de ciências da natureza que propiciam o engajamento emocional em um curso de formação continuada. Engajamento colocado como emergindo de emoções geradas coletivamente, tendo implicações para a cognição e o comportamento. Desta forma, os referenciais teóricos adotados neste estudo se fundamentam na teoria sociológica das emoções e na tradição da microssociologia americana sobre os rituais de interação. Estes enquanto um mecanismo de emoção e atenção mutuamente focalizadas, que produz uma realidade momentaneamente compartilhada, que por meio disso gera solidariedade e símbolos de filiação a um grupo. Sendo as emoções tratadas como processos biológicos, cognitivos e culturais que abrangem estados fisiológicos de excitação. Compreende-se que nos momentos de formação de professores de ciências, a experiência emocional coletiva é complexa e mapear elementos presentes nestas interações que podem indicar engajamento emocional seriam instrumentos pertinentes para o planejamento de formações futuras. Desta forma, para conhecer melhor o arcabouço de pesquisas sobre a temática abordada nesta tese, realizou-se inicialmente um levantamento das publicações nacionais e internacionais e percebeu-se que existem poucas pesquisas que tratam sobre engajamento emocional na formação continuada de professores de ciências, mas que muito se tem discutido sobre a importância de rituais de interação de sucesso e emoções positivas para a aprendizagem de ciências. Os dados para a presente pesquisa foram obtidos de cinco encontros de formação continuada de professores de ciências que ocorreram na diretoria de ensino de São Carlos/SP, com uma média de 16 professores. O percurso teórico-metodológico desta tese se estrutura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretativa, fenomenológica-hermenêutica e multimétodos. Para observar o micro, onde os detalhes da vida cotidiana podem ser investigados, torna-se importante o uso da pesquisa orientada a eventos. Ao localizar o evento através de heurísticos em gravações de áudio e vídeo, é possível interpretá-lo na perspectiva da fenomenologia-hermenêutica. Os resultados demonstram que os professores de ciências se engajam emocionalmente quando surge ao debate questões próprias do seu cotidiano, suas emoções não são expressas apenas como algo individual, mas coletivo e fazem parte de suas experiências socioculturais de interações passadas. O humor e a raiva trouxeram à tona experiências próprias dos professores de ciências, algo que traz o sentimento de pertencimento ao grupo, que coloca um símbolo sagrado coletivo. Conclui-se, portanto, que para o engajamento emocional é necessário a presença de símbolos sagrados, o compartilhamento de emoções e o sentimento de pertencimento ao grupo.
id USP_fdd24830ea435e5593d748ebd52457ea
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25082022-145002
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoçõesEngagement in continuing teacher education: perspective of interaction rituals and emotionsContinued education of science teachersEmocional engagementEmoçõesEmotionsEngajamento emocionalFormação continuada de professores de ciênciasInteraction ritualsRituais de InteraçãoNesta pesquisa, busca-se entender quais seriam os elementos presentes na interação entre professores de ciências da natureza que propiciam o engajamento emocional em um curso de formação continuada. Engajamento colocado como emergindo de emoções geradas coletivamente, tendo implicações para a cognição e o comportamento. Desta forma, os referenciais teóricos adotados neste estudo se fundamentam na teoria sociológica das emoções e na tradição da microssociologia americana sobre os rituais de interação. Estes enquanto um mecanismo de emoção e atenção mutuamente focalizadas, que produz uma realidade momentaneamente compartilhada, que por meio disso gera solidariedade e símbolos de filiação a um grupo. Sendo as emoções tratadas como processos biológicos, cognitivos e culturais que abrangem estados fisiológicos de excitação. Compreende-se que nos momentos de formação de professores de ciências, a experiência emocional coletiva é complexa e mapear elementos presentes nestas interações que podem indicar engajamento emocional seriam instrumentos pertinentes para o planejamento de formações futuras. Desta forma, para conhecer melhor o arcabouço de pesquisas sobre a temática abordada nesta tese, realizou-se inicialmente um levantamento das publicações nacionais e internacionais e percebeu-se que existem poucas pesquisas que tratam sobre engajamento emocional na formação continuada de professores de ciências, mas que muito se tem discutido sobre a importância de rituais de interação de sucesso e emoções positivas para a aprendizagem de ciências. Os dados para a presente pesquisa foram obtidos de cinco encontros de formação continuada de professores de ciências que ocorreram na diretoria de ensino de São Carlos/SP, com uma média de 16 professores. O percurso teórico-metodológico desta tese se estrutura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretativa, fenomenológica-hermenêutica e multimétodos. Para observar o micro, onde os detalhes da vida cotidiana podem ser investigados, torna-se importante o uso da pesquisa orientada a eventos. Ao localizar o evento através de heurísticos em gravações de áudio e vídeo, é possível interpretá-lo na perspectiva da fenomenologia-hermenêutica. Os resultados demonstram que os professores de ciências se engajam emocionalmente quando surge ao debate questões próprias do seu cotidiano, suas emoções não são expressas apenas como algo individual, mas coletivo e fazem parte de suas experiências socioculturais de interações passadas. O humor e a raiva trouxeram à tona experiências próprias dos professores de ciências, algo que traz o sentimento de pertencimento ao grupo, que coloca um símbolo sagrado coletivo. Conclui-se, portanto, que para o engajamento emocional é necessário a presença de símbolos sagrados, o compartilhamento de emoções e o sentimento de pertencimento ao grupo.This work attempts to understand what would be the elements present in the interaction between natural science teachers that enable emotional engagement in a continuing education course. Engagement posed as emerging from collectively generated emotions, having implications in behavior and cognition. Thus, the theoretical references adopted in this study are based on the sociological theory of emotions and on the american microsociology tradition regarding interaction rituals. These as a mutually focused mechanism of emotion and attention that produce a momentarily shared reality through which solidarity and symbols of filiation to a group are generated. Treating the emotions as biological, cognitive and cultural processes that encompass physiological states of excitation. Comprehending that in moments of science teacher education, the collective emotional experience is complex and mapping elements present in such interactions that could indicate emotional engagement would be pertinent instruments to the planning of future education. Hence, to better know the framework of research on the theme of this thesis, a survey of national and international publications was initially conducted and it was noted that few papers addressing emotional engagement in science teachers continued education existed, however much has been discussed regarding the importance of successful interaction rituals and positive emotions to the learning of sciences. The data for the present study were obtained from five different meetings of continued education of science teachers that occurred in the São Carlos/SP school district, with an average of 16 teachers. The theoretical-methodological approach of this thesis is structured as a study with a qualitative, interpretative, phenomenological-hermeneutic and multimethod approach. To observe the micro, where details of everyday life can be investigated, it becomes important to use event-oriented study. In locating the event through heuristics found in video and audio recordings, it is possible to interpret it through the phenomenologicalhermeneutics perspective. The results demonstrate that science teachers emotionally engage when questions of their daily lives rise to the debate, their emotions are not expressed as something simply individual but collective and are part of their experiences of past sociocultural interactions. Humor and anger brought forth the science teachers\' own experiences, which calls on the feeling of belonging to the group and places a sacred collective symbol. Therefore, it is concluded that for social engagement it is necessary to have the presence of sacred symbols, emotion sharing and the feeling of belonging to the group.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deJoão, Herbert Alexandre2022-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-25082022-145002/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-02T17:28:10Zoai:teses.usp.br:tde-25082022-145002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-02T17:28:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
Engagement in continuing teacher education: perspective of interaction rituals and emotions
title O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
spellingShingle O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
João, Herbert Alexandre
Continued education of science teachers
Emocional engagement
Emoções
Emotions
Engajamento emocional
Formação continuada de professores de ciências
Interaction rituals
Rituais de Interação
title_short O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
title_full O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
title_fullStr O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
title_full_unstemmed O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
title_sort O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
author João, Herbert Alexandre
author_facet João, Herbert Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv João, Herbert Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Continued education of science teachers
Emocional engagement
Emoções
Emotions
Engajamento emocional
Formação continuada de professores de ciências
Interaction rituals
Rituais de Interação
topic Continued education of science teachers
Emocional engagement
Emoções
Emotions
Engajamento emocional
Formação continuada de professores de ciências
Interaction rituals
Rituais de Interação
description Nesta pesquisa, busca-se entender quais seriam os elementos presentes na interação entre professores de ciências da natureza que propiciam o engajamento emocional em um curso de formação continuada. Engajamento colocado como emergindo de emoções geradas coletivamente, tendo implicações para a cognição e o comportamento. Desta forma, os referenciais teóricos adotados neste estudo se fundamentam na teoria sociológica das emoções e na tradição da microssociologia americana sobre os rituais de interação. Estes enquanto um mecanismo de emoção e atenção mutuamente focalizadas, que produz uma realidade momentaneamente compartilhada, que por meio disso gera solidariedade e símbolos de filiação a um grupo. Sendo as emoções tratadas como processos biológicos, cognitivos e culturais que abrangem estados fisiológicos de excitação. Compreende-se que nos momentos de formação de professores de ciências, a experiência emocional coletiva é complexa e mapear elementos presentes nestas interações que podem indicar engajamento emocional seriam instrumentos pertinentes para o planejamento de formações futuras. Desta forma, para conhecer melhor o arcabouço de pesquisas sobre a temática abordada nesta tese, realizou-se inicialmente um levantamento das publicações nacionais e internacionais e percebeu-se que existem poucas pesquisas que tratam sobre engajamento emocional na formação continuada de professores de ciências, mas que muito se tem discutido sobre a importância de rituais de interação de sucesso e emoções positivas para a aprendizagem de ciências. Os dados para a presente pesquisa foram obtidos de cinco encontros de formação continuada de professores de ciências que ocorreram na diretoria de ensino de São Carlos/SP, com uma média de 16 professores. O percurso teórico-metodológico desta tese se estrutura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretativa, fenomenológica-hermenêutica e multimétodos. Para observar o micro, onde os detalhes da vida cotidiana podem ser investigados, torna-se importante o uso da pesquisa orientada a eventos. Ao localizar o evento através de heurísticos em gravações de áudio e vídeo, é possível interpretá-lo na perspectiva da fenomenologia-hermenêutica. Os resultados demonstram que os professores de ciências se engajam emocionalmente quando surge ao debate questões próprias do seu cotidiano, suas emoções não são expressas apenas como algo individual, mas coletivo e fazem parte de suas experiências socioculturais de interações passadas. O humor e a raiva trouxeram à tona experiências próprias dos professores de ciências, algo que traz o sentimento de pertencimento ao grupo, que coloca um símbolo sagrado coletivo. Conclui-se, portanto, que para o engajamento emocional é necessário a presença de símbolos sagrados, o compartilhamento de emoções e o sentimento de pertencimento ao grupo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-25082022-145002/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-25082022-145002/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257338383171584