Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-16102024-135154/ |
Resumo: | O estudo da performance do motor de indução com defeitos precisa do estabelecimento de modelos que possam simular seu comportamento, e mais ainda, através deles, simular diversas técnicas de diagnóstico sob diferentes condições de avarias. Para analisar os defeitos que ocorrem nos motores de indução são propostos dois modelos neste trabalho: o primeiro está baseado nas componentes simétricas, e é usado para analisar defeitos no estator; o segundo visa analisar defeitos na gaiola do rotor, e está baseado no modelo multienrolamento, caracterizado por adotar dois enrolamentos no estator (Sistema d-q) e N fases equivalentes ao número de barras, representativas da gaiola do rotor. Adicionalmente é proposta e verificada aobtenção deste último modelo, a partir do modelo com rotor trifásico, mediante simulações. Com o primeiro modelo são efetuadas demonstrações analíticas e obtidos padrões de referência das trajetórias das componentes de vetor de Park da corrente elétrica, estatórica (CCVP) para diversas condições de defeitos no estator. As equações daqui resultantes são usadas para determinar, através de simulações, as trajetórias padrões das CCVP, para os casos de interrupções nos enrolamentos ecurto-circuito entre espiras. Com o segundo modelo são obtidas simulações das variáveis corrente, torque e velocidade em função do tempo, para diversas condições de fissuras nas barras do rotor. As análises são efetuadas em regime permanente, por serem as condições que justificam o funcionamento normal do motor. Os resultados obtidos da simulação da corrente elétrica são usados para fazer um estudo teórico das grandezas das amplitudes espectrais e para simular as trajetórias das CCVP. Para complementar o trabalho, é apresentado um levantamento teórico sobre as técnicas que usam a corrente elétrica estatórica na análise dos defeitos mecânicos. |
id |
USP_fe9b668cb841d47a1028db56970a40b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16102024-135154 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes.Untitled in englishFailuresFalhasInduction motorMotor de induçãoO estudo da performance do motor de indução com defeitos precisa do estabelecimento de modelos que possam simular seu comportamento, e mais ainda, através deles, simular diversas técnicas de diagnóstico sob diferentes condições de avarias. Para analisar os defeitos que ocorrem nos motores de indução são propostos dois modelos neste trabalho: o primeiro está baseado nas componentes simétricas, e é usado para analisar defeitos no estator; o segundo visa analisar defeitos na gaiola do rotor, e está baseado no modelo multienrolamento, caracterizado por adotar dois enrolamentos no estator (Sistema d-q) e N fases equivalentes ao número de barras, representativas da gaiola do rotor. Adicionalmente é proposta e verificada aobtenção deste último modelo, a partir do modelo com rotor trifásico, mediante simulações. Com o primeiro modelo são efetuadas demonstrações analíticas e obtidos padrões de referência das trajetórias das componentes de vetor de Park da corrente elétrica, estatórica (CCVP) para diversas condições de defeitos no estator. As equações daqui resultantes são usadas para determinar, através de simulações, as trajetórias padrões das CCVP, para os casos de interrupções nos enrolamentos ecurto-circuito entre espiras. Com o segundo modelo são obtidas simulações das variáveis corrente, torque e velocidade em função do tempo, para diversas condições de fissuras nas barras do rotor. As análises são efetuadas em regime permanente, por serem as condições que justificam o funcionamento normal do motor. Os resultados obtidos da simulação da corrente elétrica são usados para fazer um estudo teórico das grandezas das amplitudes espectrais e para simular as trajetórias das CCVP. Para complementar o trabalho, é apresentado um levantamento teórico sobre as técnicas que usam a corrente elétrica estatórica na análise dos defeitos mecânicos.The performance study of motor induction faults needs the establishment of models that can simulate its behavior, and moreover, simulate various diagnosis techniques under different fault conditions through these models. In order to analyze the faults that occur in the induction motors, two models are proposed: the first is based on the symmetrical components, and it is used to analyze stator faults; the second is used for analyzing rotor cage faults, and it is based on the multi-winding model, characterized by adopting two windings on the stator (d-q system) and N phases equivalent to the number of bars, representing the rotor cage. Additionally, through simulation, the acquisition of this last model from the three phase rotor model is proposed and verified. With the first model, analytical demonstrations are performed with the purpose of evaluating the reference patterns of the route of the Park vector components (CCVP) of the statoric electric current for different fault conditions in the stator. The resulting equations are used to determine the CCVP standard routes for the cases of windings interruptions and short circuits between turns. With the second model, simulation of the current, torque and speed variables as function of time are evaluated for different fault rotor bar conditions. The analyses are performed in steady-state as it is the condition that justifies the normal operation of the motor. The results obtained from the electric current simulation are used in order to make a theoretical study of the spectral values and to simulate the CCVP routes. As a complement to this dissertation, it is presented a theoretical survey about the techniques that utilize the statoric electric current for the analysis of mechanical faults.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Cicero Couto deUrcia Misari, José Antonio 1997-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-16102024-135154/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-16T17:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-16102024-135154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-16T17:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. Untitled in english |
title |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. |
spellingShingle |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. Urcia Misari, José Antonio Failures Falhas Induction motor Motor de indução |
title_short |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. |
title_full |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. |
title_fullStr |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. |
title_full_unstemmed |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. |
title_sort |
Análise de defeitos no motor de indução trifásico para predição de falhas incipientes. |
author |
Urcia Misari, José Antonio |
author_facet |
Urcia Misari, José Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Cicero Couto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urcia Misari, José Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Failures Falhas Induction motor Motor de indução |
topic |
Failures Falhas Induction motor Motor de indução |
description |
O estudo da performance do motor de indução com defeitos precisa do estabelecimento de modelos que possam simular seu comportamento, e mais ainda, através deles, simular diversas técnicas de diagnóstico sob diferentes condições de avarias. Para analisar os defeitos que ocorrem nos motores de indução são propostos dois modelos neste trabalho: o primeiro está baseado nas componentes simétricas, e é usado para analisar defeitos no estator; o segundo visa analisar defeitos na gaiola do rotor, e está baseado no modelo multienrolamento, caracterizado por adotar dois enrolamentos no estator (Sistema d-q) e N fases equivalentes ao número de barras, representativas da gaiola do rotor. Adicionalmente é proposta e verificada aobtenção deste último modelo, a partir do modelo com rotor trifásico, mediante simulações. Com o primeiro modelo são efetuadas demonstrações analíticas e obtidos padrões de referência das trajetórias das componentes de vetor de Park da corrente elétrica, estatórica (CCVP) para diversas condições de defeitos no estator. As equações daqui resultantes são usadas para determinar, através de simulações, as trajetórias padrões das CCVP, para os casos de interrupções nos enrolamentos ecurto-circuito entre espiras. Com o segundo modelo são obtidas simulações das variáveis corrente, torque e velocidade em função do tempo, para diversas condições de fissuras nas barras do rotor. As análises são efetuadas em regime permanente, por serem as condições que justificam o funcionamento normal do motor. Os resultados obtidos da simulação da corrente elétrica são usados para fazer um estudo teórico das grandezas das amplitudes espectrais e para simular as trajetórias das CCVP. Para complementar o trabalho, é apresentado um levantamento teórico sobre as técnicas que usam a corrente elétrica estatórica na análise dos defeitos mecânicos. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-16102024-135154/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-16102024-135154/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256513520861184 |