Proposta de arquitetura FANET com cooperação entre protocolos de comunicação e movimentação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucchi, Artur Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-22052023-085715/
Resumo: Drones, veículos aéreos não tripulados (VANTs), possuem diversas aplicações para empresas e governos. Eles podem ser usados para operações de busca e resgate, detecção e prevenção de desastres ambientais como incêndios, monitoramento de tráfico urbano ou de fronteiras entre países, entre outros. Tais aplicações são potencializadas ao aliar os VANTs às tecnologias de comunicação wireless como IEEE 802.11, popularmente conhecido como WiFi. Além de possibilitar a transferência de informações e de instruções do drone para uma estação central no solo, a comunicação wireless permite a conexão de drone para drone, princípio das redes FANET (Flying Ad Hoc Network). Essa conjuntura permite a criação de uma rede de múltiplos drones, o que pode otimizar as aplicações citadas, dado a multiplicação e a ampliação das tarefas pelos diversos drones. Nesse paradigma, em decorrência da movimentação dos drones, que geram constantes mudanças na topologia, surgem desafios como a dificuldade de definir assertivamente as rotas de transporte das informações na rede e como a limitação de alcance na comunicação do padrão IEE 802.11. Frente a essas dificuldades, esta dissertação propõe associar o movimento à comunicação, criando uma cooperação da mobilidade dos drones com o processo de comunicação. Além disso, será abordada, também, uma arquitetura de cooperação entre o movimento e a comunicação da rede, com o objetivo de amenizar o impacto que o alcance dos dispositivos de rede podem causar no sistema de múltiplos drones. Os resultados dessa cooperação são muito positivos, gerando uma rede com altíssima disponibilidade (baixíssimas taxas de perdas de pacotes) e com pequeno atraso e baixa variação de atraso de ponta a ponta.
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