Telessaúde: Ambiente Virtual de Aprendizagem em aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.25.2013.tde-05062013-152611
Resumo: Os profissionais que acompanham a saúde e desenvolvimento criança de forma sistemática nos primeiros aos de vida, são fundamentais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Este estudo teve por objetivo desenvolver e analisar um ambiente virtual de aprendizagem, na área de Fonoaudiologia, aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil para orientação dos médicos pediatras, com a utilização da Teleducação Interativa. A metodologia seguiu as seguintes fases de desenvolvimento: Análise e Planejamento, Modelagem, Implementação e Avaliação. Foi realizada uma ampla revisão de literatura sobre as etapas de desenvolvimento da linguagem, de forma cronológica, desde o nascimento até os 7 anos de idade, indicando as principais características e os marcos do desenvolvimento em cada fase, para confecção do material a ser implementado no ambiente virtual de aprendizagem em formato de blog. O material desenvolvido foi disponibilizado no endereço eletrônico http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com./. Este material foi avaliado do ponto de vista da qualidade técnica e do conteúdo por 63 fonoaudiólogos por meio de dois questionários, sendo o primeiro denominado de Emory adaptado e o segundo correspondendo à avaliação específica do conteúdo do blog elaborado pela pesquisadora. Os resultados demonstraram que o blog foi avaliado como Excelente quanto aos aspectos: conteúdo, precisão, autoria, atualizações, público, navegação, links externos e estrutura, bem como na avaliação específica do conteúdo. Outro ponto favorável foi o alcance do material, no período de setembro a dezembro de 2012 o blog Fonoaudiologia e Pediatria recebeu 5.046 visitas de diversos países, além do Brasil, demonstrando o uso frequente da internet para obtenção de informações na área da saúde. Portanto, um ambiente virtual de aprendizagem contendo informações sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem foi desenvolvido, a fim de orientar médicos pediatras englobando desde fases típicas a alterações, prevenção, fases do desenvolvimento e possíveis encaminhamentos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Telessaúde: Ambiente Virtual de Aprendizagem em aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil Virtual Learning Environment in language acquisition and development in children 2013-02-25Luciana Paula MaximinoSimone Aparecida Lopes HerreraTiciana Cristina de Freitas ZambonatoAline MartinsUniversidade de São PauloFonoaudiologiaUSPBR Child language Desenvolvimento da linguagem Educação a distância Educations distance Language development Linguagem infantil Pediatra Pediatrics Telemedicine Telessaúde Os profissionais que acompanham a saúde e desenvolvimento criança de forma sistemática nos primeiros aos de vida, são fundamentais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Este estudo teve por objetivo desenvolver e analisar um ambiente virtual de aprendizagem, na área de Fonoaudiologia, aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil para orientação dos médicos pediatras, com a utilização da Teleducação Interativa. A metodologia seguiu as seguintes fases de desenvolvimento: Análise e Planejamento, Modelagem, Implementação e Avaliação. Foi realizada uma ampla revisão de literatura sobre as etapas de desenvolvimento da linguagem, de forma cronológica, desde o nascimento até os 7 anos de idade, indicando as principais características e os marcos do desenvolvimento em cada fase, para confecção do material a ser implementado no ambiente virtual de aprendizagem em formato de blog. O material desenvolvido foi disponibilizado no endereço eletrônico http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com./. Este material foi avaliado do ponto de vista da qualidade técnica e do conteúdo por 63 fonoaudiólogos por meio de dois questionários, sendo o primeiro denominado de Emory adaptado e o segundo correspondendo à avaliação específica do conteúdo do blog elaborado pela pesquisadora. Os resultados demonstraram que o blog foi avaliado como Excelente quanto aos aspectos: conteúdo, precisão, autoria, atualizações, público, navegação, links externos e estrutura, bem como na avaliação específica do conteúdo. Outro ponto favorável foi o alcance do material, no período de setembro a dezembro de 2012 o blog Fonoaudiologia e Pediatria recebeu 5.046 visitas de diversos países, além do Brasil, demonstrando o uso frequente da internet para obtenção de informações na área da saúde. Portanto, um ambiente virtual de aprendizagem contendo informações sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem foi desenvolvido, a fim de orientar médicos pediatras englobando desde fases típicas a alterações, prevenção, fases do desenvolvimento e possíveis encaminhamentos. Professinals who accompanying the child health and development systematically in the early years of his life, are fundamental in process of language acquisition and development. The present study aimed to develop and analyze an electronic media material in the field of speech pathology focusing on childish development and acquisition language to guide pediatric doctors, using the Interactive Tele-education. The methodology follows the following stages of development: Planning and Analysis, Modelling, Implementation and Evaluation. Was performed wide a literature review about the stages of language development, chronologically, from birth until the age of 7, pointing out the main characteristics and developmental marks at each stage, for preparing the material to be implemented in the virtual learning environment in blog format. The material made is available on the electronic address http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com/. This material was evaluated in terms of technical quality and content by 63 speech therapists through two questionnaires, the first one is an adaptation of Emory and the second one corresponding to the specific evaluation of the blog content, prepared by the researcher. The results demonstrated that the blog has been rated as \"Excellent\" on the aspects: content, accuracy, authorship, updates, public, navigation, external links and structure, as well as in the specific content evaluation. Another favorable point was the scope of the material, from September to December 2012 the blog \"Speech Pathology and Pediatrics\" received 5.046 visits from several countries, besides the Brazil, demonstrating the frequent use of internet to obtain information on health. Thereby, a virtual learning environment, in blog format, containing information on the acquisition and development of language was developed to guide pediatric doctors from typical phases subject to changes, prevention, stages of development and possible referrals. https://doi.org/10.11606/D.25.2013.tde-05062013-152611info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:15:40Zoai:teses.usp.br:tde-05062013-152611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:09:53.851967Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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