Representações da maternidade no cinema brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Juliana Malacarne de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-24092019-161325/
Resumo: Objetivo: O cinema é um produto cultural constituído por discursos e significações e contribui para a formação de subjetividades. Esta pesquisa busca identificar em três longas-metragens nacionais contemporâneos o sistema de valores e ideias que orienta, situa e delimita as práticas maternas na sociedade brasileira e de que maneira os efeitos de sentido que constroem reforçam, transformam ou degradam a representação social materna. Métodos: Enquadramento teórico-metodológico interdisciplinar, que tem como base a Análise do Discurso oriunda da Escola Francesa, em diálogo com conceitos-chave da teoria da representação social, os estudos culturais e os estudos de gênero. Resultados: Com base nas análises, concluímos que a representação social da mãe brasileira contemporânea está ligada à ideologia da maternidade intensiva. Nos três filmes do corpus identificamos também contradiscursos que se contrapõem ao modelo vigente, o que aponta possível desgaste da representação social materna atual e o surgimento de mudanças e transformações relacionadas a ela no futuro.
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